Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
02/04/2023 às 03h14min - Atualizada em 02/04/2023 às 02h12min

Estúdio A24: Do ramo independente a um dos grandes nomes do cinema

Fundada em 2012, produtora já acumula fãs ao redor do mundo

Ana Alves - Revisado por Flavia Sousa
Marca inicial das produções (Foto:Reprodução/A24)

Tendo sido fundada a apenas 10 anos, pelos amigos Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, sendo Hodges o único sócio a realmente fazer parte do mercado cinematográfico, atuando como chefe de produção em outra produtora.

Os três se juntaram e iniciaram o projeto da produtora A24 (que teve seu nome extraído de uma rodovia na Italia). Inicialmente a ideia foi ser uma distribuidora de filmes independentes, produzidos por diretores iniciantes e investindo em seus lançamentos. Indo em contra partida ao grande mercado atual de Hollywood, que investe majoritariamente em blockbusters, como filmes de super-heróis e de diretores já aclamados.

Atualmente basta uma pesquisa rápida em qualquer lista com o título “Melhores filmes do ano” para se encontrar no mínimo algumas produções feitas pela A24, que teve uma rápida ascensão e caiu no gosto de muitos cinéfilos ao redor do mundo.

Trajetoria cinematográfica

O primeiro filme a ser destribuido pela empresa foi As Loucuras de Charlie (2012), mas o primeiro a realmente fazer sucesso foi o polêmico Spring Breakers lançado no mesmo ano, que tinha em seu elenco atrizes como Selena Gomez, Asheley Benson e Vanessa Hudgens, que até o momento eram conhecidas por papeis adolescentes, e nesse longa faziam parte de uma gangue de assaltantes, que queriam curtir férias, mas não tinha dinheiro.

No ano seguinte a já aclamada diretora Sofia Coppola, filha de Francis Ford (diretor de filmes como Poderoso Chefão e Apocalypse Now) teve seu filme The Bling Ring distribuído pela A24, filme este que foi um sucesso de lançamento, chamando a atenção do mercado para a empresa.

Mas somente em 2016 a até então distribuidora lançava seu primeiro filme oficialmente como produtora. Moonlight foi sucesso de público e critica, recebendo 8 indicações ao Oscar 2017, levando para casa o prêmio de Melhor filme, após uma confusão na anunciação que havia dado o Oscar a La La Land de forma errônea.

A premiação daquele ano foi o boom que a empresa precisava, e além do já bem sucedido Moonlight, novos filmes independentes começaram a ser lançados, e contratos com distribuidoras como Netflix, Amazon Prime Video e HBO só alavancaram ainda mais suas produções.

Diversos filmes foram sucessos de público e critica desde então, filmes de terror que vem a ser um gênero pouco valorizado foram lançados pela empresa, e se tornaram obrigatórios para os fãs do gênero, alguns como Midsommar (2019), Hereditário (2018) e X (2022) acumulam admiradores e elogios.

Mas não são apenas os filmes da produtora que alcançam o estrelato, recentemente Zendaya de 24 anos se tornou a atriz mais jovem da história a receber dois prêmios Emmy de melhor atriz em série dramática, por seu papel como Rue uma viciada em drogas na série de sucesso Euphoria, uma produção da A24 com distribuição feita pela HBO.

                                                           Trailler Oficial Série Euphoria (Video/Reprodução/HBO)
 



O marketing por trás dos lançamentos

Os filmes da produtora tendem a ter um orçamento bem mais baixo que a maioria das produções cinematográficas, exemplo disto é Midsommar do diretor Ari Aster que teve orçamento de US$ 9 milhões de dólares e acabou arrecadando cerca de US$ 47 milhões mundialmente, mostrando que é possivel fazer lucro com filmes independentes e de baixo orçamento.

Diferentemente da grande maioria das produtoras, a A24 concentra praticamento todo o seu marketing de divulgação de seus filmes em plataformas online, buscando captar os usuários das redes sociais, através de campanhas, produção de memes, e venda de produtos oficias que remetem a momentos marcantes de suas produções.

Revelar novos nomes também se tornou uma marca da produtora, que recentemente levou o de Mia Goth aos holofotes, após a mesma interpretar um papel marcante como Pearl (2022). Outro ótimo exemplo é de Ke Huy Quan, ator conhecido por filmes como Os Goonies (1985), e Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984), que há décadas não atuava por falta de oportunidades na indústria, não apenas recebeu essa oportunidade da produtora interpretando Waymond Wang em Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, como venceu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante em 2023.

Grandes diretores também se consolidaram através da empresa, nomes como Greta Gerwig e Ari Aster também fizeram como que a A24 se  tornasse cada vez mais renomada no mercado, além de fazer com que cada vez mais diretores e atores renomados quisessem contribuir com suas produções, muitos mostrando novos lados de suas atuações, como é o caso de Adam Sandler no filme Jóias Brutas (2019), onde o ator pode mostras um personagem mais dramatico, diferentemente da maioria de seus papéis ao longo da carreira. 

Indicações e prêmios ao longo dos anos

Apenas em 2023 a A24 acumulou 18 indicações ao Oscar, vencendo 9 destas, incluindo as principais categorias da premiação, sendo elas:

Melhor Filme: Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

Melhor Direção: Daniel Kwan e Daniel Scheinert (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Atriz: Michelle Yeoh (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Ator: Brendan Fraser (A Baleia)

Melhor Atriz Coadjuvante: Jamie Lee Curtis (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

Melhor Ator Coadjuvante: Ke Huy Quan (Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo)

A vitória de todas as principais categorias foram um marco na Acadêmia, que pela primeira vez na história premiou uma mesma produtora em um só ano. Desde sua estreia no Oscar em 2015, quando estava presente com indicações a produções como O Quarto de Jack e Ex-Machina, a A24 não parou mais de marcar presença na premiação, tendo ao menos um título indicado por ano.


Principais destaques da produtora

Talvez um dos principais motivos para a rápida acensão da A24 seja não somente seu apreço por contar boas histórias, mas também sua dedicação em trazer representatividade e inclusão para suas produções.

Marcos como o filme Minari e Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que levaram atores não americanos a serem notados pela indústria, além de filmes como A Bruxa, Hereditário e outros trazerem a discussão sobre a desvalorização do Terror em Hollywood.

A produtora busca a inovação, o diferente, chega de sempre contar a mesma história com o mesmo final. Roteiros bem trabalhados, com grandes plots ao longo da trama se tornaram uma marca dos filmes, o que fez com que sua grande maioria se tornasse imediatamente queridos pelos cinéfilos, que buscam filmes de qualidade.

A A24 chega para mostrar que não basta somente saber fazer cinema, é preciso dedicação e acima de tudo boas histórias, sejam elas de todos os gêneros ou raças. Onde o foco não é apenas no lucro, mas na mensagem por trás daquela experiencia cinematográfica.

Indicações

° Projeto Florida (2017)

° Lady Bird — A hora de voar (2017)

° O Farol (2019)

° Mulheres do Século 20 (2016)

° Anos 90 (2018)

° A Tragédia de Macbeth (2021)

° A Lenda do Cavaleiro Verde (2021)

° Aftersun (2022)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »