Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/02/2022 às 14h02min - Atualizada em 23/02/2022 às 14h00min

Conheça 6 pontos turísticos das favelas do Rio de janeiro

Raquel Vieira - Editada por Victória Silva
Foto: Reprodução Google

Muitos que moram nos asfaltos vêem as favelas citadas nos noticiários sob um olhar de violência, porém as comunidades possuem muito mais. Há vidas, histórias e culturas que são subestimadas, mas que tem muito a oferecer. Que tal sair dos asfaltos para os morros e conhecer um pouco das favelas do Rio de Janeiro?


O Mirante Dona Marta

Comunidade encontrada no bairro de Botafogo, Santa Marta foi em 1996 palco para o clipe "They don't care about us" de Michael Jackson. Na "Laje do Michael Jackson" possui uma escultura do artista feita pela cartunista Ique e um mosaico por Romero Britto. Mas as atrações vão além do rei do pop, a comunidade proporciona a beleza de casas coloridas, mirantes e artesanato. O mirante Dona Marta, onde os visitantes podem optar por subir de elevador, carro ou a pé para os amantes de trilha, é possível observar o Pão de açúcar, o Cristo, o Maracanã, a Baía de Guanabara e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Parque Sitiê

O Parque Sitiê, que se encontra no Vidigal, foi criado por moradores após o incômodo da lixarada que havia no local. Do mau cheiro ao parque ecológico, o ambiente atrai moradores à um passatempo e turistas a conhecer um espaço maravilhoso. O local, que é um exemplo para a sociedade, possui a entrada para a trilha Caminho do Céu, onde todos podem desfrutar a vista da Cidade Maravilhosa do pico do Morro Dois Irmãos. 

O Mirante da Rocinha

Olha que coisa mais linda, mais cheia de cultura. É uma bela cidade que vem e abraça. Na doce cultura que você verá. O incrível Mirante da Rocinha, localizado na favela da Rocinha, pode se observar vários bairros da Zona Sul, além de também apresentar a vista do Pão de Açúcar, Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas. Os turistas também podem aproveitar a gastronomia do local e a feira de artesanato. 

Morro dos prazeres

No topo do Morro dos Prazeres, no bairro Santa Tereza, pode ser visto o Pão de Açúcar, o Aterro do Flamengo e a Torre da Central do Brasil. Além disso, há um Centro cultural na entrada da favela para crianças, adolescentes e jovens chamado Casarão. A comunidade também proporciona o Mirante da Praça Doce Mel e do Campão, que esbanja vida e beleza. 

Trilha do Morro dos Cabritos

 

Pouco conhecida, porém belíssima. No pico da trilha do Morro dos Cabritos, localizada no Parque Municipal da Catacumba, se vê o Leme, Copacabana, Botafogo, Urca, Pão de Açúcar e a cidade vizinha, Niterói. Do lado oposto há a vista da Lagoa Rodrigo de Freitas, Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Gávea, Morro Dois Irmãos, Floresta da Tijuca e Ilhas Cagarras.

Museu a Céu aberto 

 

Considerada a primeira favela por diversos estudiosos, o Morro da Providência proporciona um museu a fim de apresentar a história da comunidade. Em 2005, o projeto foi idealizado para o conhecimento da história e cultura local, que possui um roteiro de visitação que apresenta vários pontos importantes do morro. 

   
Referências

"O Mirante". Mirante Rocinha. Disponível em: http://www.miranterocinha.com.br/o-mirante/ Acesso em: 21/02/2022.

"5 comunidades para visitarnos Rio de janeiro". Bamboo Rio, 2021. Disponível em: https://bamboorio.com.br/2021/01/11/5-comunidades-pra-visitar-no-rio-de-janeiro/ Acesso em: 21/02/2022.

"Trilha do Morro dos Cabritos." Rio natural. Disponível em: https://www.rionatural.com.br/pt-br/tours/trilha-morro-dos-cabritos/. Acesso em: 21/02/2022.

 "Morro do Vigigal" Dicas de viagem. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.dicasdeviagem.com/morro-do-vidigal/amp/ Acesso em: 21/02/2022.

"Museu aberto do Morro da providência completa 11 anos" Jornal o cidadão,2016. Disponível em: https://jornalocidadao.net/museu-aberto-do-morro-da-providencia-completa-11-anos/. Acesso: 21/02/2022.

"Parque e instituto Sitiê - Rio de janeiro." Tripadvisor. Disponível em: https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g303506-d8469849-Reviews-Parque_e_Instituto_Sitie-Rio_de_Janeiro_State_of_Rio_de_Janeiro.html. Acesso: 21/01/2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »