Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 14h28min - Atualizada em 27/02/2023 às 14h05min

A íntima relação entre arte e saúde

A arte e a saúde estão mais próximas do que você imagina. Conheça a arteterapia, uma ferramenta que está revolucionando os tratamentos e atendimentos médicos.

Brenda Sales - Revisado por Danielle Carvalho
Pessoa pintada com tintas coloridas. (Foto: Reprodução/ Revista Com Ciência)


Devido aos fundamentos da arte e da saúde serem muitos diferentes e particulares, é comum pensarmos que essas duas áreas do conhecimento não possuem qualquer ligação. Mas, após o lançamento do relatório do Escritório Regional para Europa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, foi concluído que a arte tem um papel de importância na prevenção de doenças e promoção de saúde ao longo de toda vida. De acordo com o relatório, as artes são capazes de ajudar pacientes com problemas de saúde como diabetes, obesidade e saúde mental. “As artes oferecem soluções que a prática médica comum até agora não foi capaz de abordar com eficácia”, diz a ex-diretora do escritório europeu da OMS.

As atividades artísticas também se mostram benéficas aos tratamentos de saúde mental, com o uso da arteterapia, que utiliza técnicas das expressões de arte para a promoção da qualidade de vida. De acordo com a diretora regional da OMS para a Europa na época do lançamento do relatório, “trazer a arte para a vida das pessoas por meio de atividades como dançar, cantar e ir a museus e concertos oferece uma dimensão adicional de como podemos melhorar a saúde física e mental”. 

 

A arte em tratamentos médicos 

Para exemplificar os benefícios da arte em ambientes médicos, foram realizados estudos que mostraram benefícios do uso da música em centros cirúrgicos, entre eles o bem-estar no pré e pós operatório. Com a utilização da música antes da realização das cirurgias, foi observada a redução da frequência cardíaca, pressão arterial e níveis de ansiedade. Além disso, verificou-se que as artes reduziram marcadores de estresse e melhoram a resposta imune em situações de terapia intensiva neonatal e preparação cirúrgica. 

É importante ressaltar também que a experiência do paciente e o apoio emocional, principalmente em doenças que exigem tratamentos mais complexos, é melhorada com o auxílio de terapias artísticas. Assim, o paciente aumenta seu bem-estar físico e mental, reduz o impacto do trauma e faz com que ele leve seu tratamento de forma tranquila.


Arteterapia em ambientes de saúde

A arteterapia é um tipo de terapia reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por proporcionar diversos benefícios e promover a qualidade de vida. Esse recurso promove autoconhecimento, ajuda na expressão e comunicação de sentimentos, explora a criatividade e contribui para a concentração, atenção e memória.

De acordo com a psicóloga e doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP), Erika Colombo, “a arte propicia essa expressão mais fundamental, acessando nossa afetividade de forma menos elaborada. E aí que conseguimos fazer emergir conteúdos que de forma racional, por exemplo, pela nossa fala, seria mais difícil de acessar ou levaria muito mais tempo. Então, esse efeito benéfico, essa transformação, vem da possibilidade de a gente conseguir entrar em contato mais direto com a nossa afetividade”.

A pintura, desenho, poesia, colagem, modelagem, fotografia, música, dança e qualquer tipo de expressão artística são ferramentas usadas para esse tipo de terapia. Por meio delas, é possível trabalhar bloqueios de comunicação e sentimentos, seja por algum trauma, seja por precisar fazer um tratamento agressivo para uma doença. Para que a arte tenha fins terapêuticos, é necessário realizar as atividades junto a um profissional especializado, para orientar e interpretar o estado do paciente a partir do processo ou resultado do exercício.

 Doutores da Alegria brincando com uma criança.

Doutores da Alegria brincando com uma criança.

(Foto: Reprodução / Site Doutores da Alegria)


Uma técnica hospitalar conhecida é a terapia de Clown, mais conhecida como “Doutores da Alegria’’, que se baseia em um médico ou um artista caracterizado de médico-palhaço, oferecendo brincadeiras e arteterapia com atendimento mais humanizado para crianças e adolescentes. Esse tipo de terapia é definido como uma atividade catártica, isto é, promove alívio e funciona como válvula de escape, diminuindo a ansiedade. Essa também é a base da ludoterapia, técnica de psicoterapia infantil que se utiliza dos brinquedos e das brincadeiras para ajudar a enfrentar e superar seus desafios. 

A finalidade da utilização das técnicas de arteterapia nos hospitais possibilitam diferentes formas de comunicação e também promovem acolhimento e suporte no processo de cura. Dessa forma, o foco da rotina hospitalar se modifica e o espaço para expressão dos medos, dores, angústias dos pacientes não é limitado, permitindo que o paciente se sinta ouvido, respeitado e acolhido. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »