Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2023 às 16h57min - Atualizada em 24/04/2023 às 16h33min

Primeira vez da Barbie em modelo live-action: o que esperar?

Brenda Sales - Revisado por Danielle Carvalho
Margot Robbie dá vida a boneca Barbie em live-action (Foto: Reprodução / Warner Bros)
 


Essa não é a primeira produção da boneca mais famosa do mundo, criada pela marca Mattel em 1959. Afinal, a Barbie possui 38 filmes, sendo o primeiro lançado em 2001, mas até então nenhum deles em modelo live-action. Depois de anos, a boneca que marcou a infância de gerações vai chegar aos cinemas em 21 de julho de 2023. Interpretada pela atriz Margot Robbie e com a produção pela diretora indicada ao Oscar Greta Gerwig. O teaser do filme, lançado no último mês, apesar de não revelar quase nada sobre a produção, deixou os fãs com expectativas sobre como a boneca irá ser retratada e qual será o enredo principal, mas nada disso foi divulgado.


O que foi divulgado oficialmente no mês de março não sanou a curiosidade dos fãs: "No mundo mágico das Barbies, 'Barbieland', uma das bonecas começa a perceber que não se encaixa como as outras. Depois de ser expulsa, ela parte para uma aventura no 'mundo real', onde descobre que a beleza está no interior de cada um".

Expectativas sobre o enredo 

O filme se estabeleceu como uma promessa do cinema no ano de 2023 e gerou muitas teorias para tentar amenizar a ansiedade dos fãs da boneca. O jornalista Kyle Buchanan, do The New York Times, afirmou que o longa vai se debruçar no multiverso da Barbie. Lembram do slogan ‘’Você pode ser tudo que quiser’’?, pois é, estamos falando dele mesmo. O universo da Barbie, que reúne bonecas com várias personalidades, estilos, etnias e  profissões, vai estar presente em um único enredo. Além disso, o jornalista revelou que as atrizes Issa Rae e Hari Nef também interpretarão versões diferentes da boneca, enquanto Ryan Gosling não será o único Ken, que também será interpretado por Simu Liu e Ncuti Gatwa.

A partir da criação desse multiverso, que tem chances bem altas de ser real mesmo sem a sinopse oficial ter muitos detalhes, o filme provavelmente mostrará a boneca vivenciando uma crise de identidade ao descobrir que não é a única no mundo. Abordar o barbieverso é uma novidade para os clássicos da Barbie, pois em todos os filmes já lançados, apenas uma boneca é escolhida para ser a protagonista de todo filme, o que rendeu expectativas altíssimas.


Além disso, pela boneca no longa metragem ser inserida na ‘’vida real’’, os problemas que ela enfrentará serão, provavelmente, os da sociedade. Feminismo, lutas das mulheres, abordando temas como sexismo e papel de gênero, devem ser abordados no filme. 

O universo Barbie



Nos dois teasers, tanto no teaser 1 quanto no teaser 2, a preocupação em ambientar e trazer o público para o universo da Barbie é visível e o objetivo era claro. O foco era deslumbrar o público com uma sequência de cenas que não tem nenhuma história em si, mas que encantam pela presença das cores vibrantes, pelo cenário clássico de casinhas de boneca e por resgatar a infância dos espectadores com uma trilha sonora divertida, leve e sem muitos diálogos. Ao assistir os teasers, é nítido o quanto o filme será repleto de clichês ligados à infância e família, reforçando uma das características do universo da boneca. 

A estratégia da Barbie 

A equipe de marketing do filme levou a sério quando falamos em inserir, novamente, a Barbie no cotidiano de todas as idades, inclusive adultos. Foi desenvolvida uma inteligência artificial que permite que qualquer pessoa carregue uma foto sua e gere um pôster do filme, sim, é por isso que você só vê as pessoas postando isso nas últimas semanas nas redes sociais.

Essa estratégia chamamos de user-generated-content
, que se baseia em qualquer tipo de mídia produzido pelo público espontaneamente sobre uma empresa. E foi um sucesso: famosos, influenciadores e marcas entraram na brincadeira, o que aumentou o burburinho sobre o filme nas redes sociais.



Após toda essa mobilização espontânea nas redes, os fãs geraram para a marca da Barbie, a Mattel, propagando gratuita e de qualidade. No fundo do pôster, caso não tenham percebido, é a logo da Mattel, sem deixar claro que a propaganda da Barbie gera propaganda para a marca. Afinal, quem recusa e resiste à possibilidade de ter seu próprio pôster do mais novo filme da Barbie?


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »