Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
25/04/2022 às 19h08min - Atualizada em 25/04/2022 às 18h00min

Queendom: Saiba como funciona o survival show sul-coreano

Progama da Mnet chega na segunda temporada com novos concorrentes e mais performances

Vinicius Lima Vieira - Revisado por Flavia Sousa
Hyolyn apresenta 'So What' no segundo round da competição. (Foto: Mnet/Naver).

Em 2019, a Mnet (acrônimo de Music Network), um dos maiores canais televisivos da Coreia do Sul, lançou o reality show “Queendom”, que chegou com a proposta de fazer artistas relativamente populares competirem entre si pelo primeiro lugar: o trono. Os ganhadores seriam premiados com um show especial transmitido para milhões de pessoas.

 

A primeira temporada contou com a participação dos grupos femininos Oh My Girl, Lovelyz, AOA (sigla para Ace of Angels), (G)I-dle e Mamamoo - vencedor da edição. A ex-integrante do quarteto 2NE1, Park Bom, participou individualmente após voltar à indústria com seu primeiro álbum solo.

 

O elenco da segunda temporada consiste dos grupos Loona, Brave Girls, WJSN (sigla para o nome do grupo em coreano), Kep1er e Viviz (um trio formado por três ex-integrantes do grupo Gfriend), além da solista Hyolyn, ex-integrante do quarteto Sistar. Hoje, o Lab te mostra como está elaborada uma das competições de maior audiência da TV sul-coreana.

 


Canção representativa


Hyolyn, ex-integrante do Sistar, apresentando 'Touch My Body' - um dos maiores sucessos do grupo. (Foto: Mnet/Twitter).

Hyolyn, ex-integrante do Sistar, apresentando 'Touch My Body' - um dos maiores sucessos do grupo. (Foto: Mnet/Twitter).



Assim como em outros survival shows, como a antiga franquia Produce, que acabou devido um escândalo de fraude de votos e lavagem de dinheiro, o programa se divide em missões que testam a capacidade de cada ato de apresentar uma performance única, divertida e memorável.

 

Na primeira missão, ou primeiro round, cada time deve apresentar uma nova versão de uma “signature song” (canção de assinatura, em português), isto é, uma releitura de sua música mais popular. O Viviz escolheu Time for the Moon Night e Rough - duas canções do Gfriend - e Hyolyn apresentou Touch My Body, do Sistar.

 

Viviz apresentando 'Time for the Moon Night' e 'Rough'. (Reprodução: Mnet/Youtube).


 

Fazer um cover

 

O grupo Loona apresentando sua releitura de 'Shake It', do Sistar, como um musical. (Foto: Mnet/Naver).

O grupo Loona apresentando sua releitura de 'Shake It', do Sistar, como um musical. (Foto: Mnet/Naver).



Na segunda missão, cada time deve elaborar uma releitura de uma música do time rival. Uma equipe escolhe outra para apresentar uma nova versão, deste modo, quem foi escolhido deve dar cara nova à música de quem o escolheu.

 

Nesta etapa, o Viviz escolheu o WJSN. O trio apresentou Unnatural, enquanto o grupo rival performou Navillera, uma das canções de maior sucesso do Gfriend. As versões de So What, de Hyolyn, e Shake It, do Loona, foram as que mais se destacaram, ficando em primeiro e segundo lugar respectivamente.

 

O quarteto Brave Girls apresenta 'Mvsk', do grupo Kep1er. (Reprodução: Mnet/Youtube)


 

Unit Round

 

Bom e Hyojung (Oh My Girl) cantam 'Scarecrow', de Lee Hi. (Reprodução: Mnet/Youtube).


Aqui, cada time deve escolher um dançarino e vocalista de seu grupo para poderem formar uma unidade. Apesar de formarem pares ou grupos com integrantes de grupos rivais, cada participante representa sua própria equipe.

 

Na primeira temporada do programa, Bom e Hyojung (Oh My Girl) cantaram ‘Scarecrow’, de Lee Hi. Já a unidade de performance, composta por Yein (Lovelyz), Soojin (à época integrante do (G)I-dle), Chanmi (AOA), Yooa (Oh My Girl), Moonbyul (Mamamoo) e Eunji (Brave Girls) que representou Park Bom, apresentaram ‘Power’, do Little Mix.

 

Fan-dora’s Box (ou Caixa de Fã-dora)

 

O grupo Oh My Girl apresentando a canção 'Twilight'. (Reprodução: Mnet/Youtube).


Cada grupo deve apresentar uma música sugerida pelo público e, como de costume, fazer uma releitura. O grupo Oh My Girl apresentou ‘Twilight’, do seu EP ‘Remember Me’, enquanto o grupo Mamamoo performou ‘I Miss You’, do EP ‘Melting’.

 

Última etapa

 

Mamamoo vence a primeira temporada do 'Queendom'. (Reprodução: Mnet/Youtube)


Na última etapa do programa, cada time deve apresentar uma música nova. O vencedor do último round pode organizar a tabela com a ordem dos grupos que vão se apresentar. 

 

O (G)I-dle apresentou ‘Lion’, música que chegou a ganhar um clipe e que integra o EP ‘I Trust’. O grupo Mamamoo, campeão da temporada, performou a canção ‘Destiny’.

 

O Queendom 2 é exibido no Brasil pelo serviço de streaming Viki.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »