Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
26/08/2023 às 13h28min - Atualizada em 26/08/2023 às 13h28min

Comics | Referências aos quadrinhos em filmes e séries

Filmes e seriados da Marvel geralmente colocam referências diretas aos quadrinhos para agradar os fãs

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Screen Rant | Reprodução: Google


Uma coisa que a Marvel é conhecida, é por seus easter eggs, referências a outras obras e seus quadrinhos; pequenos objetos que apenas os fãs que realmente acompanham ou que conhecem as histórias vão perceber. Tanto nos filmes quanto nos seriados da Netflix ou até Agentes da Shield, que possui muitas referências aos filmes.
 
 
Daisy Johnson (Agents of Shield)
Fonte: Marvel Comics | Reprodução: Google

Fonte: Marvel Comics | Reprodução: Google


Uma cena rápida da 4° temporada de Agents of Shield tem uma referência direta dos quadrinhos, mas que nem todos podem ter entendido. Coulson está conversando com Daisy sobre o novo diretor da Shield ser um Inumano e diz que é assim que deveria ser, mas não queria dizer para ele, deixando claro que Daisy deveria ser a nova diretora. Ela ri e diz que talvez na versão dos quadrinhos, o que muitos não sabem é que ela realmente se tornou a diretora da Shield por um tempo nos quadrinhos, já que era pupila de Nick Fury
 
 
Trish Walker (Jessica Jones)
Fonte: ComicIcons | Reprodução: Google

Fonte: ComicIcons | Reprodução: Google


A trajetória de Trish no seriado é bem complicada; do vício em drogas aos problemas com sua mãe, quando ela conseguiu os poderes que sempre sonhou; começou a treinar para ajudar os outros do jeito que sempre quis. Em uma cena da 3° temporada de Jessica Jones, Trish está trabalhando em sua identidade secreta e procurando a roupa certa, ela acaba experimentando uma roupa amarela com máscara de preta parecida com uma de gato, como é utilizado por ela nos quadrinhos. 
 
 
Stan Lee (Capitã Marvel)
Fonte: Cineramaclube | Reprodução: Google

Fonte: Cineramaclube | Reprodução: Google


No filme da Capitã Marvel, após chegar na Terra, ela começa sua busca pelos Skrulls, uma raça alienígena que possui a habilidade de se transformar em outras pessoas. Até o momento, Carol acredita que eles são os vilões, lá pela metade do filme é mostrado que essa não é a verdade e o exército pra quem ela trabalha é que são os vilões. Nesta cena em particular, ela entra em um trem para procurar pelo Skrull, ela passa devagar pelas pessoas e vê um homem lendo um jornal. Quando Carol abaixa o jornal, vemos que se trata de Stan Lee. Além de ser um easter egg muito legal para os fãs, é um dos únicos momentos do filme em que mostra Danvers sorrindo.
 
 
Homem-Formiga e Gavião Arqueiro (Guerra Civil)
Fonte: Legião dos Heróis | Reprodução: Google

Fonte: Legião dos Heróis | Reprodução: Google


Esse é um filme que divide a opinião dos fãs, tanto pela discussão do Time Homem de Ferro contra o Time Capitão América, ou por vários fãs não terem gostado tanto desse como de Guerra Infinita ou Ultimato. Uma das cenas favoritas de todos, é a batalha no aeroporto onde os dois times se enfrentam e tem várias referências aos outros filmes. Mas, a maioria é bem fácil de perceber. Um dos easter eggs que não tiveram tanto destaque foi uma cena em que o Homem Formiga se segura em cima da ponta de uma flecha do Gavião Arqueiro, essa é uma referência direta a um momento dos quadrinhos em que isso acontece.
 
 
Doutor Estranho (Capitão América: O Soldado Invernal)
Fonte: Divulgação | Reprodução: Google

Fonte: Divulgação | Reprodução: Google


Essa é uma referência que grande parte das pessoas percebeu, por ser uma nome tão importante nos quadrinhos. Em um momento do filme, Natasha, Steve e Sam precisam interrogar o agente Jasper Sitwell, um infiltrado da Hydra, sobre possíveis alvos que a organização possui. Após a Viúva Negra empurrar o homem do prédio para intimidá-lo, o Falcão o traz de volta e parece ser o suficiente para fazer o agente falar. Ele diz que a Hydra possui alvos, qualquer pessoa que seja uma ameaça a eles no presente ou no futuro, ele acaba dizendo o nome Stephen Strange entre outros. Está foi uma forma de introduzir o personagem ao MCU
 
 
REFERÊNCIAS:
TOP WAY SCHOOL. 9 easter eggs em filmes e seriados. 2020. Disponível em: < https://www.topwayschool.com/blog/9-easter-eggs-em-filmes-e-seriados >. Acesso em: 25 ago. 2023.
 
VELASCO, A. Veja alguns easter eggs brilhantes em diversos filmes da Marvel. Canal Teh, 2019. Disponível em: < https://www.google.com.br/amp/s/canaltech.com.br/amp/cinema/veja-alguns-easter-eggs-brilhantes-da-marvel-144533/ >. Acesso em: 25 ago. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »