Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
21/02/2023 às 14h27min - Atualizada em 21/02/2023 às 14h03min

O que levou ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’ a ser indicado ao Oscar

O longa-metragem foi indicado a 11 categorias na premiação, algumas das principais, como: melhor filme e melhor roteiro original

Ryan Felix - revisado por Anna Sá
Michelle Yeoh em 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'. (Foto: Divulgação/A24)

Você já se perguntou o que teria acontecido com a sua vida se agisse de forma diferente em alguma ocasião? Pois bem, é exatamente essa uma das reflexões que Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo leva a ter, e também um dos motivos que o levou a ser indicado ao Oscar 2023.  
 

O filme conta a história de Evelyn, uma imigrante chinesa de meia-idade, sobrecarregada com os problemas familiares, com o negócio entrando em colapso e a sensação de sempre tomar as decisões erradas. Logo de início, a personagem precisa enfrentar uma desagradável reunião com Deirdre (uma burocrata impessoal, auditora da Receita Federal), para tratar de uma grande dívida que a família precisa quitar. Durante a conversa, Evelyn consegue entrar no multiverso e acessar infinitas e as mais diversas realidades, vendo-se obrigada a salvar sozinha todos esses universos paralelos que Jobu Tupaki ameaça exterminar. 
 

Trailer oficial de 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'. (Reprodução: Ingressos.com - YouTube).


Roteiro 

Os diretores e roteiristas da obra cinematográfica - Daniel Kwan e Daniel Scheinert - construíram uma narrativa ousada e atraente, promovendo a junção de humor, aventura e ação ao longo dos 140 minutos da trama. Souberam costurar cada cena, fazendo com que as pessoas que assistam ao filme possam entender o multiverso e as peculiaridades existentes em cada mundo.

 

Tantas coisas acontecem ao decorrer do enredo que o público acaba ficando preso, encantado e até assustado com as inúmeras excentricidades que a obra proporciona. O êxtase e a euforia são pontos fortes que roubam a atenção de quem assiste, com constantes lutas, movimentações e os acontecimentos bizarros. 
 

Em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo pode-se encontrar a essência dos personagens presente em objetos inanimados (pedras e marionetes), incluindo chefe de cozinha controlado por um guaxinim e também pessoas com dedos de salsicha, coisas como essas cativou o gosto popular.


 

As reflexões presentes 

 

A trama é riquíssima em questões filosóficas, que induzem a refletir sobre a vida. É comum, ao ver o filme, pegar-se questionando: “Como eu seria agora se tivesse tomado aquela ao invés dessa decisão. Seria melhor? Seria pior?”, são perguntas que, muito provavelmente, jamais serão respondidas, mas no desenrolar da história Evelyn consegue esclarecimentos acerca disso. 
 

Ao entrar no emaranhado que é o multiverso, a protagonista consegue acessar todas a versões de si mesma, podendo assim visualizar como a vida seria a cada escolha diferente, em dado momento, o seu marido de outra versão diz: “Eu já vi centenas de Evelyns, nunca uma como você! Você tem tantas metas que não cumpriu, sonhos que nunca foi atrás. Está vivendo a sua pior versão!”.  
 

Sem dúvidas, uma das melhores partes é a cena em que Evelyn e Jobu são pedras, uma variação onde os seres humanos não existem. Nesta mesma cena as duas tem uma breve conversa sobre a vida, Evelyn se desculpa com a Jobu e então ela rebate: “Não precisa se preocupar com isso aqui, seja uma pedra!” 
 

As diversas versões de Evelyn em 'Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo'. (Reprodução: Son Lux - Twitter).



A obra pode até não agradar a todos os públicos, principalmente aos que não gostam de filmes longos e com muitos acontecimentos de forma acelerada, porém o longa conquistou um grandioso espaço na indústria cinematográfica e com certeza servirá como ferramenta de estudos futuramente. Do dia 9 a 14 de fevereiro de 2023, os cinemas de todo o Brasil fizeram a reexibição do sucesso, podendo também ser alugado na Apple TV, Amazon Prime Video e YouTube.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »