Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
15/08/2022 às 22h44min - Atualizada em 15/08/2022 às 22h16min

22 de agosto: Dia do Folclore Brasileiro

Lendas, brincadeiras, comidas e festas típicas da cultura nacional

Larissa Varjão - editado por David Cardoso
Personagens do Folclore Brasileiro. (Foto: Reprodução\ O Imparcial).
No dia 22 de agosto é comemorado o Dia do Folclore Brasileiro. A data foi escolhida porque foi a primeira vez em que a palavra folclore foi utilizada para fazer referência aos costumes de um povo. O ano era 1846, quando o folclorista britânico William John Thoms (1803-1885) uniu as palavras folk, que significa "povo", e lore, que significa "conhecimento". No Brasil, os principais folcloristas e estudiosos sobre o tema são Renato Almeida (1895-1981), Mário de Andrade (1893-1945) e Luís da Câmara Cascudo (1898-1986). A data foi instituída no Brasil em 1965 através do Decreto nº 56.747, de 17 de agosto de 1965.
 
No território brasileiro, a miscigenação de indígenas, portugueses e africanos resultaram nesse conjunto de expressões culturais populares que englobam aspectos da identidade nacional. Dentro dessa definição, podem ser incluídos os contos, lendas, canções, ritmos, músicas, festas populares, jargões e literatura. Entre as lendas mais famosas, estão a do curupira, boto-cor-de-rosa, cuca, mula-sem-cabeça, Iara e saci-pererê, aliás, o saci é o único personagem que tem um dia no calendário só para ele, dia 31 de outubro. Todos de alguma forma estão ligados à natureza.
Folclore regional

Além da bagagem cultural nacional, cada região possui suas tradições quando o assunto é folclore. No nordeste, pode-se encontrar danças como cirandas e bumba-meu-boi, além do frevo e maracatu. No sudeste, as lendas são um sucesso junto das danças como: batuque, quadrilha e caxambu. Na região sul, danças como congada, baião e pau de fitas são recorrentes, além de algumas lendas como a do boitatá. No norte do país, a lenda do boto cor-de-rosa e Iara se destacam e a dança de carimbó e ciranda também. No centro-oeste brasileiro, congada e folia de reis são danças típicas e lenda do saci-pererê e lobisomem são as mais faladas.
 
Práticas culturais

Porém, muitas brincadeiras e festas típicas também fazem parte do folclore brasileiro, é o caso de soltar pipa, amarelinha, pega-pega, vaca-amarela, esconde-esconde, cobra-cega e até mesmo a festa junina e o carnaval. Todos esses costumes compõem a cultura presente no Brasil. Quando o assunto é comida, o bolo de fubá, pé de moleque, pamonha, curau de milho, quentão, canjica, itens que fazem parte do arraiá são considerados pratos folclóricos.
 
Algumas produções nacionais abordam o folclore em seu enredo, como é o caso do Sítio do Picapau Amarelo, exibida pela TV Tupi que já ganhou duas versões pela Rede Globo. Além disso, em 2021, a série brasileira Cidade Invisível foi lançada pela Netflix e explora as lendas folclóricas.
As lendas do folclore brasileiro foram transmitidas no tempo através da oralidade (boca a boca). Isso explica o porquê existem várias versões para uma mesma lenda ou personagem folclórico. Até os dias atuais, principalmente em regiões pouco urbanizadas do interior do Brasil, pessoas acreditam que seres folclóricos existem na realidade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »