Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2022 às 16h11min - Atualizada em 16/05/2022 às 18h05min

Podcast de quebrada: a comunicação para a periferia

Conheça 5 programas que direcionam seus conteúdos para a população que vive distante dos centros

Gustavo Oliveira - Revisado por Flavia Sousa
Podcasts de quebrada ganham força entre programas do formato. (Foto: Reprodução/ Spotify)

Você pode até não acompanhar, mas com certeza já ouviu falar de podcast. O formato é ouvido por mais de 30 milhões de pessoas só no Brasil e, segundo dados do IBOPE e da Statista, o país é o terceiro que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e da Irlanda.

O primeiro podcast nasceu em 2004, criado nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em outubro do mesmo ano através do podcast Digital Minds. Hoje, o formato conta com uma variedade de temas que incluem todos os tipos de ouvintes e abrem espaço para muitos produtores de conteúdo. Nesse contexto, a periferia marca presença na podosfera e essa matéria vai listar 5 podcasts de quebrada que você precisa conhecer.

1 – Próxima Parada

Capa do Próxima Parada, idealizada pela Agência Mural.

Capa do Próxima Parada, idealizada pela Agência Mural.

(Foto: Reprodução/ Spotify)

O Podcast Próxima Parada é um original Spotify em parceria com a Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Com episódios lançados diariamente, os jornalistas e apresentadores Gabriela Carvalho e Rômulo Cabrera conduzem os programas com uma linguagem que, embora de cunho noticioso, aproxima qualquer ouvinte das notícias, histórias e relatos. O Próxima Parada transita entre os mais variados temas, de culinária à segurança, passando por cultura e lazer, mas sempre trazendo a perspectiva de pessoas da periferia e, em especial, da região metropolitana de São Paulo.

Leia mais em: 10 podcasts imperdíveis para quem amar viajar

2 – Comunicação de Quebrada

Comunicação de quebrada, da periferia para a periferia.

Comunicação de quebrada, da periferia para a periferia.

(Foto: Reprodução/ Spotify)

Comunicação de Quebrada é um podcast independente apresentado por Gustavo Arruda. Morador da periferia da zona leste de São Paulo, o apresentador aborda temas voltados para a comunicação social e sua importância para a população que vive distante dos centros econômicos. O podcast nasceu da necessidade de difundir informação para corpos que tiveram o acesso à informação negado e, com base nisso, Gustavo traz à tona esses debates com convidados especiais em episódios como “A importância do jornalismo nas periferias com Luiz Lucas” e “O papel do comunicador na luta antirracista com Valter Rege”.

3 – Papo de Quebrada

Papo de Quebrada, por Max Maciel.

Papo de Quebrada, por Max Maciel.

(Foto: Reprodução/ Spotify)

Com uma visão periférica sobre a cidade, a política e o entretenimento, Max Maciel, mobilizador social e ativista filiado ao PSOL no Distrito Federal, apresenta o Papo de Quebrada. Além de episódios menores, em que o apresentador fala sobre temas políticos, o podcast também recebe e entrevista figuras relevantes para a história e cultura construídas ao longo dos 62 anos do Distrito Federal, dando, é claro, centralidade às periferias brasilienses.

4 – Segredo das Margens

Episódio 'Enquadro' do podcast Segredo das Margens. (Áudio: Spotify)


O podcast Segredo das Margens é realizado pelo projeto Você Repórter da Periferia 2.0, programa de formação e inclusão produtiva criado pelo coletivo Desenrola e Não Me Enrola. Produzido pelas jornalistas Luana Santos, Tamires Rodrigues e Vitória Guilhermina, o podcast propõe conversas entre as apresentadoras e os ouvintes contando relatos que interligam a vida de moradores da periferia. Entre os episódios que exemplificam estão “Enquadro” e “Relacionamento abusivo”.

5 – Manda Notícias

Capa do podcast Manda Notícias.

Capa do podcast Manda Notícias.

(Foto: Reprodução/ Spotify)

Parte dos podcasts de nicho informativo, o Manda Notícias é um programa apresentado pela jornalista Gisele Alexandre. O podcast promove a cultura periférica e leva informação de qualidade para moradores da periferia da zona sul de São Paulo. A jornalista também faz séries especiais abordando temas relevantes para a região.

Leia Mais:
Brasil é líder em pesquisas sobre aumento na produção de podcasts

Seguindo a mesma linha de pensamento, mas com diferentes abordagens, esses comunicadores, por meio de podcasts, se movimentam para tornar a comunicação e a informação cada vez mais acessíveis para as periferias.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »