Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
14/06/2023 às 08h14min - Atualizada em 14/06/2023 às 08h00min

São João: saiba mais sobre a festa que toma o país no mês de junho

Do Norte ao Nordeste, a festa reúne várias pessoas em busca de diversão e comida boa

Marcela Conrado - Revisado por Thainá Souza
Apresentação da Quadrilha Cafundó do Brejo de Palmas (TO). (Reprodução/Instagram: @juninacafundodobrejo)

O mês de junho carrega muita tradição e fé, nesse período é comemorado um dos maiores festejos do Brasil: o São João. Nas diferentes regiões do país, a festa ganha vida de diferentes formas, no Maranhão tem o Boi Bumbá, em Caruaru e Campina Grande tem os maiores eventos de São João do Brasil, chamando atenção de brasileiros e estrangeiros.

 

De onde surge esse ‘forrobodó’

As comemorações juninas acontecem o mês inteiro mas, é no dia 24 de junho que é comemorado o dia de São João Batista, a figura principal de toda a festa, o santo que previu a chegada do messias, Jesus Cristo, e o batizou nas águas do Rio Jordão. No mesmo mês, ainda é comemorado o dia de Santo Antônio (13) e o dia de São Pedro (2). 

 

A festa de São João tem origem no período da Idade Média o qual os rituais foram sendo substituídos por festejos que homenageavam os santos. No início eram encontros que iam contra aos desejos da igreja porém, tomou uma proporção tão grande que a igreja acabou tendo que aderir ao movimento e colocar um sentido mais religioso.

 

Era nesse mês que as pessoas faziam colheitas com diversos produtos, entre eles o milho, que hoje é o principal ingrediente das comidas juninas. O hábito de acender  fogueiras também surge nesse período, o pessoal se reunia e fazia diversas queimas. 

 

A história conta que quem trouxe a festa para o Brasil foram os portugueses. Em Portugal as festas eram chamadas de Joaninas em referência ao mesmo santo. Porém, não existe um denominador comum para o lugar específico onde o São João surgiu no Brasil mas, a presença mais forte da festividade é na região nordeste, onde acontecem os maiores eventos juninos.
 

Banda Mastruz com Leite famosa em festas juninas. (Reprodução/You Tube: @MastruzcomLeite)


 

O São João em diferentes estados

O nordeste sendo a principal região dos festejos juninos, é palco das maiores festas do estilo. Em Caruaru (PE), por exemplo, acontece um grande festival de forró com diversos artistas, quadrilhas, comidas, fogos de artifício e a presença de vários estrangeiros. O Guinness World Records elegeu ela a maior festa regional ao ar livre do mundo.

 

Já em Mossoró Cidade Junina (RN), os traços dos festejos são carregados no próprio nome da festa, o evento gratuito conta com shows de artistas nacionais, apresentação de humor, quadrilha, comidas típicas e o espetáculo "Chuva de Bala”, peça teatral realizada ao ar livre que reconta história de expulsão do bando de Lampião em 1927.

 

Não se pode falar em São João e não falar sobre o Bumba Meu Boi ou Boi Bumbá, em São Luís (MA). Como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, é uma das festas típicas mais famosas no Brasil. Ele chama atenção pelas apresentações, roupas, cores e a história que todo o festejo carrega.

 

E por último, o maior São João do mundo, o de Campina Grande (PA), é realizado durante 31 dias no espaço ‘Parque do Povo’ ou "quartel-general do forró", no centro da cidade de Campina Grande. Em 2023 ela chega à sua 40ª edição.
 

Um pouco do São João em São Luís (MA). (Reprodução/You Tube: @TVGlobo)


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »