Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/06/2023 às 12h21min - Atualizada em 10/05/2023 às 15h23min

Bollywood: o fenômeno cultural indiano

Gabriela Santos Souza - Revisado por Thainá Souza

Você conhece Bollywood? Já assistiu um filme ou série musical indiano? A indústria cinematográfica indiana tem crescido muito ao longo dos últimos anos e está adquirindo visibilidade no ocidente. Apresento pra vocês um pouco mais sobre a imensidão desta indústria cinematográfica.
 

O que é Bollywood?
 

O nome vem da junção de Bombaim, a maior e mais importante cidade da Índia, que hoje se chama Mumbai, com Hollywood, distrito norte-americano também famoso pela produção cinematográfica. Assim, formando Bollywood, a indústria é responsável pelo lançamento de filmes e produtos audiovisuais indianos sendo hoje um dos maiores centros de produção de cinema do mundo.

Se você pensou que Hollywood era a maior produtora de filmes, está enganado. Bollywood é a maior, em termos de produção, tendo lançado quase dois mil longas-metragens em 2017. Aproximadamente, 14 milhões de indianos vão ao cinema diariamente (cerca de 1,4% da população de 1 bilhão) para ver qualquer um dos mais de 800 filmes produzidos por Bollywood ao ano, dobro do número de filmes produzidos nos Estados Unidos. 

 

Contexto histórico
 

O primeiro longa-metragem indiano lançado foi em 1913, “Haja Harischandra”, o filme mudo foi dirigido por Dhundiraj Govind Phalke que se tornou pai do cinema indiano. Em 1931, com a chegada do cinema sonoro, Ardeshir Irani dirigiu o primeiro filme falado do país, o longa " Alam Ara". Depois, as cores apareceram e Moti B.Gidwani dirigiu Kisan Kanya (1937), o primeiro longa-metragem colorido da Índia.
 

Só a partir da década de 40 é que o cinema começou a fazer parte da cultura indiana. Após a independência da Inglaterra, os filmes se tornaram grandes agentes para criação da identidade nacional e ilustrar a dimensão multicultural presente no país. Ao longo das décadas, as temáticas abordadas nos filmes foram mudando, desde o foco nas histórias mitológicas até nas questões sociais do país. 
 

As décadas de 50 e 60 foram a Era de Ouro de Bollywood, os filmes em cores, os romances e melodramas musicais tomaram conta das salas de cinema. Alguns dos mais aclamados filmes indianos foram produzidos nessa época, entre eles Pyaasa (1957) e Kaagaz Ke Phool (1959), dirigidos por Guru Dutt; Awaara (1951) e Shree 420 (1955), de Raj Kapoor; e Aan (1952), dirigido por Mehboob Khan. O filme Mother India (1957), de Mehboob Khan, foi o primeiro longa indiano a ser indicado ao Oscar, na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, o qual acabou não vencendo.
 

Enquanto o cinema comercial de Bollywood fazia sucesso nas bilheterias, surgiu o Cinema Paralelo. O movimento é conhecido por abordar temáticas sociopolíticas, com o realismo e o naturalismo, usando elementos simbólicos e a rejeitando as populares sequências musicais do cinema mainstream indiano. O Cinema Paralelo obteve grande sucesso de crítica, o que contribuiu para o surgimento do Neorrealismo Indiano (‎1944 a 1952) e do Cinema Novo Indiano (1958 até o final dos anos 1960).
 

Durante as décadas de 1960 e 1970, a indústria cinematográfica indiana foi dominada por filmes com protagonistas que representavam o ideal de “herói romântico”. Rajesh Khanna se tornou o mais popular e foi o primeiro ator indiano a ser considerado uma “super estrela” de cinema, tendo protagonizado 15 grandes sucessos consecutivos, de 1969 a 1971. Ainda nos anos 70, se inicia a Era Clássica de Bollywood. Surge o termo “Bollywood” e marca o momento histórico em que a Índia tomou dos Estados Unidos o posto de maior indústria cinematográfica do mundo. 
 

Entre os atores mais populares nos dias de hoje estão Ranbir Kapoor, Ranveer Singh, Varun Dhawan, Sidharth Malhotra, etc. Entre as atrizes, Vidya Balan, Kangana Ranaut, Deepika Padukone, Sonam Kapoor, Anushka Sharma, etc. Os “reis” do cinema indiano são chamados de os Três Khans: os atores Shah Rukh Khan, Salman Khan e Aamir Khan.
 

Principais filmes indianos

 

O romance, o melodrama, a dança e a música estão entre as principais características dos filmes bollywoodianos. Os filmes “masala”, assim denominados por conta da mistura de temperos que dá origem ao nome, são caracterizados pelo “mix” de romance, comédia, drama, ação e aventura. Por ser um país muito ligado à música, às vezes as trilhas sonoras de Bollywood fazem mais sucesso e dinheiro do que os próprios filmes, algumas músicas são lançadas antes da estreia dos filmes, para que o público já esteja familiarizado com elas e também para atrair os espectadores ao cinema.

 

Está gostando de conhecer um pouco mais sobre Bollywood? Então fique ligado nesses filmes para se inteirar ainda mais sobre o cinema indiano.


Taare Zameen Par (Como estrelas na terra)

 

IFrame

IFrame

 

Um menino é visto como ativo, bagunceiro e desinteressado, até que um professor substituto de artes começa a interagir com ele e passa a compreender a razão de o menino ter este comportamento. Abordando a dislexia e a educação, o filme mostra que todos nós somos diferentes e todos têm muito potencial. Um filme de drama sobre a família e o mundo que traz uma bela lição de vida.

 

Mimi

 

IFrame

IFrame

 

Mimi é uma bela e talentosa aspirante a atriz que recebe uma proposta de um motorista de aplicativo: ser barriga de aluguel de um casal de estrangeiros. Com o dinheiro, ela poderá realizar o sonho de se tornar uma atriz de sucesso e, por isso, aceita. No entanto, com complicações na gravidez, as coisas não correm conforme o planejado. O filme aborda a maternidade, as diferenças culturais e os obstáculos para se alcançar sonhos, trabalhando questões como preconceitos. É baseado numa história real e um remake do filme Mala Aai Vhhaychy! (2010).

 

Yeh Ballet

 

IFrame

IFrame

 

Dois jovens bailarinos talentosos, de situação econômica mais complicada, enfrentam o preconceito e a rejeição para brilharem na dança. Do lado deles, contarão com um excêntrico e brilhante professor. Um filme de Bollywood com muita dança e música.

Ratsasan

 

IFrame

IFrame

Um escritor de filmes acaba por tornar-se policial após a morte de seu pai. Ele localiza um serial killer que rapta e mata meninas de uma escola. Boa pedida para quem curte suspense.

 

Curiosidades

Em 2013, Bollywood completou 100 anos e foi homenageada no 66º Festival de Cannes, na França, com a exibição de dois filmes. 
 

Em 2019 o Oscar de melhor curta-metragem foi para a Índia com uma produção dirigida pela diretora Rayka Zehtabchi para a Netflix. O filme “Absorvente o Tabu”, retrata a história de uma aldeia em Nova Delhi em que as mulheres lidam com o preconceito da menstruação.
 

“Os filmes de Bollywood foram inspirados por textos clássicos como o Mahabharata (obra monumental, com mais de 74 mil versos em sânscrito, atribuída a Krishna Dvapayana Vyasa e considerada um dos maiores épicos da cultura indiana) e o Ramaiana (outro épico em sânscrito, com 24 mil versos, atribuído ao poeta Valmiki e parte importante do cânon hindu, cuja tradução significa “a viagem de Rama”). Essas histórias influenciaram o processo de pensamento e de criação dos filmes populares indianos, particularmente no que diz respeito à construção de narrativa – por exemplo, com o uso de subplots e dispersões narrativas.” (Academia Internacional de Cinema)

Bollywood é uma fonte de poder econômico e social para a Índia, visto que os filmes influenciam a visão que outros países  têm sobre a realidade indiana. A indústria cinematográfica age disseminando a cultura para o resto do mundo. Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura indiana?

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »