Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
30/05/2022 às 15h14min - Atualizada em 30/05/2022 às 14h06min

Conheça as fanfics que se tornaram filmes de sucesso

Histórias de fãs publicadas na internet se transformaram em fenômenos de venda e bilheteria.

Giuliane Fagundes - Revisado por Flavia Sousa
'After' e 'Cinquenta Tons de Cinza' são exemplos de fanfics e filmes que se tornaram famosos. (Foto: Reprodução/ SND/ Universal International Pictures).

As fanfics, originalmente publicadas na internet, através de enredos e assuntos curiosos, conquistaram um grande público jovem apaixonado por suas histórias, que as levou a transcenderam o mundo virtual na última década, chamando a atenção da indústria literária e cinematográfica. Com o impulso de seus seguidores, tornaram-se livros de sucesso e seus filmes foram produzidos e lançados mundialmente. 

 

Fanfictions são ficções escritas por fãs, que criam personagens baseados em seus artistas favoritos ou personagens favoritos, seja na aparência ou em sua personalidade. Estes fãs podem dar continuidade ao final de uma série ou filme favorito, escrever um final alternativo ou colocar seus ídolos em universos que eles nunca estariam. As primeiras fanfics surgiram de forma despretensiosa em blogs e sites, mas foi apenas com a criação de sites e aplicativos específicos, ferramentas de texto adequadas e de fácil manuseio, que estas histórias tiveram a oportunidade de se tornarem mais acessíveis ao público que as consome. Há alguns anos, o Wattpad é a plataforma mais utilizada para a publicação de fanfics, que permite uma leitura gratuita e intuitiva ao usuário.

 

A maioria dos escritores destas histórias as escrevem por diversão, mas há aqueles que encaram como a possibilidade de tornarem-se escritores de sucesso com a valorização de seu trabalho e de suas histórias. Apesar da popularidade nas plataformas e redes sociais, o reconhecimento das fanfics como parte da literatura ocorreu há menos de uma década, quando, apesar de polêmicas, algumas destas histórias tornaram-se best-sellers e ganharam adaptações cinematográficas. 

 


After

 

Publicada na plataforma Wattpad pela escritora Anna Todd em 2013, os personagens eram inspirados no One Direction, boyband que se tornou um fenômeno adolescente mundial. Os capítulos eram publicados frequentemente pela autora e a história logo se tornou popular na plataforma, com mais de um bilhão de leituras. A fanfic chamou a atenção do mundo literário e em 2014, ocorreu o lançamento de seu primeiro livro. 

 

O livro conta a história de Tessa Young, uma garota de dezoito anos que está prestes a começar a faculdade e um novo capítulo em sua vida, deixando a mãe e o namorado do colegial para trás. Tentando se enturmar e se divertir, Tessa conhece Hardin Scott e logo se sente atraída pelo garoto misterioso e intrigante, no entanto, ela tenta afastá-lo de seus pensamentos, mas é confrontada com seus sentimentos quando em um jogo de verdade ou desafio, é desafiada a beijar Hardin. 
 

Trailer oficial de 'After'. (Vídeo: Reprodução/ YouTube)

 

After é uma história polêmica, que retrata um relacionamento abusivo e muitas vezes, um ideal errado de um romance, que coloca em uma pessoa o peso da suposta salvação de um homem. Apesar das polêmicas, a história parece ter encantado o público adolescente e após os seus 11 milhões de livros físicos vendidos, After foi adaptado para os cinemas e tornou-se o longa com a maior bilheteria em 2019, seu ano de lançamento. 

 

A sequência do drama juvenil, ‘After - Depois da verdade’ foi lançada em 2020, o terceiro filme ‘Depois do Desencontro’, em 2021 e o quarto filme será lançado nos cinemas em agosto de 2022.

 

Os três filmes estão disponíveis na plataforma Amazon Prime Video.

 

Cinquenta tons de cinza

 

A obra de E.L James era um fanfic inspirada na saga crepúsculo, onde Anastasia era Bella Swan e Christian Grey era o vampiro Edward Cullen, porém, apesar da aparência e nomenclatura igual a saga, cinquenta tons de cinza era retratada em um outro universo, em que Edward era um jovem empresário e milionário de Seattle, que encontra Bella, uma jovem mulher, inocente, que é envolvida em seu mundo e suas práticas incomuns. 

 

Por ser uma história inovadora no mundo da literatura, justamente por se tratar de um tema que era dificilmente abordado nos livros, a fanfic tornou-se um sucesso e os nomes foram alterados para o lançamento do livro. Com mais de vinte milhões de cópias vendidas no mundo todo em seu lançamento, a trilogia tornou-se um fenômeno mundial. 
 

Trailer oficial de 'Cinquenta Tons de Cinza. (Vídeo: Reprodução/ YouTube).

 

Anastasia Steele (Dakota Johnson) está terminando a faculdade e leva uma vida monótona, quando em um momento inesperado, conhece o jovem milionário Christian Grey (Jamie Dornan). Atraída pelo empresário, Ana cede às suas investidas e ao desejo, mas é surpreendida por suas práticas incomuns. Para ter Christian, Ana se submete a uma vida cheia de regras e a um homem atormentado pelo passado. 

 

Apesar do sucesso, a trilogia está envolvida em algumas polêmicas, já que relacionamento de Anastasia e Christian é conturbado, problemático e obsessivo, principalmente nos dois primeiros filmes. Grey é o típico homem que pensa que poder fazer o que quiser com uma mulher, que suas palavras devem ser lei, pois ele,não quer ser apenas o dominador nas relações sexuais, mas também o dominador na vida de Anastasia, onde a enxerga como um objeto, uma posse, portanto, ela não pode aproximar-se de um homem ou ser independente. 

 

O primeiro filme foi lançado em 2015 e liderou as bilheterias dos Estados Unidos e Canadá e sua sequência, Cinquenta Tons Mais Escuros que aborda mais detalhes do passado de Christian, foi lançado em 2017 e também liderou as bilheterias globais. O encerramento da trilogia foi com Cinquenta Tons de Liberdade em 2018, filme que manteve a hegemonia de sucesso da história. 

 

Cinquenta tons de cinza está disponível na Netflix.

Leia mais em
Reescrevendo a Literatura através das fanfics


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »