Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
11/07/2022 às 16h24min - Atualizada em 08/07/2022 às 21h27min

Brasil é o segundo maior consumidor mundial de pizza

A história de uma das comidas favoritas dos brasileiros e as variedades de sabores

Mateus Borges - Revisado por Flavia Sousa
Foto de Vitalii Chernopyskyi no Unsplash
Um dos pedidos favoritos nos restaurantes ou em casa, com amigos, família, com qualquer pessoa na verdade, para uns com ketchup, para outro colocar ketchup é um crime e há os que gostam mais do sabor no dia seguinte. Tem também os doces, chocolate, morango e tantos outros ingredientes que fazem ela, a Pizza.

Essa comida tão incrível que todo brasileiro ama tem seu dia especial no calendário nacional, 10 de julho é o dia nacional da pizza, esta data as pizzarias fazem vários descontos, então fique de olho para pedir o seu sabor favorito gastando menos.

A história da pizza

Tudo começou com há mais de 5000 anos, com a mistura da farinha com a água. Essa massa ganhou o nome de Pão Abraão e dela fazia o pão Piscea. Alguns povos tinham o hábito de colocar carne em cima.

Com o passar dos anos o pão piscea também evoluiu e ganhando novos ingredientes, chegando a Itália por meio das Cruzadas (expedições religiosas e militares, cujo principal objetivo era resgatar a Terra Santa), e foi ganhando formas e sabores.


Foto de Roberto Valdivia no Unsplash

Foto de Roberto Valdivia no Unsplash

Calzone é um prato da culinária de origem italiana muitas vezes referido como uma pizza, seu formato se assemelha ao pão que deu origem a Pizza.

Os principais ingredientes da Pizza na época eram toucinho, peixes fritos e queijo, com um formato próximo de um Calzone. Era para a parte mais pobre da população. Anos depois na cidade de Napoilis, por onde a massa chegou na Itália, a Pizza ganhou o formato redondo que conhecemos e se tornou tão popular que surgiu ali a primeira pizzaria, a Port’Alba.

Ganhou o mundo e principalmente o Brasil, por aqui chegou com os imigrantes italianos que logo começaram a comercializar que, claro caiu no gosto dos brasileiros.
 
Leia Mais: Locais históricos para visitar na Itália

O Brasil é o segundo maior consumidor de pizza, e apesar da Itália ter moldado o prato, o posto de maior consumidor é dos Estados Unidos.

Esses são os cinco maiores consumidores no mundo:
1. EUA
2. Brasil
3. França
4. Itália
5. Austrália

Um levantamento da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil, revelou um grande aumento no consumo de pizza em todo o Brasil, para se ter uma ideia no ano de 2008 no Brasil existia 11854 pizzarias, mas no último levantamento da associação, que leva em consideração até dezembro de 2020, o país já fábrica mais de 4 milhões de pizzas por dias, o Estado de São Paulo faz 1.3 milhões de pizza no dia. Já a quantidade de pizzarias atualmente é de aproximadamente 112 mil espaços dedicados a fazer pizzas dos mais diversos sabores.

Em meio a essa quantidade de pizzas surge uma curiosidade: Quais são as pizzas mais pedidas?


Foto da The Nix Company no Unsplash

Foto da The Nix Company no Unsplash

Pizza de calabresa, a mais consumida do Brasil

A pizza mais consumida no país é a de calabresa, acompanhada de muito queijo, rodelas de calabresa defumada e muita cebola, azeito preta. Em seguida vem a Portuguesa, que na verdade é brasileira, com cobertura de mozarela, azeitona verde ou preta, ovo cozido, presunto cozido, tomate, cebola, ervilha, molho de tomate, por fim a terceira mais consumida é a Margarita, com muito queijo, manjericão e muito tomate.

O brasileiro já está acostumado a dar suas próprias versões de pratos típicos de outros países, acrescentando mais ingredientes, formatos e sabores. Por aqui a pizza ganhou diversos sabores e ingredientes.

Enquanto na Itália preza-se pela qualidade da massa e com trigo tipo 00, o mais fino dos trigos, no Brasil é o recheio que chama atenção, pela diversidade e criatividades dos pizzaiolos com pizza até de sushi ou pizza salgada com borda recheada doce, que já serve como sobremesa.
 
 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »