Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
19/06/2023 às 20h31min - Atualizada em 19/06/2023 às 18h14min

'Todas as Flores' termina com arcos abertos: terá outra temporada?

Obra produzida completamente para o streaming é a mais assistida da plataforma, de acordo com a Folha de S. Paulo

Felipe Nunes - Revisado por André Pontes
Obra aborda anticapacitismo e traz pessoas cegas no elenco e também nos bastidores da produção. (Foto: Reprodução Globoplay)

A novela “Todas as Flores”, escrita pelo autor João Emanuel Carneiro, teve o último capítulo exibido no primeiro dia deste mês. Produzida para a plataforma de streaming Globoplay, a obra, com características que misturam elementos de folhetim e de séries, terminou com diversas situações sem desfecho, deixando a possibilidade de uma possível sequência, como aconteceu com “Verdades Secretas”, de Walcyr Carrasco.

​Na trama, Sophie Charlotte dá vida à mocinha Maíra. Abandonada pela mãe, Zoé (Regina Casé), quando criança, Maíra, anos depois, perde o pai, Rivaldo (Chico Diaz), assim que reencontra a mãe - que, na verdade, foi quem o assassinou. A visita repentina da mãe, que é uma das organizadoras de uma quadrilha de tráfico humano, tem motivo: ela quer que a filha doe a medula óssea para a irmã, Vanessa (Leticia Collin), que enfrenta uma leucemia.

Após o transplante, Maíra se apaixona por Rafael (Humberto Carrão), sem saber que ele está noivo de Vanessa. Com o triângulo amoroso construído, traições, mistérios e vingança ambientam a trama já clássica de Carneiro, conhecido pelas vilãs cruéis e mocinhas vingativas, como Flora (Patricia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia), de “A Favorita", e Carminha (Adriana Esteves) e Nina (Débora Falabella), de “Avenida Brasil”.

Ao longo dos 85 episódios, reviravoltas são mostradas nos blocos de cinco capítulos em que a novela foi transmitida aos espectadores, de forma semanal, com um hiato entre dezembro de 2022 e abril de 2023, em virtude do “Big Brother Brasil”. Contudo, mesmo com o fim da novela, diversas situações ficaram inconclusivas.


O incêndio na Rhodes

Interpretada pela famosa atriz Suzy Rêgo, Patsy, ou Paulete, como os amigos de velha data da Gamboa gostavam de lembrar, foi a responsável por um acidente na empresa Rhodes, o qual resultou na morte de diversos personagens.

Durante muito tempo, esse arco foi suplantado por outras situações, ressurgiu nos capítulos finais, mas não teve conclusão. Patsy contou a Rafael que o incêndio responsável pela morte de Guiomar (Ana Beatriz Nogueira) foi promovido, mesmo que de forma acidental, por ela? Ela foi julgada? Perguntas que não foram respondidas!


Os bebês traficados

As maiores vilanias da organização de traficantes humanos eram as vendas de bebês, gerados sem o consentimento de homens e mulheres escravizados em uma fazenda. 

Muitos dos genitores, ainda que traumatizados pelos abusos cometidos, lutaram para saber o paradeiro das crianças, como Jéssica (Duda Batsow), irmã de Diego (Nicolas Prattes). Todavia, a narrativa não abordou para onde essas crianças iam e se seriam resgatadas.


Aninha, a filha adotiva de Maíra

Enquanto tentava desmascarar os crimes e falcatruas de Zoé, Maíra traficou uma criança com Galo (Jackson Antunes) e não conseguiu achar os pais da garotinha para devolvê-la. Trata-se de Aninha, personagem cujo nome da atriz mirim não foi divulgado. 

Na novela, Maíra é presa por essa crime e, após ser solta, ‘adota’ a garota. No entanto, nenhum trâmite foi mostrado e nenhuma explicação foi dada.
 

A provável continuação da organização criminosa

O plano de fundo da novela foram os tráficos humanos promovidos por uma organização em que vários personagens, como Humberto (Fabio Assunção), Samsa (Ângelo Antônio), Débora (Barbara Reis), Doutora Mondego (Denise Weinberg) e Zoé, atuavam juntos. 

Entre a morte de alguns e a prisão de outros, Doutora foge da cadeia e a finalização de seu núcleo sugere que os tráficos continuam ocorrendo. Antes disso, quando Zoé a visitava na prisão, o roteiro também sugeria que os crimes não tivessem tido um fim definitivo.


A suposta morte de Pablo

Interpretado por Caio Castro, Pablo foi um dos personagens mais dúbios de toda a novela, assim como Zoé. Na eterna dúvida maniqueísta entre o bem e o mal, ele traçou o seu destino com tudo o que sempre almejou: riqueza, diversão e luxo.

A ambição do personagem foi maior que a paixão nutrida por Maíra. No decorrer das viagens que fez com o dinheiro roubado de Zoé e Humberto, ele foi drogado e roubado por duas prostitutas. Não houve confirmação se ele, de fato, morreu ou se apenas desmaiou.
 

‘Todas as Flores’ terá uma nova temporada? 

Os finais inconclusivos sugerem que sim, mas nem o Globoplay, tampouco o autor João Emanuel Carneiro, confirmaram a sequência do folhetim. Entretanto, de acordo com  a Folha de S.Paulo, a obra se tornou o produto mais assistido da plataforma de streaming do grupo Globo.
 

Diante disso, ao analisar os arcos abertos da produção e comparar a trama com “Verdades Secretas”, que também teve um final com pontas soltas e até então era a produção mais consumida no streaming, não é impossível pensar que a narrativa de Carneiro ganhe uma nova temporada.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »