Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/09/2023 às 10h03min - Atualizada em 16/09/2023 às 09h58min

Festival de Cinema de Veneza 2023 encerra em meio a vencedores e polêmicas

A 80° edição do festival que iniciou no dia 30/08, aconteceu sem a presença de muitos atores devido a greve da categoria de Hollywood

Abigail Vieira - Editado por Marcela Câmara
O Festival de Cinema de Veneza encerrou a sua 80° edição no último dia 9 de setembro. Considerado termômetro para o Oscar, o evento que acontece todo ano na ilha Lido di Venezia, divulgou em seu último dia a lista de vencedores. O “Leão de Ouro”, principal prêmio do evento, foi entregue para o filme “Pobres Criaturas”, do cineasta grego Yorgos Lanthimos. Estrelado por Emma Stone, o longa, que se passa na Era Vitoriana, conta a história da jovem Bella Baxter (Stone) após ser trazida de volta em um experimento pelo Dr. Godwin Baxter, interpretado por Willem Dafoe

Descrito pelo site The Hollywood Reporter como “uma fantástica fábula feminista”, o filme ainda conta no elenco com Mark Ruffalo (o Hulk do MCU), Margaret Qualley (Maid) e Ramy Youssef (Mr. Robot). O longa estreia no Brasil somente em 1° de fevereiro de 2024.


 
Veja a lista completa de vencedores
 
Leão de Prata - Grande Prêmio do Júri
“O mal não existe”, do diretor japonês Ryusuke Hamaguchi
Leão de Prata - Melhor diretor
Matteo Garrone, pelo filme “lo Capitano”
Melhor Atriz
Cailee Spaeny, por “Priscilla”
Melhor Ator
Peter Sarsgaard, por “Memory”
Melhor Roteiro
Guillermo Calderón e Pablo Larraín, por “O Conde”
Prêmio Especial do Júri
Green Border, de polonesa Agnieszka Holland
Melhor Jovem Ator 
Seydou Sarr, por “lo Capitano”
 
Polêmicas
O Festival de Veneza, que é o mais antigo festival de cinema do mundo, aconteceu durante a greve dos roteiristas e atores de Hollywood, que já duram quatro e dois meses respectivamente. Por conta da greve, membros de ambos sindicatos não podem participar de estreias, coletivas e nem premiações da indústria cinematográfica.

Isso acabou esvaziando os tapetes vermelhos do festival, que geralmente contam com muitas estrelas. Mas, de acordo com o Indiwire, o sindicato dos atores (SAG-AFTRA) fez um acordo provisório permitindo a participação de alguns profissionais de projetos independentes no festival, como a atriz Jessica Chastain

Porém, a greve não foi a polêmica do evento. Entre as diversas estreias que aconteceram, os novos filmes de Woddy Allen, Roman Polanski e Luc Besson tiveram espaço no festival. Eles já foram acusados de abusar sexualmente de várias mulheres, mas os três negam as acusações.

Woddy Allen foi acusado em 1992 de abusar da filha adotiva, Dylan Farrow. O cineasta chegou a ser investigado, mas não teve acusações criminais que levassem a um julgamento. Já Roman Polanski, foi indiciado por uma acusação de ter agredido sexualmente uma menina de 13 anos, ele fugiu dos Estados Unidos para a França na véspera da divulgação de sua sentença. O cineasta também foi acusado de abuso por mais seis mulheres.

Assim como Polanski, Luc Besson foi acusado de agressão sexual e realizar gestos obscenos por várias mulheres, em 2018. Das oito denúncias realizadas, só a acusação da atriz belgo-holandesa Sand Van Roy foi a julgamento. Mas, Besson foi declarado inocente em junho deste ano.

Segundo a BBC Culture, alguns críticos se recusaram a resenhar os filmes dos cineastas. Além disso, durantes a estreia do filme de Allen um pequeno grupo de manifestantes gritavam “sem cultura do estupro”  e “abusadores” perto do tapete vermelho, logo depois eles foram retirados do local.
 
REFERÊNCIAS

ADOROCINEMA. Pobres Criaturas. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2023.

BARDINI, J. Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos, vence o Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023 - veja lista completa. Cinema com Rapadura. Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2023.

Festival de Veneza: o polêmico convite a diretores acusados ​​de agressão sexual. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2023.

LEGRAMANDI, Sabrina. Luc Besson: Diretor Francês é declarado inocente por acusações de estupro. Terra, 2023. Disponível em: <https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/luc-besson-diretor-frances-e-declarado-inocente-por-acusacoes-de-estupro,25421b8f851395d0d1d3175be2cc9c341lv8cnw1.html>. Acesso em: 16 set. 2023.

REDAÇÃO. 45 anos depois, garota molestada aos 13 anos por Roman Polanski defende diretor: “Estou bem”. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2023.

RITMAN, S. R.; ROXBOROUGH, S.; RITMAN, A. Venice: Yorgos Lanthimos’ “Poor Things” Wins Best Film (Full Winners List). Disponível em: . Acesso em: 10 set. 2023.

ROONEY, D. “Poor Things” Review: Emma Stone Is Stupendous as a Reanimated Woman Reinventing Herself in Yorgos Lanthimos’ Fantastical Odyssey. Disponível em: . Acesso em: 15 set. 2023.

ROSENBLOOM, A. Festival de Cinema de Veneza começa na sombra de greve de atores e roteiristas da WGA. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »