Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/05/2022 às 21h48min - Atualizada em 19/05/2022 às 21h21min

Chapada das Mesas: conheça o lugar que aquece o coração dos brasileiros

Flávia Brito - Editada por Victória Silva
Pé na Estrada
Foto: Jhonatha Pereira Santos/MTur

Esse texto é para quem ama uma aventura, isso mesmo. Para os amantes da natureza e de uma boa cachoeira, vamos falar da Chapada das Mesas, para quem já conheceu outras e amou, essa não fica para trás. Com pinturas rupestres, vistas de tirar o fôlego e cachoeiras exuberantes, a chapada das mesas encanta a todos que passam por lá, de criança aos mais velhos. 

A Chapada das Mesas para quem nunca ouviu falar, é localizada no sudoeste do Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas está distante 840km da capital São Luís. Tão longe da capital, Mesas está a quase 500km de Palmas e 790km de Teresina. Ou seja, a Chapada das Mesas está em uma região bastante isolada do Brasil, de transição entre a caatinga, o cerrado e já próximo da floresta amazônica.
 

A acessibilidade na Chapada é uma das melhores em todo o país, o lugar vive lotado de crianças e idosos, a maioria das trilhas são de fácil acesso e possuem guias. Para quem deseja visitar o Parque, a melhor época é de maio a setembro, quando não há chuvas, mas todos os meses a paisagem e as atrações encantam a todos.  
 

Por ser um local mais distante das cidades, a dica e que quem for visitar se hospede em uma das cidades próximas, é a cidade de Carolina no Maranhão, que tem menos de 30 mil habitantes e fica a 840km da capital.  A dica é alugar um carro, por ter mais liberdades para conhecer outros lugares por perto.
 

Muitas pessoas aproveitam esse passeio na Chapada e visitam o Jalapão, que é vizinho do Parque Nacional. 

A cidade-base para visitar as atrações é Carolina, que tem menos de 30 mil habitantes e fica a 840 km ao sul de São Luís. Os aeroportos mais próximos são Araguaína, no Tocantins (119 km), e Imperatriz, no Maranhão (221 km).  

Algumas empresas oferecem translado, mas alugar um carro vale a pena para se ter maior liberdade para programar os passeios. Imperatriz tem mais opções de locadoras de automóveis, veja aqui. Muita gente aproveita para emendar com um passeio ao vizinho Jalapão. 
 

Melhor época para visitar 
 

Na época da seca, que vai de maio a setembro: não cai um pingo d’água, o sol brilha e a temperatura chega aos 40 graus. As chuvas costumam aparecer entre outubro e maio. Evite especialmente o período entre final de janeiro e início de abril, quando chove muito mais. Separe ao menos 3 dias inteiros para visitar o Parque Nacional, conhecer as trilhas, cachoeiras e o poço azul que é de um azul cristalino e todos que passam por lá, se apaixonam pelo local. 

Além disso, existem algumas outras atividades como tirolesa ou até mesmo meditação guiada. A dica é, faça essas atividades próximo ao pôr do sol, você não vai se arrepender. A vista é deslumbrante. 

 

Referências 

 

CONHEÇA a Chapada das Mesas (MA): piscinas naturais, cachoeiras e serras. [S. l.], 27 dez. 2017. Disponível em: https://www.carpemundi.com.br/chapada-das-mesas-dicas/. Acesso em: 18 maio 2022. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »