Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
24/04/2023 às 19h20min - Atualizada em 24/04/2023 às 19h14min

Tomorrowland: o festival de música eletrônica que conquistou o mundo

O festival que reúne arte, cultura e tecnologia em um só lugar.

Elen Konno - Revisado por Danielle Carvalho
Bandeira com a logo oficial da Tomorrowland. (Foto: Reprodução / Tomorrowland)


Com mais de quinze edições realizadas até hoje e sendo um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, atraindo milhares de pessoas para prestigiar o trabalho de DJs e artistas do gênero, fica até difícil de acreditar que em algum momento o Tomorrowland nem sempre foi essa grande atração global. 
 

Origem do festival
 

Os irmãos belgas Manu e Michiel Beers são os responsáveis pela idealização do evento. Por serem extremamente cuidadosos e preocupados com a organização, o festival torna-se algo que vai muito além da música, pois há a criação de um ambiente mágico, que mistura arte, cultura e tecnologia e possibilita uma experiência memorável para pessoas de todo o mundo. 

(Foto: Reprodução / Tomorrowland)

(Foto: Reprodução / Tomorrowland)

Festival reúne pessoas do mundo todo em um só lugar.


Sua primeira edição foi realizada em 14 de agosto de 2005, na cidade de Boom, na Bélgica. Iniciou-se apenas com um pequeno palco principal e outros menores, reunindo cerca de 10 mil pessoas. Apesar de ainda ser muito inferior, se comparado aos atuais, nomes de peso do cenário eletrônico já marcaram presença, como Armin Van Buuren, Cor Fijneman e Yves Deruyter

 

Da Bélgica para o mundo

 

Três anos após a primeira edição, o crescimento exponencial do festival só mostrou o quanto a ideia dos irmãos Beers foi bem sucedida. A cada ano eles se superavam e mais amantes da música aguardavam ansiosamente para fazerem parte da história. Em 2007, já possuía o dobro de seu público inicial. No ano seguinte, o evento foi expandido para dois dias de duração e teve o tamanho e design do palco principal alterados para comportar pessoas das várias regiões da Europa
 

A partir de 2011, agora com três dias de festival, aderiu-se um tema exclusivo para cada edição, agregando assim, mais valor, criatividade e identidade na experiência imersiva. Os temas geralmente são inspirados em histórias de fantasia, ficção científica, lendas e mitos, sendo desenvolvidos com muito cuidado e atenção aos detalhes no momento da decoração. Naquele ano, o tema “The Tree of Life” (A Árvore da Vida), foi em homenagem à sua cidade de origem.

(Foto: Reprodução / Tomorrowland)

(Foto: Reprodução / Tomorrowland)

Decoração do tema ‘The Tree of Life’ (A Árvore da Vida), em 2011.


Para que pessoas de diferentes partes do mundo pudessem ter a oportunidade de viver essa experiência, o festival expandiu-se para além das fronteiras europeias em 2013, sendo sediada em Atlanta, nos Estados Unidos com o nome de TomorrowWorld. Outros países, como o Brasil e a França, também comportaram o evento nos anos seguintes.

 

Tomorrowland Brasil

 

Já no Brasil, o Tomorrowland teve suas primeiras edições realizadas em 2015 e 2016, na cidade de Itu, em São Paulo, com os temas “Book of Wisdom" (Livro da Sabedoria) e “The Key to Happiness” (A Chave da Felicidade), ambas bem sucedidas.
 

Quase seis anos depois, em dezembro de 2022, foi anunciado em suas redes sociais o retorno do festival em terras brasileiras. O evento ocorrerá nos dias 12, 13 e 14 de outubro deste ano, no Parque Maeda, em Itu. No entanto, por conta de sua popularidade e sucesso, os ingressos foram esgotados logo nas primeiras horas de venda no último dia 30 e só serão disponibilizados para aqueles que estiverem na lista de espera oficial do site. 
 

Post oficial anunciando a edição de 2023, que ocorrerá no Brasil. (Reprodução: @tomorrowlandbrasil - Instagram)



O tema da edição de 2023 será “The Reflection of Love” (O Reflexo do Amor) e a primeira parte do line-up já foi divulgada, contendo grandes artistas como Martin Garrix, Steve Aoki e Tiësto. Além disso, a presença de artistas brasileiros, como Alok e Bruno Martini, reforça ainda mais o impacto e a diversidade que o Tomorrowland trouxe e continua trazendo para o cenário musical de eletrônica. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »