Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/06/2019 às 12h22min - Atualizada em 13/06/2019 às 12h22min

Motivados para surpreender, Venezuela estreia na Copa América diante do Peru

Vinotinto vem de bons resultados e encara peruanos em longo trabalho de Ricardo Gareca; duelo acontece em Porto Alegre/RS

Izabela Avelar - Editado por Taynã Melo
Foto: Divulgação/Conmebol
Na tarde deste sábado (15), Venezuela e Peru estreiam na Copa América 2019. As seleções entram em campo pelo Grupo A, que ainda conta com Brasil e Bolívia. O duelo está marcado para acontecer às 16h (horário de Brasília) e terá como palco a Arena do Grêmio, em Porto Alegre. Este ano de 2019 será a 46ª edição do torneio, os venezuelanos chegam para sua 18ª participação e buscam o título inédito, já os peruanos estão em sua 32ª copa e tentam vencer novamente, após as distantes conquistas de 1939 e 1975.

Venezuela x Peru

La Vinotinto, 29ª colocada no ranking FIFA, vive, dentro das quatro linhas, uma realidade diferente da vivenciada atualmente em seu território. A seleção do técnico Rafael Dudamel, perdeu apenas um dos oitos jogos oficiais que fez, 3 x 1 para o México em 5 de junho. Fora o revés, a equipe soma quatro vitórias e três empates. Com destaque para a vitória de 3 x 1 sobre a Argentina no dia 22 de março e o triunfo sobre o Estados Unidos, no último dia 9, de 3 x 0.

A melhor posição alcançada pela Venezuela no histórico do torneio foi o 4° lugar na edição de 2011, na Argentina. Para a disputa da taça inédita no Brasil, Dudamel convocou cinco atletas que participaram da conquista do vice campeonato mundial sub-20 em 2017, são eles: Wuilker Faríñez, Yangel Herrera, Ronald Hernández, Yeferson Soteldo e Joel Graterol. O capitão do time é Tomás Rincón que atua pelo Torino, da Itália.  
 
Provável escalação: Rafael Romo; R. Rosales, M. Villanueva, Osorio e Hernández; Herrera e J. Moreno; Machís, Rincón e Murillo; Rondón. Técnico: Rafael Dudamel.
 
O time vermelho e branco tem obtido bons resultados nos últimos anos. A realização mais recente foi a classificação para a Copa do Mundo de 2018, algo que não acontecia há 36 anos. Em sua participação na edição do torneio sulamericano de 2015 alcançou o 3° lugar. Em sua preparação para a Copa América deste ano, o grupo liderado por Ricardo Gareca venceu apenas dois dos cinco amistosos realizados. Os dois triunfos peruanos foram diante do Paraguai e Costa Rica, ambos pelo mesmo placar de 1 x 0. O mais recente encontro ocorreu no dia 9 de julho, onde seleção saiu derrotada por 3 x 0 para a Colombia.
 
Em busca do tricampeonato, o Peru concentra sua força ofensiva nos atacantes Paolo Guerrero e Christian Cueva, que atualmente atuam no Internacional e Santos, respectivamente. A equipe inca passou da fase de grupos em cada uma das últimas oito participações na Copa América.

Provável escalação: Gallese; Luis Advíncula, M. Araujo, L. Abram e M. Truco; R. Tápia e C. Gonzalés; A. Carrillo, Cueva e É. Flores; R. Ruidíaz. Técnico:Ricardo Gareca.

Histórico de confrontos
 
No retrospecto dos últimos cinco jogos realizados entre as equipes, a seleção peruana leva a vantagem com duas vitórias contra uma venezuelana e ocorreram dois empates. O último confronto pela eliminatórias da Copa do Mundo, em 2017, terminou em 2 x 2.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »