18/06/2019 às 19h40min - Atualizada em 18/06/2019 às 19h40min

Sam Kerr faz quatro gols na Jamaica e classifica Austrália para as oitavas da Copa

Havana Soulan marca o primeiro gol da história das caribenhas em mundiais; australianas avançam em segundo lugar e enfrentarão a Noruega na próxima fase

Lucas Neves - Editado por Paulo Octávio
Foto: Divulgação/FIFA
O Stade des Alpes foi palco de fortes emoções para ambas seleções nesta terça-feira (18). A Austrália avança para as oitavas de final  após derrotar as jamaicanas por 4 x 1. A craque Sam Kerr brilhou e foi a autora dos quatro gols marcados pelas Matildas, que passaram com a segunda posição do Grupo C.  a jogadora Havana Solaun fez história: foi dela o primeiro gol de sua seleção em Copas do Mundo.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira parte do jogo foi bastante movimentada. A atacante jamaicana Khadija Shaw se destacou, mas as caribenhas acabaram tendo poucas oportunidades. As defesas da goleira das Reggae Girlz, Nicole McClure, também merecem destaque e impediram uma vantagem maior das australianas no jogo.

As australianas ficaram com 72% da posse de bola na primeira parte do jogo e aproveitaram para construir uma boa vantagem. Aos 11 minutos, Emile Gielnik levantou a bola na área, e Sam Kerr deu uma cabeçada perfeita para abrir o placar. Logo em seguida, aos 16, Emily van Egmond cruzou de longe para a área, a bola explodiu no travessão e assustou a goleira da Jamaica, que espalmou e afastou o pergo.

Aos 25, mais um susto. Kerr recebeu no centro da área e cabeceou, mas a goleira McClure estava atenta e mandou a bola para escanteio. Katrina Gorry fez um belo lançamento e Kerr, de cabeça, marcou mais uma vez para a seleção da Oceania, aos 42 minutos. 

SEGUNDO TEMPO

A última parte do jogo começou com alteração. A meio-campista jamaicana Tiffany Cameron saiu para que Havana Solaun pudesse seguir até o final. Parece que a estratégia funcionou. Aos quatro, com lançamento da craque Shaw na entrada da área, Soulan desvia da marcação, dribla a goleira e manda a bola cruzada para o fundo das redes. Gol aplaudido por Gianni Infantino, presidente da Fifa, que estava no estádio. Soulan entrou para história da seleção caribenha como a autora do primeiro gol da equipe em Copas do Mundo e apertou o placar. Jamaica 1 x 2 Austrália.

Aos sete minutos, outro susto da Jamaica. Cheyna Matthews finalizou com um chute cruzado, mas a goleira Lydia Williams salvou. Aos 24, Hayley Raso levantou na entrada da área e Kerr, com facilidade, marcou pela terceira vez na partida a favor das Matildas. Por fim, aos 38, ela veio, mais uma vez para fechar com chave de ouro. A atacante aproveitou o erro da saída de bola da goleira caribenha para marcar o quarto. Assim, Austrália segue para as oitavas depois de um jogo que vai entrar para a história do futebol.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

A Jamaica se despede da França em grade estilo. Enquanto as australianas seguem para o jogo contra a Noruega, vice-líder do Grupo A, no sábado (22), às 16h (Horário de Brasília), no Estádio Allianz Riviera, em Nice, e vão definir quem vai avançar para as quartas de final.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »