Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/07/2021 às 10h54min - Atualizada em 16/07/2021 às 10h52min

Ataques ransomware aumentam no Brasil em 2021

Ataques por meio de ransoware sequestra dados de empresas causando prejuízos e transtornos

Valeska de Melo - Editado por Manoel Paulo
Pixabay

A pesquisa realizada pela divisão de Inteligência em Ameaças da Check Point Software Technologies(CPR) revela, no início deste ano, um aumento de 92% de ataques ransomware no Brasil.

 

Segundo os dados da Check Point Software, o número médio de ransomware no País por semana aumentou cerca de 6 % nos últimos dois meses e 102 % nos últimos 12 meses.

 

"O negócio de ransomware está em plena expansão. Estamos vendo um aumento global de ransomware em todas as principais geografias, especialmente nos últimos dois meses”, afirma Lotem Finkelsteen, head de inteligência de Ameaças da Check Point Security.

 

Esse tipo de ataque compromete o funcionamento de empresas dos mais variados setores, pois os computadores são sequestrados e seus dados ficam inacessíveis e somente com pagamento de um resgate, normalmente por meio de bitcoin, para conseguir ter as informações de volta.

 

Tomar algumas precauções é necessário como manter backups robustos e seguros dos dados, adotar soluções anti ransomware especializadas capazes de proteger contra ataques direcionados, entre outras ações para que empresas se previnam contra o sequestro de dados.

 

O primeiro ataque ransomware foi criado em 1989 por Joseph L. Popp, um biólogo evolucionário com PhD em Harvard. Em 2011, foi registrado o grande aumento deste malware em vários países.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »