Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/07/2022 às 21h38min - Atualizada em 13/07/2022 às 21h32min

Cantoras que revolucionaram a história da música brasileira

Saiba quem são as 4 cantoras que transformaram a história da música popular brasileira.

Victória Santos - Revisado por Vanessa Kelly
Rita Lee, Elza Soares e Elis Regina. (Foto: Reprodução / Nova Brasil FM).

Ao decorrer dos anos, tivemos diversos exemplos de cantoras que marcaram a história da música popular brasileira. Quando paramos para fazer uma retrospectiva do MPB, é possível lembrar de grandes mulheres cheias de talentos e com carreira incríveis. Grandes vozes femininas revolucionaram a arte de se fazer música no Brasil.

Logo abaixo, iremos apresentar 4 cantoras que marcaram a MPB. Confira!

 

Cássia Eller
 

Cássia Rejane Eller, conhecida mais como Cássia Eller, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1962. Além de cantora, Cássia era compositora, multi-instrumentista e uma grande representante do rock brasileiro na década dos anos 90. Ela deixou um grande legado como mulher, artista e membro da comunidade LGBTQIA+. 

 

Seu interesse pela música iniciou logo nos primeiros anos da adolescência quando ganhou seu primeiro violão e tocava principalmente música dos Beatles. Cássia teve uma carreira muito curta, apenas 12 anos e deixou mais de 10 álbuns gravados.

Cássia Eller.

Cássia Eller.

(Foto: Reprodução / CNN Brasil).

 

Elza Soares

 

Elza Soares nasceu no Rio de Janeiro no ano de 1930. Começou a gostar de cantar quando cantava com o pai, que tocava violão nas horas vagas. 

 

Elza teve uma infância dura e subitamente interrompida pelo casamento. Seu pai a obrigou a se casar quando ela tinha apenas 12 anos. Depois, logo com 13 anos deu à luz a seu primeiro filho.

 

A cantora deu início a sua carreira ao fazer um teste para a Rádio Tupi, no programa de calouros Ary Barroso, conquistando o primeiro lugar. Foi na década de 1960 que teve seu primeiro CD gravado e ficou nacionalmente conhecido pela canção Se acaso você chegasse”.

 

Ao longo de sua carreira, a cantora conhecida por sua postura firme e voz que marcou obras do samba, MPB e bossa, lançou 34 discos e recebeu diversas homenagens. Em 2000, Elza recebeu em Londres o título de “A Melhor Cantora do Universo” dado pela emissora BBC.

 

Elza ficou conhecida por sempre demonstrar a luta contra o racismo e contra a violência doméstica em suas músicas, crimes do qual foi vítima. A cantora faleceu no início de 2022.

Elza Soares.

Elza Soares.

(Foto: Reprodução/ G1).

 

Elis Regina 


Elis Regina de Carvalho Costa é gaúcha, nascida na cidade de Porto Alegre no dia 17 de março de 1945. Começou a cantar aos 11 anos quando se apresentou pela primeira vez na Rádio Farroupilha, apresentado por Ari Rego.

Foi contratada pela Rádio Gaúcha nos anos de 1960 e logo chegou a ser considerada a Melhor Cantora do Rádio do Rio Grande do Sul. Aos 16 anos lançou seu primeiro disco, conhecido como “Viva a Brotolândia”.


LEIA MAIS: Frescor MPB | Minidocumentário da Amazon Music discute os rumos do gênero


Em pouco menos de 20 anos de carreira, Elis Regina gravou canções de variados estilos, deixou gravados importantes discos e realizou grandes turnês pelo Brasil e pelo mundo.

 

Morreu aos 36 anos, em 19 de janeiro de 1982.

Elis Regina.

Elis Regina.

(Foto: Reprodução / Revista Marie Claire).


 

Rita Lee
 

Rita Lee é uma das maiores representantes do rock brasileiro. Ela é conhecida como uma das primeiras cantoras a falar sobre a importância do empoderamento feminino.

 

Rita nasceu em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo. Filha de um imigrante americano e de uma pianista, iniciou sua carreira aos 15 anos de idade tocando bateria. 
 

Aos 19 anos, juntamente com os irmãos Sérgio e Arnaldo Baptista, formaram a banda Os Mutantes. Mas foi apenas em 1970 que Rita Lee gravou seu primeiro disco solo, Build Up. 

 

Em 1972 Rita foi expulsa da banda e em 1976 lançou o álbum Refestença, onde a música Ovelha Negra se tornou um sucesso ocupando o primeiro lugar nas paradas.

Rita Lee.

Rita Lee.

(Foto: Reprodução / Correio Braziliense).


Legado Marcado


Todas as cantoras citadas deixaram um grande legado marcado na história da música brasileira. Suas memórias musicais permanecem vivas até os dias de hoje.   


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »