Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
04/07/2021 às 12h25min - Atualizada em 03/07/2021 às 14h18min

Karl Heisenberg: O lorde traidor no Resident Evil Village

Letícia Mendes - Editado por Fernanda Simplicio
Distribuição: Capcom

O megalomaníaco Karl Heisenberg não faz questão de esconder sua genialidade por trás dos óculos escuros e charutos cubanos. Seu forte intelecto permite que o engenheiro desenvolva desde potentes ferramentas que podem ser usadas como armas e veículos de guerra, à abominantes monstros mecânicos. Todos esses são criados para um único propósito: derrotar a Mãe Miranda.  



 

O quarto e último lorde do Resident Evil Village não tem um passado diferente dos demais. Herdou a fábrica Heisenberg - que foi tirada de sua família há cem anos -, e cresceu sob as ordens da mulher que o sequestrou para experimentações. 

 

Assim como Dimitrescu, Benneviento e Moreau, o Lorde Heisenberg foi submetido à crueldade do Cadou, que também deixou sequelas irreversíveis em seu corpo. Apesar de não ter sofrido danos na aparência por ter uma afinidade bastante favorável com o parasita, Heisenberg apresenta habilidades magnéticas, órgãos elétricos semelhantes a Narke Japonica que se ligam ao seu sistema nervoso e o permitem manipular objetos de metal. 

 

Heisenberg também tornou-se detentor de uma força sobre-humana, que pode ser percebida por sua destreza ao destruir pedras com seu martelo aparentemente pesado para ser empunhado por um humano comum.

 


Além disso, o Cadou alterou o organismo de Heisenberg de tal forma que quando ameaçado, se converte à figura de uma grande besta mecânica de vísceras e ferramentas que se movimenta com fúria e rapidez para alcançar a vítima. 
 

Apesar das semelhanças de dor e sofrimento com os outros três lordes, Heisenberg detém uma característica que o diferencia drasticamente dos “irmãos”: O desejo secreto de destruir a Mãe Miranda. O lorde é o único que compreende a escravidão a qual foi submetido ao longo da vida, ciente de que a Mãe, apesar de chamá-los de “filhos”, apenas os veem como meras cobaias. 
 

Para colocar em prática seu plano de vingança, o lorde ironicamente também realiza experimentos com humanos e o Cadou, criando aberrações mecânicas para reunir um exército que possa se rebelar contra a poderosa líder do vilarejo. 
 

A inteligência, arrogância e habilidades do temido vilão foram colocadas em prática graças a referências clássicas da literatura e audiovisual. Uma das premissas de “Frankenstein (1818)”, romance gótico de Mary Shelley, é um cientista que realiza experimentos com seres humanos que frequentemente saem do controle e os transforma em criaturas incontroláveis. Esse contexto se assemelha à história de Heisenberg. Além disso, segundo o site Pixel Nerd, seu visual de estilo está ligado diretamente tanto ao caçador de vampiros mais famoso do cinema, Van Helsing (2005), quanto ao filme do vampiro mais aclamado nas telonas, “Drácula (1992)”.



 

Karl Heisenberg, é sem dúvidas o lorde mais poderoso do jogo, por sua mutação estável que o permite controlar os próprios poderes. A jogabilidade com o personagem é extremamente interessante, visto que nos momentos em que aparece, tenta desesperadamente conseguir o apoio do protagonista Ethan Winters a apoiá-lo na luta contra a Mãe Miranda. Os momentos em sua fábrica são angustiantes, visto que os monstros desenvolvidos pelo lorde são difíceis de serem derrotados, o que ajuda a criar uma atmosfera claustrofóbica que merece ser apreciada pelo jogador. 



 

REFERÊNCIAS

 

2k. Resident Evil 8 Village - HEISENBERG (Todas as Cenas) - DUBLADO PORTUGUES PT-BR. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=RsdO1YC94fU&ab_channel=2K. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

JAIOUSY, Ruba. Resident Evil 8 (Village) - All Heisenberg Cutscenes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Aym4TtRXLUc&ab_channel=RubaJaiousy. Acesso em: 03 de julho de 2021.

 

MENDES, Letícia. Lady Dimitrescu: Conheça a história da vilã vampiresca do Resident Evil Village. Lab Dicas Jornalismo,  06 de jun. de 2021. Disponível em: https://labdicasjornalismo.com/noticia/7696/lady-dimitrescu-conheca-a-historia-da-vila-vampiresca-do-resident-evil-village. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

MENDES, Letícia. Donna Beneviento: Quem é a triste dama de preto do Resident Evil Village?,  13 de jun. de 2021. Disponível em: https://labdicasjornalismo.com/noticia/7820/donna-beneviento-quem-e-a-triste-dama-de-preto-do-resident-evil-village. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

MENDES, Letícia.Salvatore Moreau: Tudo sobre a criatura do lago de Resident Evil Village. Lab Dicas Jornalismo,  27 de jun. de 2021. Disponível em: https://labdicasjornalismo.com/noticia/8064/salvatore-moreau-tudo-sobre-a-criatura-do-lago-de-resident-evil-village. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

O Meu Canal de Games. Quem é HEISENBERG? Sua História EXPLICADA [Resident Evil Village]. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=pXfD2__rlEQ&ab_channel=OMeuCanaldeGames. Acesso em: 29 de jun de 2021.

 

Resident Evil Village: inspirações e homenagens do game ao terror. Voxel. Disponível em: https://www.tecmundo.com.br/voxel/217345-resident-evil-village-inspiracoes-homenagens-game-terror.htm. Acesso em: 29 de jun de 2021.

 

Tudo sobre os vilões de Resident Evil Village. Pixel Nerd. Disponível em: https://pixelnerd.net.br/tudo-sobre-os-viloes-de-resident-evil-village/. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

VGS - Video Game Sophistry. The Story of Heisenberg EXPLAINED! All Hidden Lore + All Scenes - Resident Evil Village. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UIJT5iv5_2I&ab_channel=VGS-VideoGameSophistry. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

WIKI. Ethan Winters. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/wiki/Ethan_Winters. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

WIKI. Karl Heisenberg. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/wiki/Karl_Heisenberg. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 

WIKI. Mãe Miranda. Disponível em: https://residentevil.fandom.com/pt-br/wiki/M%C3%A3e_Miranda. Acesso em:  03 de jul de 2021.

 

WIKIPEDIA. Japanese sleeper ray. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_sleeper_ray. Acesso em: 03 de jun de 2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UIJT5iv5_2I&ab_channel=VGS-VideoGameSophistry. Acesso em: 03 de jul de 2021.

 
 
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »