Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/05/2022 às 11h54min - Atualizada em 27/05/2022 às 06h25min

A beleza e os desafios de viajar sozinho

Fabrícia Braga - Editado por Amanda Martins
Viagem ao Rio de Janeiro, imagem de arquivo pessoal de Ellen Nadiny
Existe muita beleza e desafios em viajar sozinho, ainda mais quando é a primeira vez que você está fazendo isso. Muitas pessoas tem receios em viajar sozinho, mas se não arriscarmos, provavelmente não teremos histórias para contar, não é mesmo? Viajar sozinho pode ser visto como algo muito intimidador para as pessoas, pois elas podem ver como algo arriscado ou até desnecessário. Mas se eu te disser que pode ser muito encantador? Pessoas que se arriscaram em viver essa aventura, carregam muitas histórias para contar, e jamais voltam como foram. Da beleza de se viajar sozinho posso contar que é preciso ter muita coragem para encarar essa aventura, pois ela é recheada de descobertas. Pode servir para você se conhecer melhor, aprender como é ser livre para fazer o que quiser, se inspirar a fazer coisas novas e entre muitas outras coisas que só quem se aventura em viajar sozinho pode sentir.

CUIDADOS NECESSÁRIOS PARA VIAGEM

Como qualquer outra viagem, é preciso ter cuidados. Listamos algumas dicas que você pode ter quando decidir viajar sozinho, aliás precisamos nos sentir seguros no que vamos fazer, né? Então pega a caneta e anota essas dicas:

1. Planeje alguns detalhes com antecedência: Nada de sair por aí sem planejar como vai ser a viagem, é necessário saber o que precisa levar, comprar passagens aéreas com antecedência, ver um meio de locomoção na viagem caso queira ir para muitos lugares, ver qual local vai se hospedar e verificar se ele é bem avaliado por quem já se hospedou.

2. Pesquisar sobre o destino: Depois de escolher o destino, vamos as pesquisas, veja se esse lugar é bastante frequentado ou se poucas pessoas costumam ir por lá (fica ao seu critério ir para lugares mais movimentado ou com menos pessoas), veja se lá tem pontos turísticos do seu agrado para conhecer, veja as opiniões de pessoas que já conheceram o local e pesquise sobre os valores das passagens.

3. Saiba o idioma local: É essencial que você saiba falar a língua local ou pelo menos desenrolar, pois nada mais chato do que ir em um local onde provavelmente ninguém vai entender o que você está falando, né? Saber o idioma e entender é essencial, pois assim, você vai conseguir se comunicar melhor com habitantes do local.

4. Faça amigo no local: Por mais que você planejou viajar sozinho, é bastante interessante fazer amizades no local de destino, pois eles podem lhe fazer companhia em alguns momentos e até lhe mostrar melhor o lugar que você está visitando.

5. Não esqueça os documentos: Os documentos são necessários em muitas coisas que fazemos, são muito úteis, pois é ali que possui as informações mais essenciais sobre você. Verifique com antecedência quais os documentos são necessários levar.

É muito importante andar com os documentos para evitar possíveis confusões por estar sem eles.

A cearense Ellen Nadiny, 21 anos, conta como foram as suas experiências em viajar sozinha, o primeiro lugar de destino escolhido por ela foi o Rio de Janeiro. Ela relata como foi desafiador e fantástico viajar sozinha, diz que viveu experiências únicas e maravilhosas, contou também, que para ela foi algo muito marcante e único, e que pretende viajar muitas vezes sozinha,pois a experiência que ela sentiu foi algo diferente do que qualquer outra coisa que já havia sentido antes. E quando questionada se viveria essa aventura novamente, ela diz que sim, pois essa primeira viagem só fez ela criar mais motivação ainda para conhecer novos lugares. Ellen aconselha que quem pretende viajar sozinha, aproveite muito, pois a vida é curta, e é preciso que as pessoas não percam as chances que a vida dá para realizar sonhos e desejos.

E aí, ficou com vontade de fazer uma viajar sozinho?

Se você gostou da ideia, nós lhe desejamos uma boa viagem! E não esqueça que para tomar uma decisão é preciso ter uma boa dose de coragem.
 
REFERÊNCIAS:

BENATTI, Mayara. “20 dicas e motivos para começar a viajar sozinho”. Dicas de mulher, 2022. Disponível em: https://www.dicasdemulher.com.br/dicas-e-motivos- para-viajar-sozinha/. Acesso em: 21/05/2022  

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »