Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/06/2022 às 21h42min - Atualizada em 31/05/2022 às 15h49min

Onde fazer trilhas no estado de São Paulo

Cauê Porcé - Editado por Amanda Martins
Fonte: ICMBio
Se você curte se exercitar e/ou apreciar de perto a  natureza, uma boa dica é quando possível realizar trilhas, pois além conhecer locais maravilhosos, você tem a oportunidade de ao fazer exercícios, tornear músculos e abdômen. Além disso, realizar trilhas é uma maneira de conhecer na prática o impacto de nossa presença no mundo. Como veremos a seguir, o estado de São Paulo possuí diversos parques e outros locais para que você possa se aventurar na natureza.

Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga
Localizada no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, zona sul da capital paulista, a Trilha da Nascente do Riacho Ipiranga tem adaptação para cadeirantes em um percurso de 720 m ( ida e volta), suspenso em uma passarela, não danificando a vegetação rasteira. Ao término chega-se a nascente do Rio Ipiranga, famoso por ser o local onde foi proclamada a independência do Brasil.

Trilha do silêncio
Localizada no Parque do Jaraguá, no decorrer da trilha de 800 m (ida e volta), os trilheiros tem a possibilidade de admirar a mata atlântica e suas aves, sem a necessidade de ouvir o barulho de carros das rodovias ao redor. Outro fato importante é que a trilha é adaptada para receber cadeirantes. 

Pedra da Onça
Localizada na Serra da Mantiqueira (em São Francisco Xavier), a Pedra da Onça está a 1960 metros de altitude, de onde é possível visualizar algumas cidades cidades do Sul de MG, além de cidades no Vale do Paraíba. De acordo com o site Vamos Fugir, a caminhada é bem puxada, já que são 11km praticamente de subida por dentro da mata.

Pedra da Macela
Localizada em Cunha, no topo da Serra do Mar, a Pedra da Macela tem 1840 metros de altitude ( com cerca de 40 minutos para subir toda a pedra), onde do topo é possível avistar as cidades de Paraty e Ilha Grande.

Trilha do Corisco
Considerada histórica por ser o local onde no século 18 se escoava a produção de açucar, álcool e cachaça. Indo do bairro do Corisco, em Paraty/RJ, e termina na Casa da Farinha, antigo engenho do século 19, no bairro Sertão da Fazenda, dentro do Núcleo Picinguaba da Serra do Mar, em Ubatuba/SP.



Referências:

ANTONIAZZI, Lígia. 7 trilhas imperdíveis do estado de São Paulo.
Vamos Fugir, 2022. Disponível em: https://vamosfugir.net.br/2018/01/13/trilhas-do-estado-de-sao-paulo/
Acesso: 31/05/2022.

10 motivos para fazer trilhas: por que o esforço vale tanto a pena.
Janelas Abertas,2019. Disponível em: https://janelasabertas.com/2019/01/20/motivos-para-fazer-trilhas/
Acesso 31/05/2022.

GOUVEIA, Júlia. Onde faer trilhas na floresta sem sair do estado de São Paulo.
Revista Viagem e Turismo,2017. Disponível em: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/onde-fazer-trilhas-na-floresta-sem-sair-do-estado-de-sao-paulo/.
Acesso: 31/05/2022.



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »