Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/10/2021 às 16h18min - Atualizada em 11/10/2021 às 11h04min

8 de Outubro Dia do Nordestino

Entenda os motivos da escolha dessa data e o que acontece no Brasil durante esse dia

Wagner Silva - Revisado por Márcia Nascimento
Arte criada em comemoração ao Dia do Nordestino (Fonte: Calendarr Foto: Divulgação).

Na última sexta-feira, dia 8 de Outubro, foi comemorado o Dia do Nordestino. Esse dia vem sendo celebrado há 12 anos. E você sabe o motivo da escolha desta data?

Tudo aconteceu no ano de 2009 quando a Câmara Municipal de São Paulo decidiu criar uma lei que pudesse homenagear o poeta Catulo da Paixão Cearense e o cantor e compositor cearense, Patativa do Assaré. Lei essa que ficou registrada pelo número 14.952.

Acontece que esta lei além de homenagear o poeta e o cantor e compositor, acabou abrangendo todos os nordestinos e o dia oito foi escolhido devido o dia do nascimento do poeta. Diante disso, a data ficou muito marcada e sendo sempre lembrada por todas as instituições públicas, privadas, pela população e pelos artistas brasileiros.


Dez anos se passaram da criação da lei e a Câmara Municipal de São Paulo decidiu revoga-la. Passando a ser de número 17.145. Com isso, o Dia do Nordestino oficialmente registrado, é o dia 2 de Agosto. Essa alteração foi feita para homenagear o ‘Rei do Baião’, Luiz Gonzaga. O motivo da escolha dessa data é que nesse dia no ano de 1989 foi marcado pelo falecimento do pernambucano.

Mesmo com a alteração da data perante a lei, o dia 8 de Outubro já estava popularizado por todo o Brasil como o Dia do Nordestino e deste então, as comemorações seguem sendo realizadas nesta data.

Você deve estar se perguntando, quem foi o poeta Catulo da Paixão Cearense para receber esta solene homenagem?


Nascido no Maranhão no ano de 1863, Catulo foi um poeta, teatrólogo, músico, e compositor brasileiro. Considerado como um dos maiores compositores da história da canção popular brasileira e conhecido como o “Poeta do Sertão”.

Uma das canções marcantes da história de Catulo foi “Luar do Sertão”, cantada por Luiz Gonzaga, Chitãozinho & Xoróró, entre outros grandes cantores nacionais.
 


COMEMORAÇÕES DO DIA DO NORDESTINO PELO BRASIL

Durante a semana de comemoração do Dia do Nordestino são realizadas várias manifestações culturais por todos os estados do Nordeste e também em outros estados do Brasil onde a cultura nordestina é muito marcante com sua CTN (Centro de Tradição Nordestina) onde são apresentados as danças típicas do nordeste (Frevo, Forró, Xaxado, Bumba meu boi, Torém, dentre outras), além de muita comida nordestina (Cuscuz, Baião de dois, Acarajé, Tapioca, Vatapá, Moqueca, Buchada de Bode e muitas outras).


Assim é comemorada uma data tão importante para um povo batalhador e guerreiro que ajudou e ajuda a construir a história do Brasil de uma forma ímpar. Que mesmo nos tempos atuais sofrendo algumas vezes ataques preconceituosos (xenofobia), não baixa a cabeça e segue firme com respeito, honra e alegria.

Abaixo uma playlist de músicas nordestina para apreciar e se conectar um pouco mais com a cultura da região.

Playlist Nordeste Raiz (Reprodução: Spotify)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »