Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/04/2023 às 15h21min - Atualizada em 06/04/2023 às 13h20min

Flamengo joga mal e é derrotado pelo Aucas por 2x1

Derrota aumenta a pressão em cima do técnico Vítor Pereira

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
Ordoñez marcou o gol que garantiu a primeira vitória do Aucas na história da Libertadores (Foto: Rodrigo Buendia/AFP)

De virada, o Flamengo perdeu para o Aucas-EQU pelo placar de 2x1, jogo válido pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores de 2023. O rubro-negro saiu na frente com gol do atacante Matheus França, mas no segundo tempo, Castillo e Ordoñez fizeram a favor dos donos da casa. Com este resultado, o time comandado por Vítor Pereira ocupa a terceira posição do grupo A, já que na outra partida da chave, o Racing venceu o Ñublense por 2x0. Já o Aucas está em segundo lugar, com três pontos conquistados.

Campeão invicto na edição de 2022, o Flamengo perdeu a invencibilidade de 14 jogos na competição. A última derrota havia acontecido na final da Libertadores de 2021, quando perdeu para o Palmeiras por 2x1.

O Flamengo não perdia em estreias de Libertadores desde 2014. Naquela ocasião, foi derrotado pelo León-MEX por 2x1 e acabou eliminado na fase de grupos.

O Aucas começou sua história na Libertadores com o pé direito, já que este foi o primeiro jogo da equipe equatoriana na história da competição.

Com a derrota, o técnico Vítor Pereira está bastante pressionado. Neste começo de temporada, o Flamengo perdeu as finais da Recopa Sul Americana e Supercopa do Brasil, além de ter sido eliminado na semifinal do Mundial de Clubes. Dessa forma, caso perca a final do Campeonato Carioca para o Fluminense, ha rumores de que o treinador rubro-negro possa ser demitido. No jogo de ida, o Flamengo venceu por 2x0, mas ainda não há nada definido, principalmente pelo fato de o tricolor estar desempenhando um ótimo futebol.


 

TEMPO

A equipe do Aucas jogou com a altitude ao seu favor e foi para cima. Logo nos minutos iniciais, o atacante Cifuente recebeu de frente para o goleiro Santos e mandou para fora. Porém, nessa jogada, foi marcado impedimento. Aos sete, de novo, Cifuente recebeu na entrada da área e isolou.

O Flamengo estava com muitas dificuldades na transição da defesa para o ataque. Com isso, não conseguia passar do meio de campo. No minuto nove, o meia Otero cobrou falta e a bola foi parar no travessão. Aos poucos, o time brasileiro saia da pressão equatoriana e passou a ficar mais tempo no campo de ataque. Aos 14, o atacante Matheus França arriscou de fora da área, a bola desviou na defesa e foi para a linha de fundo.

No minuto 22, o volante Vitor Hugo tocou para Gabigol, que na entrada da área, mandou a bola em cima do goleiro Galíndez. Mesmo pressionado, o Aucas encontrava espaços na defesa do Flamengo, principalmente pelo lado esquerdo. O lateral Perlaza recebeu pela direita e tocou para o volante Quiñonez, que finalizou e Santos defendeu. Aos 33, o atacante Marinho chutou de longe e mandou por cima da meta defendida por Galíndez.

Dois minutos depois, Matheus França recebeu, driblou dois marcadores e mandou a bola para a rede, colocando o Flamengo à frente no placar.

Como já era esperado, o Aucas foi para cima e, principalmente nos minutos iniciais o Flamengo ficou bastante acuado. Todavia, aos poucos o rubro-negro conseguia se soltar e passou a criar mais oportunidades, tanto que saiu do primeiro tempo com o placar favorável.

2° TEMPO

Em desvantagem, o Aucas foi para cima e não desistiu de reverter o placar. Logo aos dois minutos, Quiñonez recebeu pela direita, cruzou e o zagueiro Pablo afastou no momento crucial. Aos cinco, Otero recebeu pelo meio e tocou para Cifuente, mas Santos defendeu.

Mesmo sendo um time tecnicamente inferior, o Aucas pressionava e a equipe do Flamengo não criava muitas oportunidades. Cifuente arriscou de for a da área e mandou por cima da meta defendida por Santos. No minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Quiñonez cabeceou e Santos fez grande defesa. Aos 12, o meia Castillo recebeu pela esquerda e na finalização, chutou no cantinho, sem chances de defesa para Santos.

Com o empate, os equatorianos foram em busca da vitória. Aos 16, Otero chutou na entrada da área e mandou para fora. No lance seguinte, Castillo passou pela defesa rubro-negra e marcou um golaço, porém foi anulado porque foi marcada falta em cima do lateral Varela. O Flamengo só saiu do sufoco aos 29. Vitor Hugo recebeu na entrada da área e mandou para fora.

Entretanto, o alívio não durou muito tempo. Em contra-ataque, o lateral Cuero lançou o atacante Ordoñez, que saiu cara a cara com Santos e deixou o Aucas à frente no placar. Somente após tomar a virada que o Flamengo passou a pressionar. Aos 42, Varela cruzou pela direita, Gabigol tocou de cabeça e Galíndez fez grande defesa. No minuto seguinte, Gerson chutou e Galíndez defendeu sem muitas dificuldades.

O Aucas dominou as ações da etapa final. O Flamengo passou a maior parte do segundo tempo acuado e só conseguiu pressionar depois que tomou a virada.

PRÓXIMOS CONFRONTOS

O Flamengo volta a campo no próximo domingo (9), contra o Fluminense, para a disputa da final do Campeonato Carioca. Como venceu o jogo de ida por 2x0, pode empatar ou perder por um gol de diferença, pois mesmo assim, conquista o título. Já o Aucas também joga no domingo, porém contra o Emelec, pelo Campeonato Equatoriano.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »