Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
18/08/2022 às 16h50min - Atualizada em 26/05/2022 às 18h20min

Europa: topa ir para Portugal?

As experiências de quem saiu do Brasil para morar fora

Diuína Santos - Editado por Amanda Martins
Reprodução: arquivo pessoal

Morar fora do Brasil é sempre um desafio e não foi diferente para a Psicóloga Janaína Brandão , que resolveu junto com o seu esposo, o Fotojornalista Marcos Brandão, e seu filho Judah de 10 anos, morarem fora e o destino foi Portugal. Morando quase seis meses em Setúbal, como qualquer turista num país estrangeiro, eles tiveram algumas dificuldades, conversei com ela sobre: Como é viver e conviver com os portugueses? Segundo ela é muito tranquila, são pessoas com culturas diferentes da do Brasil, então quem resolve morar em outro País precisa de uma certa forma se adaptar a cultura e modo de viver daquele local. 

Janaína nos conta que, quem decide morar fora do Brasil, em especial Portugal, é praticamente abrir mão da sua vida, de uma história e começar tudo de novo. Segundo ela, é como “nascer de novo”. Pois no seu caso, foi para morar, construir uma nova história.

 

A família Brandão hoje está morando em uma cidade chamada Setúbal. Situada a margem sul de Portugal, que tem entorno de 123.684 habitantes e fica a quarenta minutos da Capital Lisboa, e do outro lado do rio Tejo.

 

Sobre os preparativos, Janaína teve que levar todos os certificados, documentação do filho, certidão de casamento, tudo apostilado (uma autenticação entre os dois países), para poder validar lá em Portugal. Tudo isso é um processo, disse Janaína. A área da saúde é mais difícil validar, a área de direito é mais fácil, assim como TI – Tecnologia da Informação, segundo a Psicóloga. 

Quando a pessoa tem os documentos apostilados facilitam para os atendimentos, tem o PB4 que é um acordo do Brasil com Portugal e outros países para ter acesso a saúde. 

A família Brandão não foi com visto para lá, foram como turistas, gostaram de Portugal e decidiram ficar e ter outra qualidade de vida. Setembro foi o mês que decidiram ir, e segundo ela, tiveram pouco tempo para decidirem, e quando foi em dezembro viajaram para o País.” Um grande desafio”. Comentou. 


As burocracias de morar em um país diferente, segundo Janaína, foi ter que tirar novas documentações, novo CPF, que lá em Portugal se chama NIF - Número de Identificação Fiscal. A pessoa também entra com manifestação de interesse, que é outro processo, em que precisa aguardar por dois anos a aprovação e ganhar o cartão cidadão do País. Um passaporte que a pessoa tem acesso a qualquer país da União Europeia. 

 

Quais as dificuldades encontradas? Pergunto. 

"Os aluguéis são caros!", Comentou Janaína, com espanto. Mas, segundo ela, um casal de amigos que já moravam em Portugal a cerca de 3 anos, ajudou neste sentido de alugar um imóvel, foi quando decidiram tentar, e hoje estão há quase seis meses em Portugal, vivendo uma experiência nova. 

 O transporte público é tranquilo, mas não utiliza muito, pois onde ela mora, faz tudo a pé. O Autocarro, como são chamados os ônibus, tem para todos os lugares. Então é bem fácil o acesso aos transportes, como metrô e trem. 

Janaína é psicóloga, mas hoje ela precisa procurar uma faculdade que tenha uma grade parecida com a dela para poder validar o diploma de nível superior, depois de validado ela precisar ir para outro processo que é junto à Ordem da Psicologia que é a Ordem dos Psicólogos, antigamente era mais fácil, diz Janaína, hoje eles estão pedindo mestrado, pois lá todo curso superior já termina com mestrado que dura 3 anos. No caso dela, precisa fazer o mestrado para trabalhar na área da Psicologia. Hoje ela não trabalha. 

 

Sobre a Gastronomia, "Os preços são ótimos! ", diz entusiasmada. Pratos variáveis e fartos, peixe, bacalhau, etc. 

 

Quais os melhores pontos turísticos? 

“Aqui tudo é muito lindo! Do local onde eu moro em Setúbal, que também é uma cidade muito bonita e antiga, cerca de 500 anos. Para ir à praia é dez minutos de carro, a pé uns vinte e cinco minutos. Tem muitos monumentos na cidade, tem o castelo o FORTE DE SÃO FILIPE, que é muito bonito, com uma vista para o mar. Vale a pena conhecer também Lisboa a Capital, muito agitada e linda." Disse a Psicóloga. 

 

Mas com todos estes lugares lindo a saudade de estar longe de casa é muito ruim, esta seria a grande desvantagem. Comenta. 

Castelo de são Filipe em Setúbal. Disponível em < https://dicasdelisboa.com.br/setubal/castelo-de-sao-filipe-em-setubal/> Acesso em: 27 maio,2022.
Forte de são Filipe. Disponivel <https://visitsetubal.com/forte-de-sao-filipe/> Acesso em 27 maio,2022.
Certificado de direito a assistência médica. Disponível em < https://www.gov.br/pt-br/servicos/obter-certificado-de-direito-a-assistencia-medica > Acesso em 27 maio,2022.
Viagem no rio jeito revela diversas faces de Portugal. Disponível em < https://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2013/05/viagem-no-rio-tejo-revela-diversas-faces-de-portugal.html> Acesso em 27 maio,2022.







 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »