Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/08/2021 às 15h03min - Atualizada em 02/08/2021 às 14h35min

Museu da Língua Portuguesa reabre quase seis anos após incêndio

Reconhecido pelo governo português com a Ordem de Camões, o espaço reinaugurou no último sábado com uma cerimônia restrita a convidados

Kethilyn Mieza - revisado por Jonathan Rosa
Museu da Língua Portuguesa. (Foto: Reprodução / Agência Brasil)

No último sábado, 31 de julho, ocorreu a cerimônia de reinauguração do Museu da Língua Portuguesa, um monumento histórico da cidade de São Paulo, localizado na Praça da Luz. O museu é um dos primeiros espaços totalmente dedicados a um idioma, e estava fechado para visitas desde 2015, quando sofreu um incêndio que destruiu boa parte da estrutura do prédio.

Cerca de 260 milhões de pessoas são falantes da língua portuguesa em todo o mundo, e a capital paulista é uma das cidades que concentra a maior quantidade. No sábado a visita foi reservada somente para os convidados do evento de reabertura, na cerimônia estavam presentes representantes de países que falam o idioma, como os presidentes de Cabo Verde e Portugal e o ministro de Cultura de Angola.


Na celebração, o Hino Nacional Brasileiro e o Hino de Portugal foram interpretados pela cantora Fafá de Belém. O museu recebeu do governo português a Ordem de Camões, um documento concedido a pessoas e instituições que prestam serviços relevantes à língua portuguesa.


Também estavam presentes o prefeito da cidade de São Paulo Ricardo Nunes (MDB) e o governador do estado João Doria, além dos ex-presidentes da república Michel Temer (MDB) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que também discursaram no evento. Apesar disso, não havia nenhum representante do governo federal presente durante a cerimônia.

Exposição principal do Museu da Língua Portuguesa. (Foto: Ana Mello / Fototeca Museu da Língua Portuguesa)

Entre as principais atrações que os visitantes podem encontram no museu estão: a instalação "Palavras Cruzadas", que apresenta as línguas que inspiraram o português no Brasil, a experiência audiovisual "Falares", sobre a língua expressada por meio das falas do Brasil e a instalação "Nós da Língua", que visa mapear a língua portuguesa no mundo.

 

Devido às restrições impostas em decorrência da pandemia, as visitas ao museu serão restritas a grupos de 40 pessoas a cada 45 minutos e o uso de máscaras é obrigatório. Aos sábados a visitação acontece de forma gratuita, já nos outros dias os ingressos custam 20,00 reais (inteira) e 10,00 (meia), e podem ser adquiridos através do site na internet, com dia e horário agendados. Para evitar o toque das mãos nas telas interativas, os visitantes receberão um chaveiro touch screen. 


A reconstrução do Museu da Língua Portuguesa foi uma realização fundamentada pelo Ministério do Turismo e pelo Governo do Estado de São Paulo, é concebida e implantada pela Fundação Roberto Marinho. A reforma também recebeu o apoio de instituições como Grupo Itaú Unibanco por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »