Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/04/2023 às 19h20min - Atualizada em 10/04/2023 às 19h02min

Exposição em BH reúne centenas de visitantes para ver vida e obra d’OSGEMEOS

Ineditismo e um universo particular: Saiba mais sobre a fascinante exposição dos irmãos Pandolfo que está sendo realizada no CCBB de Belo Horizonte!

Letícia Pereira - Revisado por Thainá Souza
Exposição "OSGEMEOS: Nossos Segredos" no CCBB BH (Foto: Reprodução/Fernando Michel (Hoje em Dia))

Foi inaugurada, no dia 22 de fevereiro, a mostra "OSGEMEOS: Nossos Segredos" no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), em Belo Horizonte. A exposição conta a trajetória dos artistas e irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo, além de reunir diversas obras em curadoria inédita. 

 

Uma verdadeira viagem, colorida e fascinante!

 

Pela primeira vez em Minas Gerais, a mostra reúne quase mil obras e conta com a curadoria dos próprios irmãos. O intuito da exposição é retratar o universo particular e lúdico partilhado pelos irmãos desde a infância: o Tritrez, que significa três vidas - o antes, o agora e o que virá -.

 

Assim como descrito na divulgação do evento do CCBB, “esse universo não é perfeitamente traduzível em palavras: são janelas que se abrem para outro mundo, com telas, instalações e murais em espaços urbanos que brincam com a imaginação dos visitantes, coletiva ou individualmente”. É nesse sentido que foram projetadas as instalações e disposição das obras na mostra, de um modo que permita o acesso singular às experiências e que transporte o visitante a uma viagem lúdica e fascinante. 

 

Dentro da mostra, o Tritrez ganha forma em uma sala especial com as primeiras ilustrações e esboços de personagens. Esse é um mundo que os gêmeos criaram para se desconectarem do real e entrarem em contato com um universo interno. Portanto, tudo está em movimento na exposição, é um universo vivo e complexo, sublinham os irmãos em post no Instagram para divulgação da exposição no CCBB. 

 

Vídeo de divulgação da exposição em Belo Horizonte (Vídeo: Reprodução/ @osgemeos - Instagram)
 


 

Repleta de telas, grafites, esculturas, desenhos e instalações, a exposição ocupa todo o terceiro andar do prédio CCBB e, até em seu pátio, existe um boneco inflável gigante - foto de abertura. As quase mil obras e itens estão separados em salas que contam desde a retrospectiva dos irmãos, seu reconhecimento internacional e, até mesmo, uma ala inédita para a mãe da dupla, Dona Margarida. 

 

Traço marcante da exposição, as cores estão presentes em quase tudo, de maneira vibrante e alegre. “Várias coisas me chamaram a atenção na exposição, principalmente a alma inquieta desses dois artistas que vão do grafite a artes plásticas. Acho incrível suas ilustrações e cores empregadas,  sempre vivas e provocantes... o amarelo dando destaque a um mundo de cores e movimentos.“ Assim relata Érika Melo, designer e publicitária de Belo Horizonte, que esteve na exposição em seu primeiro final de semana.

 

Erika ainda destaca sobre a importância de exibições como a d’OSGEMEOS para a quebra de estereótipos acerca do grafite e das artes de rua:
 

“A importância de levar a arte de rua para as galerias é de mostrar que a arte existe em tudo e em todos. É uma forma inusitada de comunicar e apresentar ao mundo que tem beleza, tem protesto, tem crítica e tem arte nos muros ou telas. [...] Levar a arte de rua para as galerias é dar um basta a antigos preconceitos e incentivar aqueles que estão caminhando para novas oportunidades.”
 

Érika Melo, designer e publicitária, conta sobre a exposição.
 

Para ler mais sobre a exposição, o Tendências e o Jornal O Tempo reuniram as principais informações e características da mostra. Vale a pena conferir!

 

Vida e obras dos irmãos Pandolfo



 

Nascidos em 1974 em São Paulo, Gustavo e Otávio Pandolfo desenham desde os 5 anos ilustrações e esboços de personagens que estavam contidos no seu universo particular,  o Tritrez. Na adolescência, inspirados pelas influências da cultura hip-hop, na década de 80 no bairro Cambuci (SP), os garotos tiveram como principal referência o graffiti, o rap e o break, entre outras artes de rua.

 

Desde então, os irmãos deram origem a personagens peculiares, em grafitti, pinturas e desenhos, com diversos objetos planos e tridimensionais, sempre representados com muitas cores e um estilo popular e sofisticado, sublinha a divulgação do CCBB.

 

Por seu estilo diferente e marcante, além da qualidade técnica e críticas sociais, as obras dos gêmeos se popularizaram e se tornaram internacionalmente reconhecidas. Erika Melo comenta, inclusive, que seu primeiro contato com as obras dos irmãos foi em 2012, em Portugal, onde ela estava realizando um curso e certo dia viu um grafite dos gêmeos em um edifício. 


 

Vida e trajetória dos irmãos Pandolfo estão publicadas em biografia no site OSGÊMEOS

 

Não perca!

A exposição será exibida no CCBB de Belo Horizonte até o dia 22 de maio de 2023. Vale destacar que a entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados com antecedência pelo site do CCBB. As visitas podem ser realizadas de quarta a segunda, das 10h às 22h, na Praça da Liberdade (bairro Funcionários), em Belo Horizonte.

 

Para os que são de outras localidades, em sua edição na Pinacoteca de São Paulo, foi realizada uma visita guiada com os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo e ela pode ser conferida no canal da Pinacoteca no Youtube. Além disso, o CCBB também disponibiliza o tour virtual.

 

Se você foi à exposição, conta aqui nos comentários o que você achou dessa experiência!

 
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »