Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/06/2023 às 18h02min - Atualizada em 10/06/2023 às 15h50min

Filmes famosos que possuem furos de roteiros explicados pelos fãs

Jaqueline Brasil - Editado por Letícia Nunes
Reprodução: Copyright Universal Pictures


Os pilares básicos que envolvem a criação de um excelente longa-metragem pode ser considerado um checklist de sucesso. Contendo, bons cenários, figurinos, iluminação, o backstory do personagem, roteiro, entre outros elementos. 

A grande estrela de qualquer filme, é seu roteiro. O grande desafio, é solucionar todas as tramas e as subtramas apresentadas durante o longa-metragem de maneira coerente e quando isso não acontece, os buracos ficam evidentes.

Esses buracos são chamados de "furos de roteiro", são momentos ou alguma ação que trará o descrédito a história. Distanciando e frustrando aqueles que irão assistir a obra.

Os furos de roteiro estão presentes nos melhores filmes, ou seja, sempre podemos nos deparar com falta de coerência no enredo. Mas, para tentar solucionar algumas inconsistências, algumas vezes os fãs criam teorias para solucionar esses furos criados no roteiro.

Sabendo disso, separei alguns filmes famosos contendo furos de roteiros, mas que foram  facilmente "solucionados" pelos fãs.


De Volta Para o Futuro 

Uma das trilogias mais amadas do cinema não escapou de incoerência na narrativa. A mais conhecida que foi "consertada" pelos fãs, a guitarra que Marty Mcfly (Michael J. Fox), usa na cena do baile.

O buraco está justamente no instrumento que era uma Gibson ES-345. Essa guitarra não existia em 1955, ano que o filme se passa, para solucionar essa questão foi fácil, a história de ficção científica fala sobre viagens no tempo. Na teoria, os integrantes da banda Starlighters eram viajantes do tempo, ou seja, seria uma explicação plausível.  


A Bela e a Fera

Tendo Emma Watson, o live-action de A Bela e a Fera fez bastante sucesso em 2017. Uma das histórias mais conhecidas, intrigou o público quando os cidadãos da vila próxima onde vivia e o príncipe não envelheceram.

Mesmo que a maldição do príncipe tivesse chegado para a vila e ninguém lembrava dele. Não houve uma explicação para o não envelhecimento dos moradores da vila. 

Então, os fãs criaram a teoria que os habitantes ficaram presos num loop temporal após a maldição, assim parando o processo de envelhecimento daqueles aldeões.


Esqueceram de Mim

Um dos filmes de maiores sucessos dos anos 90. Contando com atuação do prodígio Macaulay Culkin como Kevin McCallister, o pequeno esquecido pela família durante as festividades de final de ano, não passou ileso ao furo de roteiro.

Quando os ladrões, cortaram as linhas telefônicas e logo em seguida Kevin consegue pedir uma pizza. A resposta é simples, na época as ligações locais ainda eram realizadas mesmo tendo suas vias obstruídas. Assim, quando os pais tentam entrar em contato não conseguem, mas, para a pizzaria é possível.


REFERÊNCIAS:
SOUSA, J. 7 buracos na trama de filmes para quais os fãs encontraram uma explicação. Legião de Hérois, 2023. Disponível em: < 
https://www.legiaodosherois.com.br/lista/buracos-trama-filmes-fas-encontraram-explicacao.html >. Acesso em: 10 jun. 2023.

WISKI, C. 5 TIPOS DE FUROS DE ROTEIRO.
Tertulia Narrativa, 2015. Disponível em: < https://www.tertulianarrativa.com/post/2015/05/22/5-tipos-de-furos-de-roteiro >. Acesso em: 10 jun. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »