Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/09/2023 às 10h52min - Atualizada em 16/09/2023 às 10h06min

Os 60 anos dos X-Men na Marvel

Joérica Cunha - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Marvel Comics | Reprodução: Google


A equipe de super-heróis, X-Men, completam 60 anos de existência na Marvel Comics em setembro de 2023. O grupo foi criado por Stan Lee e Jack Kirby, e a história de estreia, The X-Men #1, foi publicada em setembro de 1963. A sua formação inicial era: Professor X, Scott Summers, o Ciplope; Warren Worthigton, o Anjo; Hank McCoy, o Fera; Bobby Drake, o Homem de Gelo; e Jean Grey, a Garota Marvel.

Os X-Men são mutantes – seres humanos que nasceram com habilidades super-humanas devido a exposição de gerações anteriores à energia atômicas.  A equipe foi fundada por Charles Xavier, o Professor Xavier, com o intuito de defender a humanidade dos ‘mutantes do mal’. Os primeiros volumes dos quadrinhos introduziram o Magneto e a Irmandade de Mutantes, formada por Mercúrio (Pietro Maximoff), Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff), Mestre Mental e Groxo, como arqui-inimigos dos super-heróis.


Fonte: Marvel Comics | Reprodução: Google


Anos iniciais
No período de estreia dos X-Men, a Marvel já conquistava o público com histórias solos de heróis como o Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Poderoso Thor, e a equipe, Quarteto Fantástico. Mas, diferente destes outros sucessos, os X-Men não emplacou de cara, fazendo com que em seus anos iniciais, várias mudanças fossem realizadas na equipe.

Em 1969, Roy Thomas passou a roteirizar os quadrinhos, e introduziu dois novos integrantes a equipe, o Alex Summers, irmão do Ciplope, e a Lorna Dane (Polaris). Porém, ainda assim, a história não se tornou popular entre o público, não se tornando bem sucedida em vendas.

A Marvel então decidiu parar de produzir novas histórias a partir da edição #66, e depois de um período, voltou com reimpressões do material antigo entre as edições #67 e #93.


Anos 1970 - 1980
As coisas só melhoraram para os X-Men em 1975 com o lançamento da edição #94. Giant-Size X-Men, história escrita por Len Wein e ilustrada por Dave Cockrum, apresenta a nova equipe das próximas edições da equipe. Os ‘Novos X-Men’ era formado pelo Ciclope, Pássaro Trovejante, Colosuss, Noturno, Solaris, Banshee, Tempestade e Wolverine. Jean Grey retornou para equipe um pouco mais tarde, enquanto os outros três X-Men originais (Fera, Anjo e Homem de Gelo) passaram a fazer apenas algumas participações em edições especiais.

Essa fase dos quadrinhos conquistou o público e a crítica com os arcos da Fênix Negra, onde Jean Grey é incorporada pela Fênix, perde o controle de seus poderes e se sacrifica para salvar o universo; e Dias de um Futuro Esquecido, primeira história a abordar o conceito de realidades e futuros alternativos. A fase também introduziu diversos novos personagens, como Emma Frost, Mística, Rachel Summers e Dra. Moira McTaggert.


A Saga da Fênix Negra nos quadrinhos, uma das principais e mais conhecidas.

A Saga da Fênix Negra nos quadrinhos, uma das principais e mais conhecidas.

Fonte: Marvel Comics | Reprodução: Google


Em meados de 1980, mais personagens foram adicionados ao grupo, entre eles a Lince Negra, Vampira, Psylocke e Excalibur. A saga de maior impacto foi A Queda dos Mutantes, mas acontecimentos como o retorno de Jean Grey, a ida do Professo X ao espaço e Magneto como líder da equipe, repercutiram entre a crítica.


Anos 1990
Os personagens do X-Men continuavam bem populares, fazendo com que o número de obras relacionadas aos mutantes fossem surgindo de forma grandiosa. Os arcos de maiores destaques foram Programa de Extermínio, A Saga da Ilha Muir, A Canção do Carrasco, Atração Fatal, A Era do Apocalipse e Operação: Tolerância Zero.

A Marvel lançou no período a X-Force e séries-solo de personagens como Cable, Gambit, Bishop e Deadpool. Neste período, a equipe de heróis começou a ganhar adaptações nas telas. Em 1996, foi lançado o filme Geração X, que adapta uma formação dos X-Men liderados por Emma Frost e Banshee.

X-Men: a série animada, veiculada entre 1992 e 1997, é, até hoje, uma das adaptações mais conhecidas e mais fiel dos Filhos do Átomo. A série conseguiu adaptar vários arcos dos quadrinhos e deixá-los em eventos grandiosos.


X-Men: A Série Animada

X-Men: A Série Animada

Fonte: Marvel Studios | Reprodução: Google


Anos 2000 – 2020
Nos anos 2000, os X-Men já representava uma das principais equipes da Marvel, com diversos de seus personagens se tornando a cara da editora. A saga Dinastia M foi um das de maior destaque do grupo, com acontecimentos que afetou todo o universo de quadrinhos da Marvel.

Foi neste período também que as adaptações da equipe passaram a acontecer com maior frequência, principalmente no cinema. Em 2000, estreou X-Men: o filme, longa metragem que influenciou o crescimento dos filmes de super-heróis que temos atualmente.


X-Men: O Filme

X-Men: O Filme

Fonte: Fox Studios | Reprodução: Google


Os outros filmes lançados neste período foram: X-Men 2 (2003), X-Men: O Confronto Final (2006), X-Men Origens: Wolverine (2009), X-Men: Primeira Classe (2011), Wolverine: Imortal (2013), X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014), Deadpool (2016), X-Men: Apocalipse (2016), Deadpool 2 (2018), X-Men: Fênix Negra (2019) e Os Novos Mutantes (2020. As animações X-Men: Evolution (2000 -2003), Wolverine e os X-Men (2009) e Marvel Anime: X-Men e Wolverine (2011), também levaram a história dos Filhos do Átomo para além dos quadrinhos.


REFERÊNCIAS: 
5 dos maiores arcos da Marvel nos quadrinhos. Geek Project, 1 jan. 2023. Disponível em: <
https://www.geekproject.com.br/2023/01/5-dos-maioresarcos-da-marvel-nos-quadrinhos/3/ >. Acesso em: 12 set. 2023.

AVILA, Gabriel. Como começar a ler X-Men em 5 HQs. Omelete, 15 abr. 2020. Disponível em: < https://www.omelete.com.br/banca-de-hqs/melhoresquadrinhos-livros/x-men-como-comecar-a-ler-5-hqs >. Acesso em: 12 set. 2023.

RANTIN, Chris. X-Men: Guia dos quadrinhos atuais da equipe. Legião dos Heróis, 2020. Disponível em: <
https://www.legiaodosherois.com.br/2020/esse-e-omelhor-momento-para-comecar-a-ler-x-men.html >. Acesso em: 12 set. 2023.

NERD ALL STARS. Cronologia: X-Men - Guia de Leitura. Youtube, 07 dez. 2018. Disponível em: < 
https://www.youtube.com/watch?v=jBWORLynLv8 > Acesso em: 15 set. 2023. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »