Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
27/02/2023 às 15h39min - Atualizada em 27/02/2023 às 14h22min

Conheça Bad Bunny, estrela do reggaeton e fênomeno mundial

O porto-riquenho é o artista mais ouvido no Spotify há três anos consecutivos, colecionando recordes e o topo das playlists mais ouvidas no mundo.

Giuliane Fagundes - revisado por Anna Sá
Bad Bunny é um dos cantores mais importantes no reggaeton. (Foto: Reprodução/Facebook)

Com o álbum ‘Un Verano Sin Ti’, lançado no ano passado, Bad Bunny vem colecionando recordes e reconhecimento global, tornando-se o líder de indicações no último Grammy, além de abrir a premiação com uma canção totalmente em espanhol e conquistar o prêmio de melhor álbum de música latina. Apesar do sucesso do recente disco, as obras anteriores do cantor também fizeram um grande sucesso nas principais plataformas digitais, o transformando no artista mais ouvido do Spotify nos últimos três anos. 

 

Com sua irreverência e os vocais mais graves, o porto-riquenho tem oito álbuns em sua discografia e um catálogo de canções com diversos hits completamente em espanhol, sem a necessidade de transitar para qualquer outro idioma, como o inglês, para alcançar o sucesso. 

 

Benito Antonio Martinez Ocasio, mais conhecido como Bad Bunny, nasceu em março de 1994 na capital de Porto Rico em San Juan. Seu primeiro contato com a música foi na infância quando participou do coral da igreja, no entanto, foi durante a adolescência que Benito se interessou pelo rap e reggaeton, realizando apresentações musicais na escola. Iniciou o curso de comunicação audiovisual, porém, não o terminou, decidindo dedicar seus esforços ao que realmente gostava: a música. 

 

A receita para o sucesso 

 

O cantor iniciou postando suas canções na plataforma SoundCloud, o que chamou a atenção do público e logo assinou com a gravadora Rimas Entertainment. Apostando em colaborações musicais, o primeiro hit foi 'Mayores' em parceria com Becky G, lançada em 2017 em que o videoclipe da canção já acumula mais de dois bilhões de visualizações no YouTube. Bad Bunny também colaborou com J Balvin e Cardi B em ‘I Like It’, em que na época a canção atingiu o topo da parada Billboard Hot 100.
 

Videoclipe oficial de 'Mayores'. (Reprodução: YouTube)

 

O primeiro álbum ‘X100PRE’ lançado em 2018, traz o reggaeton, rap e pop em um único disco. O álbum foi produzido por Tainy, um dos produtores mais famosos do reggaeton e através de canções em parceria com o rapper Drake em ‘MIA’ e Diplo em ‘200mh’, ele conquistou a primeira posição na lista da Billboard de melhores álbuns latinos e ganhou o Grammy Latino de melhor álbum do ano. 

 

Em 2019, Bad Bunny e J Balvin lançaram de surpresa o álbum 'Oásis' com oito canções interpretadas apenas pelos dois cantores. O disco se tornou o primeiro álbum latino a ter todas as canções no top 100 do Spotify e foi indicado ao Grammy na categoria de melhor álbum latino de rock e alternativo. 

 

Durante o ano em que a pandemia de Covid-19 iniciou, o artista lançou três álbuns em 2020, sendo YHLQMDLG responsável pela conquista do primeiro Grammy do artista. "Las que no iban a salir" é um álbum com músicas descartadas dos discos anteriores, porém, que foram produzidas e lançadas com diversas parcerias de destaque no reggaeton, mas sem o intuito de um grande lançamento. "El Último Tour Del Mundo", foi o terceiro álbum lançado pelo artista em 2020 e o primeiro álbum em espanhol a alcançar o topo da lista da Billboard Hot 200.
 

Videoclipe oficial de 'Vete' do álbum YHLQMDLG. (Reprodução: YouTube)

 

Artista e álbum do ano 

 

Após um jejum de quase dois anos sem o lançamento de novos discos, em maio de 2022 foi lançado "Un Verano Sin Ti", que mistura ritmos como o pop e reggaeton. Com 25 músicas, o álbum impressionou o público e a mídia com a quantidade e a qualidade de seu novo trabalho e já na primeira semana, estreou no topo da Billboard 200 dos Estados Unidos. Com singles como ‘Moscow Mule’, ‘Me Porto Bonito’, ‘Ojitos Lindos’, ‘Tití Me Preguntó’, o disco já acumula mais de dez bilhões de streams no Spotify e está no top 10 de álbuns mais ouvidos da história na plataforma. 

 

Concorrendo em treze categorias no Grammy, o porto-riquenho foi o líder de indicações em 2022 e conquistou o prêmio de ‘Melhor Álbum de Música Urbana’. Além disso, o cantor foi destaque ao abrir a premiação com uma apresentação dançante e envolvente de ‘El Apagón’ e ‘Después de La Playa’, no entanto, também foi alvo de algumas críticas por, ao ganhar seu prêmio, discursar em espanhol. 

 

Desde o início de sua carreira, o cantor critica o preconceito com as músicas interpretadas em espanhol em países como Estados Unidos e Europa, que constantemente visibilizam as músicas cantadas em inglês e o gênero pop, ocorrendo um preconceito com o reggaeton, estilo musical até pouco tempo considerado marginalizado. Bad Bunny é um dos artistas mais importantes da música latina nos últimos três anos, porém, também conquistou destaque e prestígio internacional, tornando-se um dos principais artistas do cenário musical global, que com seu talento e carisma, não há necessidade em se adaptar a qualquer outro idioma para ser um fenômeno mundial.  
 

Videoclipe de 'Me Porto Bonito' em parceria com Chencho Corleone. (Reprodução: Youtube)
 

Leia mais em: As estrelas do reggaeton


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »