Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 13h55min - Atualizada em 17/02/2023 às 20h29min

Copenhagen Fashion Week: a urgência da sustentabilidade

30 marcas aderiram ao compromisso com a sustentabilidade na semana de moda dinamarquesa

Clara Moraes - Editado por Gustavo Henrique Araujo
Foto/Reprodução: site oficial CPHFW
A capital dinamarquesa, Copenhagen, presenciou mais uma edição de sua Fashion Week que, neste ano, trouxe à tona um tema relevante no mundo da moda: a sustentabilidade. Ocorrido entre os dias 31 de janeiro e 3 de fevereiro, todo o evento foi planejado durante dois anos para ser ecológico.

Esse conjunto específico (vestuário e meio ambiente) retoma ao papel de influência do mundo fashion não apenas nas semanas de moda, mas também os seus impactos fora dos holofotes, já que a sustentabilidade envolve como usamos os recursos disponíveis no planeta para atender às nossas necessidades sem prejudicar a disponibilidade das commodities para as gerações futuras.

A discussão acerca de menores impactos negativos ao meio ambiente já permeia o mundo da moda há alguns anos, principalmente após a companhia ORDRE (que já possui mais de 40 anos no âmbito fashion) publicar uma pesquisa intitulada "Zero to market", chegando a um preocupante resultado de que, juntando as temporadas, o setor emite 241 mil toneladas de CO2 por ano, devido às viagens associadas às práticas de compra no atacado e também por conta da alta movimentação de pessoas e marcas que movem coleções inteiras para exibição, com o intuito de ter visibilidade e vender suas mercadorias.

Tendo em vista esse cenário, os organizadores da CPHFW trabalharam durante dois anos com a companhia dinamarquesa In Futurum, que tem por objetivo "ajudar as empresas a se prepararem para um futuro mais sustentável", visando promover um evento que reduziria os impactos climáticos em 50%. Para atingir esse objetivo, alguns parâmetros foram implementados para as marcas que participaram do show, como ter metade da coleção feita de materias reutilizados e a não utilização de embalagens plásticas nas lojas presenciais e online, sendo aprovados pelo comitê de sustentabilidade. As demais regras podem ser lidas no site oficial do evento.

Os esforços do show dinamarquês são louváveis e mostram a importância desse trabalho que já possui seus efeitos visíveis nas próximas Fashion Weeks de Londres e Paris, já que ambas as semanas adotarão critérios sustentáveis de participação por influência nórdica. Esse fato confirma as palavras que podem ser encontradas no objetivo da CPHFW 2023:

"A Copenhagen Fashion Week se esforça para fazer mudanças substanciais na forma como o evento é realizado e trabalha para incentivar a indústria a adotar práticas de negócios mais responsáveis."
O consumo consciente tem se tornado uma tendência muito forte, já que o mundo está cada vez mais preocupado com a escassez de recursos. Essa prática envolve não apenas as externalidades do processo de fabricação, mas também a consciência ao escolher com cuidado na hora da compra dos produtos, analisando se é benefício ao meio ambiente e a você mesmo, ou se contribui para a sustentabilidade geral.

Assim, ao dominar as tendências de consumo e incentivar hábitos sustentáveis, as empresas espalham boas práticas aos consumidores – o que pode ser, inclusive, um diferencial nesse setor tão competitivo. Portanto, é um passo significativo que uma semana voltada para essa indústria e que contou com a participação de 30 marcas, que aderiram a um compromisso com a sustentabilidade, tenha tamanha preocupação com um bem tão precioso para todos, o nosso planeta. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »