Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
13/08/2023 às 16h00min - Atualizada em 13/08/2023 às 14h57min

Como a greve de roteiristas e atores afeta a divulgação de novas produções

Letícia Cleto - labdicasjornalismo.com
Atores e roteiristas protestam por melhores condições de trabalho. (Foto: Reprodução/O Noticiado)

Já não é mais novidade que o sindicato dos roteiristas e atores decidiu aderir uma greve reivindicando melhores condições de trabalho para as grandes produtoras de filmes e séries, que mesmo faturando milhões por ano, não arcam com salários dignos para quem faz a indústria andar. Mas, atualmente o que vem chamando a atenção do grande público é a falta de divulgação de produções prestes a estrear, já que a publicidade da obra sempre esteve atrelada ao sucesso de bilheteria e visualizações alcançadas.

Em um breve contexto, os roteiristas iniciaram a greve em 2 de maio pedindo salários mais justos, direitos residuais e melhores condições de trabalho. Em 13 de julho foi a vez dos atores aderirem à greve também solicitando melhorias no trabalho. Porém, um recente adendo vem ganhando notoriedade no que diz respeito à greve: a utilização exacerbada da inteligência artificial.

(Foto: Reprodução/TechTudo)

(Foto: Reprodução/TechTudo)

Roteiristas se mobilizam à procura de melhores condições de trabalho.
 

Sobre este tema, em entrevista à Forbes, Thiago Romariz, cofundador da plataforma Chippu e especialista em entretenimento, alerta sobre a utilização da AI em grande escala. “É muito mais uma questão da replicação autêntica da voz, rosto, gestos e movimentos de um ator ou profissional, sem precisar que ele esteja filmando. Por exemplo, em um dia de filmagem, o estúdio pode capturar as imagens e vozes de todos os atores da cena para que no dia seguinte, sem eles, um software de IA consiga replicar a cena inteira como o roteiro pede", comentou.
 

Com a greve dos roteiristas já em andamento, 2 meses depois, o Screen Actors Guild (SAG-Aftra) - sindicato da profissão - decretou que também entraria em greve após não entrar em acordo com grandes estúdios para a implementação de melhorias. Depois do comunicado, um fato que chamou bastante atenção ocorreu durante a divulgação do longa "Oppenheimer", no Reino Unido.
 

Liderado pelo diretor Christopher Nolan, o elenco chegou a posar para fotos no tapete vermelho, mas optaram por não assistir o filme, em apoio a greve, que tem como um dos pilares a não divulgação de filmes e séries feitas pelos atores. "Tenho de reconhecer o trabalho de nosso incrível elenco, liderado por Cillian Murphy. [...] Infelizmente, eles estão indo escrever seus cartazes para o que acreditamos ser uma greve iminente do SAG, juntando-se a um dos meus sindicatos, o Writers Guild, na luta por salários justos para os membros trabalhadores de sua união".

(Foto: Reprodução/ Evening Standard)

(Foto: Reprodução/ Evening Standard)

Atores de 'Oppenheimer' aderem a greve e optam por não assistir ao filme em Londres.
 

Com todo esse imbróglio ainda em andamento, gravações de filmes e séries estão paralisadas, assim como a divulgação de novos projetos para a mídia. Um filme que está sofrendo com a falta de divulgação do elenco e que vem chamando a atenção da população brasileira é "Besouro Azul", projeto que conta com a atriz brasileira Bruna Marquezine e que quase foi adiado para 2024 pela DC Studios em virtude da greve, já que a falta de publicidade pode prejudicar o desempenho financeiro do projeto.
 

Até o momento nenhum acordo foi firmado e Hollywood continua sem previsão para a volta de roteiristas e atores. 

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »