Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/06/2023 às 12h30min - Atualizada em 07/06/2023 às 17h34min

Festa Junina: Celebração Cultural e Religiosa

Conheça um pouco mais sobre a festa junina

Gabriela Santos Souza - Revisado por Thainá Souza


Acabou o Carnaval, já está na hora de se preparar para a festa de São João. A festa típica junina é uma festa cultural brasileira que acontece no mês de junho, principalmente nos estados da região nordeste. A festa é conhecida por ser um conjunto de celebrações de santos populares do mês: Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo.

 
HISTÓRIA
A celebração chegou ao Brasil através dos portugueses e está relacionada às festas pagãs europeias que aconteciam durante a passagem entre a primavera e o verão. As festas tinham como objetivo afastar maus espíritos que poderiam aparecer durante a colheita do mês, com a consolidação do cristianismo na Europa, a festa foi se tornando cada vez mais cristã e sincretizada.

Por junho ser o mês com a celebração de diversos santos católicos e importantes para a igreja, a festa foi sendo voltada para a celebração desses santos. No dia 13 é dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro; no dia 24 dia de São João Batista, primo de Jesus e profeta; dia 29 dia de São Pedro, discípulo e primeiro Papa da Igreja e São Paulo, apóstolo que perseguiu cristãos e se converteu, que apesar do seu dia ser 25 de janeiro, também é celebrado no dia 29 com São Pedro em alguns lugares.
No Brasil, a festa foi se adaptando com aos costumes diversos dos que habitavam as terras brasileiras até se tornar o que nós vemos hoje. A região Nordeste do país, é o local que a há mais festas e a tradição é mais presente. Isso movimenta a economia turistíca e cultural da região. Por exemplo, a cidade de Campina Grande, é a sede do maior evento de São João do mundo, com um público estimado de 2,5 milhões de pessoas.
 
ELEMENTOS CULTURAIS
As festas juninas são marcadas por diversos elementos que acabam sendo voltados para celebrações dos santos e também das culturas regionais. É comum que nessa época as ruas sejam enfeitadas por bandeirolas e balões coloridos. Além disso, comidas à base do milho e da mandioca também são comuns na gastronomia da festa, que estão totalmente relacionados à época de colheita desses alimentos, junto aos licores e vinho quente. 
 

 
A fogueira é um grande sinal da tradição das festas juninas. No dia de São João é comum que sejam acesas fogueiras nas ruas e diversos lugares que, historicamente, representam o sinal que Isabel fez para Maria para anunciar o nascimento de seu filho, João Batista. As fogueiras ainda possuem diferentes formas para cada santo: a quadrada é de Santo Antônio; a redonda de São João; e a triangular de São Pedro. Dentro do paganismo representam a proteção contra maus espíritos.
Além disso, a sonoridade é tomada pelo forró, sertanejo, baião etc e quanto às danças é comum ver as famosas quadrilhas, que vieram da zona rural da França. As roupas são dominadas pelo xadrez e saias rodadas. 

E aí, gostou de saber um pouco mais das festas juninas? O mês de junho está só começando, então não fique de fora dessa e vá festejar!!
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »