Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
01/11/2021 às 19h07min - Atualizada em 01/11/2021 às 18h44min

Do TikTok para as maiores paradas musicais: o fenômeno Doja Cat

A cantora e rapper de 26 anos teve sua ascensão na plataforma de vídeos

Nataly Lopes - Revisado por Márcia Nascimento
Popline
Imagem promocional do álbum Planet Her de Doja Cat. (Foto/Divulgação: Doja Cat/Instagram)

A pandemia da Covid-19 atingiu o mundo todo em 2020. Bilhões de pessoas se viram obrigadas a ficarem em suas casas sem saber quando poderiam voltar “ao normal”. Shows, passeios ao ar livre, cinema, museus, teatros, festivais, e uma classe inteira de artistas, produtores de evento e de pessoas desse meio ficaram impossibilitados de trabalhar por um longo período de tempo.

As redes sociais ao lado das plataformas de streaming foram o espaço ideal para o entretenimento durante este momento difícil. Algo que ganhou destaque durante a pandemia foi a criação e reprodução de vídeos curtos em plataformas como o TikTok, o Kwai e o Reels do Instagram. Os vídeos iam desde desafios de coreografias virais (conhecidos como challenges), edits de fãs até vídeos humorísticos.

Um dos grandes sucessos no TikTok é a cantora e rapper Doja Cat. A artista de 26 anos viralizou na plataforma com a música Say So, em 2020. Desde então, a estadunidense vem quebrando recordes e lançando canções que se tornam grandes hits nos aplicativos de entretenimento.

Clipe de Say So. (Divulgação: Doja Cat - YouTube)

Quem é Doja Cat?

Amalaratna Zandile Dlamini, mais conhecida pelo seu nome artístico Doja Cat, é uma artista norte-americana e filha de pai africano. A cantora iniciou a carreira musical na internet, em 2013. O primeiro single So High foi lançado na plataforma de músicas gratuitas SoundCloud de maneira independente. A gravadora RCA Records se interessou no potencial da artista e fechou contrato, estrelando o primeiro EP com o nome de Purrr!

O primeiro álbum de estúdio foi Amala, lançado em 2018, e que conseguiu entrar na parada norte-americana de discos Billboard 200.  No entanto, no ano seguinte, foi com o segundo álbum Hot Pink que o sucesso global aconteceu.

Álbum Hot Pink de Doja Cat. (Reprodução: Spotify)

A música Say So veio em ótima hora. Em 2020, a era Disco começou a dominar o pop, como Blinding Lights do The Weeknd, Dynamite do BTS e o álbum Future Nostalgia de Dua Lipa. Foi no TikTok que a música começou a ganhar destaque depois de ter sido lançada como single em janeiro do ano passado. O clipe da faixa só saiu em 27 de fevereiro, quando a coreografia já tinha viralizado no aplicativo de vídeos. Com o remix que contou com a rapper Nicki Minaj, a canção chegou ao primeiro lugar da principal parada musical do mundo, a Billboard Hot 100, em 11 de maio.

@charlidamelio @yodelinghaley Say So - Doja Cat

Vídeo da coreografia de Say So. (Reprodução: @yodelinghaley)

Fã de Doja desde a música Go To Town, Pedro Henrique (24), reconhece a influência do TikTok sobre a artista: “O impacto da Doja Cat no TikTok foi de grande forma perceptível pra mim quando seu maior hit viralizou na plataforma, “Say So”. O impacto foi tão relevante que Doja Cat usou a coreografia que tinha viralizado no clipe de “Say So” e ficou incrível”.

Say So não foi a única a viralizar na plataforma. Meses depois, surgiu um novo challenge, desta vez com a música Streets. A canção só se tornou single e teve um clipe gravado após o sucesso da coreografia que levava o nome de Silhouette.

Vídeo do challenge de Streets. (Reprodução: @finessah92)

Woman, Need To Know e Kiss Me More foram outras músicas que ganharam sucesso no TikTok e fazem parte do terceiro álbum de estúdio Planet Her. Doja Cat se tornou a segunda mulher a possuir três faixas no Top 10 das rádios americanas, sendo elas You Right com The Weeknd, Need To Know e Kiss Me More em parceria com SZA.

@anygabriellyofficial A tão pedida dancinha de woman #dojacat #woman #dance #fy dc: @Tracy Joseph Woman - Doja Cat

Vídeo do challenge de Woman. (Reprodução: @anygabriellyofficial)

Para o fã Pedro Henrique, talento é a palavra que define a artista de 26 anos. "Ela é extremamente um fenômeno no palco e suas músicas mesmo que não sejam singles chamam muita atenção pela autenticidade das mesmas, e pode até acabar influenciando o artista e os empresários na escolha dos singles, como aconteceu com Streets, pode também acontecer com Woman”, enfatiza. 

TikTok e paradas musicais: como fazer uma música se tornar um hit?

Em setembro de 2021, o TikTok anunciou que atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos com pelo menos uma visita mensal. A força dessa plataforma é tão gigantesca que muitas músicas que viralizam no app chegam ao topo do Spotify e dos charts da Billboard.

Outras canções que atingiram tal feito foram Savage da rapper estadunidense Megan Thee Stalion, Beggin da banda italiana Maneskin e Tipo Gin do MC Kevin O Chris.

Vídeo da coreografia de Tipo Gin. (Reprodução: @ruivinhademarte)

O Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM/UFPE) e Pesquisador vinculado ao Laboratório de Análise da Música e Audiovisual (LAMA/UFPE), Victor Pires, explica que esse fenômeno possui uma articulação com a contemporaneidade para dar certo: “Acho que existe uma escuta musical articulada com uma corporeidade que é muito traço desses tempos que estamos vivendo. É perceber como parte do significado dessas plataformas e dos desafios passa por uma escuta “coreografada” ou “performática” num tempo marcado pelo profundo compartilhamento. Acho muito interessante como às plataformas conseguem ressignificar práticas que, de certa maneira, já fazem parte dos modos como ouvimos, dançamos e compartilhamos música”.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »