Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/03/2023 às 23h26min - Atualizada em 17/03/2023 às 22h35min

​Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo: O filme mais premiado da história

O filme que se passa no multiverso se destacou no Oscar levando a maior parte dos prêmios nas categorias em que foi indicado incluindo de Melhor Filme

Jéssica Mayara - Editado por Marcela Câmara
Neste último fim de semana (12/03), ocorreu a 95ª edição da cerimônia do Oscar em Los Angeles, onde o filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo foi indicado em 11 categorias e levou para casa 7 estatuetas, dentre elas a de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjunvante e Melhor Atriz Coadjuvante.

Destacado por ser um filme de Ficção/Aventura, a história conta sobre a vida de Evelyn Wang (Michelle Yeoh) e sua emigração da China para os Estados Unidos junto com seu marido. Os dois trabalham e moram em uma lavanderia e passam por diversos problemas familiares e com seu negócio. Em um certo dia atribulado, Evelyn é arrastada para uma missão para salvar o mundo através do multiverso que está conectado a todas as vidas que ela poderia ter tido se suas escolhas tivessem sido diferentes.



Jamie Lee que ganhou na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pela primeira vez em sua carreira dedicou sua vitória a sua mãe – Janet Leigh, que ficou marcada pela sua performance em “Psicose” – e para todos os que apoiaram e acompanharam sua trajetória no cinema:
 

“Para a minha agente, minha equipe, nós ganhamos um Oscar. Para a minha família, meu lindo marido, Christopher Guest, nossas filhas, minha irmã, Kelly, acabamos de vencer um Oscar. À todas as pessoas que apoiaram todos os filmes que fiz ao longo desses anos, nós vencemos um Oscar”

Jamie Lee em seu discurso no Oscar


O ator e dublê vietnamita-americano Ke Huy Quan, venceu na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, ele ficou conhecido pela sua atuação em Indiana Jones quando ainda era criança e agora segura uma estatueta na mão após 40 anos de carreira. Emocionado ele discursou:
 

“Obrigado, obrigado! Minha mãe tem 84 anos e está em casa assistindo. Mãe, acabei de ganhar um Oscar! Minha jornada começou em um barco, passei um ano em um campo de refugiados e, de alguma forma, acabei aqui, no grande palco de Hollywood. Dizem que histórias assim só acontecem nos filmes. Eu não consigo acreditar que isso está acontecendo comigo. Isso é o sonho americano! Obrigado à Academia por esse prêmio. Obrigado à minha mãe pelos sacrifícios que me levaram até aqui. Ao meu irmãozinho, David, que me liga todo dia apenas para me lembrar de cuidar de mim. Eu te amo, irmão”

Ke Huy Quan na Cerimônia do Oscar


E a estrela do filme Michelle Yeoh, foi a primeira mulher asiática a ganhar um Oscar de Melhor Atriz na história da premiação aos 60 anos de idade. Em seu discurso, a atriz falou sobre representatividade asiática e etarismo, e ainda mandou um recado para meninos e meninas que se identificavam com ela:
 

“Obrigada, para todos os meninos e meninas que se parecem comigo que estão assistindo, isso aqui é símbolo de esperança e possibilidade, de que todos os sonhos se tornam realidade. E meninas, não deixem ninguém dizer que vocês já passaram da época”

Michelle Yeoh em seu discurso no Oscar


Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo ganhou ainda o Oscar de Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem. Além de 35 prêmios em cerimônias como Globo de Ouro, Critic’s Choice, Gotham Independent, e outras.    
 
 
REFERÊNCIAS
CARNEIRO Raquel. O discurso tocante de KeHuyQuan ao faturar o Oscar – Veja 12 mar 2023. Disponível em <https://veja.abril.com.br/coluna/em-cartaz/o-discurso-tocante-de-ke-huy-quan-ao-faturar-o-oscar/> Acesso em: 14 de março de 2023.
                                
“Tudo em todo lugar ao mesmo tempo” é o grande vencedor do Oscar 2023; veja todos os premiados – CNN BRASIL 12 mar 2023. Disponível em <
https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/oscar-2023-vencedores/> Acesso em: 14 de março de 2023.
 
WARDERMUREM Isadora. Michelle Yeoh ao ganhar Oscar: “não deixem ninguém dizer que você passou do seu auge” – Terra 13 mar 2023. Disponível em <https://www.terra.com.br/nos/michelle-yeoh-ao-ganhar-oscar-nao-deixem-ninguem-dizer-que-voce-passou-do-seu-auge,4668aefac2401f5e2676ecdf3b15dfdakdpspqon.html> Acesso em: 14 de março de 2023.
 
ADOLFO Kalel. Jamie Lee Curtis faz discurso emocionante após vencer o seu primeiro Oscar – CLAUDIA 12 mar 2023. Disponível em <https://claudia.abril.com.br/cultura/jamie-lee-curtis-vence-oscar-melhor-atriz-coadjuvante/> Acesso em: 14 de março de 2023.
 
MARAFON Renato. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo – CINEPOP 2 fev 2023. Disponível em < https://cinepop.com.br/tudo-em-todo-o-lugar-ao-mesmo-tempo-343800/ > Acesso em: 14 de março de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »