Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
23/04/2022 às 21h47min - Atualizada em 18/04/2022 às 16h33min

As estrelas do reggaeton

O ritmo musical tem conquistado o mundo através de cantores como Daddy Yankee, J Balvin, Maluma, Karol G e Bad Bunny.

Giuliane Fagundes - Revisado por Isabelle Andrade
Maluma, Daddy Yankee e J Balvin são alguns dos principais cantores do reggaeton. (Foto: Reprodução/ Montagem/ Instagram/ Facebook).

O reggaeton, ritmo popularmente conhecido na América Latina, nos últimos quinze anos, tem se destacado no cenário musical internacional tornando-se um dos ritmos mais ouvidos no mundo, responsável por lançar artistas como Daddy Yankee, J Balvin, Maluma, Karol G e Bad Bunny.

O ritmo surgiu no Panamá em 1980, no entanto, se destacou após uma década em Porto Rico por ser uma mistura de hip hop, salsa e dancehall (ritmo de origem jamaicana). Apesar do preconceito no início, justamente por no passado muitas de suas músicas conterem críticas sociais, hoje, o reggaeton é ouvido no mundo todo. 

O precursor do reggaeton é o cantor porto-riquenho Daddy Yankee, o qual iniciou sua carreira em meados dos anos 1990. As canções continham críticas sociais, assim como retratavam a vida e o cotidiano de Porto Rico. Apostando no hip hop latino, o cantor levava a música como um hobby até 1995, quando lançou seu primeiro EP intitulado ‘No Mercy’. 



Em 1999, Yankee formou dupla com Nicky Jam – cantor norte-americano com ascendência porto-riquenha que se destaca na cena musical do reggaeton – dando início a dupla chamada ‘Los Cangris’. Em 2004, os cantores se separaram por problemas pessoais. 

Daddy Yankee transitou entre ritmos como hip hop, salsa e pop, mas seu destaque foi no reggaeton, onde em 2004, após quatorze anos, finalmente consolidou sua carreira com o álbum ‘Barrio fino’. O single ‘Gasolina’ tornou-se um hit e levou o reggaeton ao patamar internacional fazendo com que o ritmo se expandisse além da américa latina e de países que têm o espanhol como língua nativa.

Em 2017, com ‘Despacito’, Daddy Yankee e Luis Fonsi levaram o reggaeton para todos os cantos do mundo. A canção tornou-se um fenômeno mundial e abriu as portas para que outros artistas tivessem a oportunidade de torna-lo um dos ritmos mais famosos do mundo. O hit ficou dezesseis semanas no topo da Billboard Hot 100 e levou três indicações ao Grammy. Despacito também chamou a atenção do cantor canadense Justin Bieber e a música ganhou um remix em inglês e espanhol. O clipe é o segundo mais visto do Youtube com quase oito bilhões de visualizações. 

 


Videoclipe de 'Despacito' (Reprodução: YouTube)
 

Além de Despacito, as músicas com maior número de visualizações em seu canal no Youtube são ‘Con Calma’ com participação de Snow, ‘China’ com Karol G, Anuel AA, Ozuna, J Balvin e a canção solo ‘Dura’

Em março de 2022, Daddy Yankee lançou seu último álbum de estúdio ‘Legendaddy’ e anunciou sua aposentadoria após o término da turnê ‘La ultima vuelta’. O porto-riquenho encerrará a carreira deixando o legado de precursor do reggaeton.


J Balvin

O cantor colombiano J Balvin iniciou sua carreira aos dezessete anos compondo rimas e participando de batalhas freestyle nas ruas de Nova York, cidade esta que o influenciou a entrar para o mundo da música. Apesar de transitar entre o rap e o reggaeton, foi no reggaeton em que ele encontrou a fórmula do sucesso. O primeiro álbum intitulado ‘Real’ foi lançado em 2009 e o single ‘Ella me Cautivó’ ganhou disco de ouro na Colômbia.




Ele lançou mais dois álbuns, ‘El Negocio’ (2011) e ‘La familia’ (2013), mas foi apenas em 2014 que Balvin alcançou reconhecimento com ‘6 AM’ em parceria com Farruko, onde a canção ganhou disco de diamante nos Estados Unidos. Seguindo a mesma fórmula de sucesso, ‘Ay Vamos’ também ganhou disco de diamante nos EUA e chegou ao primeiro lugar na lista Hot Latin Songs da Billboard. Em 2015, ganhou o primeiro Grammy Latino.

A partir da notoriedade no mercado internacional da música, o colombiano participou de remixes de músicas de artistas como Ariana Grande, Maroon 5, Robin Thicke e uma parceria com Pharrell Williams. 

Apesar do sucesso, J Balvin viu um estouro na carreira em 2017, a partir do lançamento da canção ‘Mi Gente’ em parceria com Willy William. A canção chegou ao topo das paradas internacionais e foi a responsável por abrir as portas para o reconhecimento e sucesso internacional do colombiano. Mi Gente ganhou ainda mais notoriedade quando foi lançado o remix com a cantora americana Beyoncé. 



Videoclipe de 'Mi Gente' (Reprodução: YouTube).


Mi Gente é o clipe com maior número de visualizações do cantor, seguido por ‘X (EQUIS)’ com Nicky Jam, ‘Con Altura’ com Rosalía, ‘Ay Vamos’ e ‘I Like It’ com Cardi B e Bad Bunny. J Balvin é o sétimo artista mais ouvido no mundo na plataforma musical Spotify com quase 57 milhões de ouvintes mensais.


Maluma 

Jose Luis Londoño Arias, mais conhecido como Maluma, nasceu em Medellín na Colômbia e iniciou sua carreira musical em 2010, mas foi apenas em 2011 que o cantor chamou a atenção com o single ‘Falandurela’. O primeiro álbum intitulado ‘La Magia’ foi lançado em 2012 e em 2013 o single ‘La temperatura’ chegou a posição 24 no ranking Hot Latin Songs da Billboard, onde no mesmo ano, Maluma foi indicado como artista revelação no Grammy Latino. 




O segundo álbum de estúdio ‘Pretty Boy, Dirty Boy’ foi lançado em 2015 contendo os singles ‘El perdedor’, ‘Borró Cassete’ e ‘Sin contrato’. Em 2016, Maluma fez uma participação na música de Ricky Martin, ‘Vente pa’ ca’ e no mesmo ano, Anitta o convidou para ‘Sim ou não’, parceria que fez sucesso na época no Brasil.

 

Foi apenas em 2017, com o single ‘Felices Los Quatro’ que Maluma estourou nas paradas musicais internacionais. A canção entrou para um dos maiores e mais importantes rankings da Billboard nos Estados Unidos, o Hot 100, permanecendo por 16 semanas. 
 


Videoclipe de 'Felices los 4'. (Reprodução: YouTube)

 

Maluma lançou mais quatro álbuns, ‘F.A.M.E’ (2018), ‘11:11’ (2019), Papi Juancho (2020) e ‘7 DJ’ (2021). Realizou colaborações musicais com artistas como Madonna, Shakira e Jennifer Lopez. O clipe com mais visualizações no YouTube é 'Chantaje', parceria com Shakira, seguido por ‘Vente pa’ ca’ e ‘Felices los 4’.  

 

Karol G

 

A colombiana Karol G iniciou sua relação com a música ainda criança e desde então, tem lutado para conquistar seu espaço em meio a supremacia masculina da cena reggaeton. Com mais de dezesseis anos de carreira, a cantora alcançou o sucesso e notoriedade há pouco mais de três anos. Ao contrário de J Balvin e Maluma, a conquista veio tarde, justamente pela dificuldade em ser uma mulher no reggaeton, que fala abertamente nas músicas sobre vida e experiências.

 

 

Apesar dos singles lançados em anos anteriores, apenas em 2016 Karol assinou contrato com uma grande gravadora e foi a partir da colaboração com Bad Bunny em 2017, ‘Ahora me llama’ que a cantora começou a ter destaque no cenário musical latino. O primeiro álbum ‘Unstoppable’ foi lançado em 2017, onde os singles ‘Culpables’ com Anuel AA e o remix de ‘Mi Cama’ com Nicky Jam e J Balvin estiveram na lista Hot Latin Songs da Billboard. 

 

Em 2019, o single ‘Tusa’ com a rapper Nicki Minaj tornou-se um hit internacional, sendo a primeira colaboração musical feminina a estar no topo do ranking Hot Latin Songs. Karol G tornou-se a artista mais ouvida em 2021 no YouTube somando mais de três bilhões de visualizações em seus videoclipes. O clipe mais visto é a parceria com outros artistas do reggaeton em ‘China’, seguido de ‘Tusa’ e a colaboração com Anuel AA ‘Secreto’

 

A colombiana abriu as portas e mostrou a outras cantoras que mesmo com a dominação masculina no ritmo, há a possibilidade de uma mulher ter sucesso no reggaeton. 

 

Bad Bunny

 

O cantor porto-riquenho Bad Bunny – apelido artístico dado a Benito por conta de uma foto na infância em que está vestido de coelho – iniciou a carreira aos 22 anos, em 2016, com o lançamento do primeiro single, ‘Soy Peor’, o qual chegou na lista de Hot Latin Songs da Billboard, que trouxe ao cantor reconhecimento no cenário musical latino. 


Em 2018, Bad Bunny conquistou o primeiro lugar na lista Billboard Hot 100 com a parceria no hit ‘I Like It’ com Cardi B e J Balvin. O lançamento de seu primeiro álbum ‘X100PRE’ ocorreu em 2018 e o carro-chefe do álbum foi ‘MIA’ em parceria com o rapper canadense Drake. O disco ganhou o Grammy Latino de melhor álbum de música urbana.

 

Oasis foi lançado de surpresa em 2019, o disco tem oito faixas e trata-se de uma colaboração entre o porto-riquenho e J Balvin, tornando-se o primeiro álbum latino a estar com todas as suas músicas no top 100 global do Spotify. Foi com o terceiro álbum de estúdio ‘YHLQMDLG’ que o reconhecimento internacional de Bad Bunny se concretizou, já que, o disco ganhou o Grammy na categoria Best Latin Pop or Urban Album. Em meio a pandemia, também lançou os álbuns ‘Las que no iban a salir’ e ‘El Último Tour del Mundo’.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »