Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
16/09/2023 às 23h53min - Atualizada em 16/09/2023 às 23h14min

A série Veronica Mars foi salva pelos fãs, mas será que os telespectadores salvam mesmo séries do cancelamento?

Serviços de streaming renovam séries quando elas geram o triplo ou mais do que foi investido, em um curto período de tempo

Amanda Ramos - Editado por Letícia Nunes
Fonte e Reprodução: Divulgação | Edição: Amanda Ramos


Veronica Mars é uma série de drama criada por Rob Thomas, que estreou em setembro de 2004. A série acompanha a protagonista de mesmo nome e a sua vida na Califórnia, após sua melhor amiga ser assassinada e seu pai perder o posto de xerife por acusar a pessoa errada. Veronica é uma aluna do ensino médio e trabalha na empresa de investigação particular de seu pai; clientes suspeitos, gangues e experiências de quase morte estão no futuro da adolescente. 

Na febre das séries televisivas para adolescentes, Veronica Mars, apesar de não ter tanta audiência, foi um marco histórico. A série foi cancelada na terceira temporada, alvoroçando fãs que se juntaram à petição que o criador da série criou com o intuito de arrecadar recursos para um possível filme.

Incluídos jantares com o elenco, participação no filme como figurante e mais, foram arrecadados US$5,7 milhões, ultrapassando seu objetivo de 2 milhões de dólares. Observando a comoção dos fãs, a Warner Bros decidiu apoiar o filme e financiar o plano de marketing e distribuição. 


Em 2023, depois de tantos cancelamentos de serviços de streaming nos últimos anos, muitas petições para salvar as séries foram criadas por fãs, arrecadando mais de 1.000.000 de assinaturas digitais. Séries como Anne with an E, que conquistou fãs com ótimo roteiro e atuações, The Societyque apesar de ter o interesse do público, foi cancelada após o elenco anunciar sua renovação, mostrando o descaso com a equipe e fãs. 

A série protagonizada por Kristen Bell ganhou um filme financiado por fãs e não suficientemente uma temporada reboot pela Hulu em 2019. Mas por que séries com a aprovação do público não são renovadas e dada uma segunda oportunidade, como aconteceu com Veronica Mars?

Segundo o roteirista e produtor Michael Schur (criador de The Good Place e Brooklyn 99), “a Netflix revolucionou completamente uma indústria de 100 anos. Tudo mudou, e tudo mudou do jeito que eles mudaram”. O conceito da Netflix de disponibilizar uma temporada completa no mesmo dia mudou o jeito que o mundo consome seriados e novelas. 

Em 2017, o CEO da Disney Bob Iger anunciou que retiraria seu catálogo da Netflix e lançaria o próprio serviço de streaming, a Apple e a Amazon também pularam nesse barco que parecia lucrar mais, e foi isso que diminuiu o valor criativo para grandes empresas. 

Investidores começaram a recusar a Netflix, HBO Max, e as mesmas escolheram não dar continuidade para séries em produção pela economia de impostos. “Você pode ter um hit na sua plataforma, mas ela não está fazendo nada para aumentar a sua renda", diz o cineasta Steven Soderbergh em um
artigo da Vulture. Séries estão levando menos tempo para serem produzidas e após o lançamento ganham um hype temporário com um público específico, e isso não é suficiente para plataformas de streaming

“Há uma estratificação estranha em que as séries são para 1% ou 99%”, afirma o autor Andy Greenwald, ou a série do momento é uma obra de arte ou é de gosto duvidoso e não tem nada que o público possa fazer sobre, além de dar popularidade para algo merecedor de tantas horas vistas.

Mike Schur explica que as plataformas prometem bônus de seis números por cada temporada aos showrunners, mas o que eles não esperavam é que eles matassem a série antes de pagarem o bônus, se uma série conseguir ter 20 episódios como anteriormente, é um milagre. As séries adotam o título de limitada pela incerteza de uma renovação das plataformas.

Os roteiristas de séries famosas conseguiam viver confortavelmente entre temporadas por que ganhavam resíduos quando os canais as reprisavam, mas com as séries disponíveis nos catálogos de streaming, os resíduos não são mais necessários. Quando adicionamos o fato de que as séries atualmente tem 10 episódios, o cachê das equipes envolvidas diminuem drasticamente, com o pagamento não sendo equivalente ao trabalho que eles fazem. 

A greve do WGA (Writers Guild of America) está completando quase 6 meses, e agora estão se juntando com a SAG-AFTRA, união de atores. Sets paralisados causando prejuízo para Hollywood e seus funcionários que estão tentando sobreviver esses meses sem pagamento, 2023 é um ano histórico para Hollywood, exigindo que as plataformas de streaming valorize mais os criadores, atores e funcionários envolvidos nas gravações de séries e filmes que fazem parte da vida de muitos telespectadores.



Enquanto os envolvidos não receberem o equivalente a seu trabalho, renovações não são o foco e talvez mais séries sejam canceladas, no tempo em que as plataformas de streaming ditarem a indústria do entretenimento, os telespectadores não terão espaço para serem ouvidos. Apesar da renovação não ser impossível, a série precisa ser muito bem recebida e gerar enorme renda para a plataforma, isso não importa se a série é boa ou não.
 
REFERÊNCIAS:
UOL. Produção do filme “Veronica Mars” arrecada US$5,7 milhões de fãs e já pode começar a ser gravado. 15 de abr. de 2013. Disponível em: < 
https://cinema.uol.com.br/noticias/redacao/2013/04/15/producao-do-filme-veronica-mars-arrecada-us-57-milhoes-de-fas-e-ja-pode-comecar-a-ser-gravado.htm >. Acesso em: 11 de set. de 2023.

BRODNIK, Laura. The frightening power of the Veronica Mars fandom proves it's the most enduring TV show. MammaMia, 20 de jul. de 2019. Disponível em: < 
https://www.mamamia.com.au/veronica-mars-season-four-stan/​ >
. Acesso em: 11 de set. de 2023. 

OBSERVATÓRIO DO CINEMA. Por que tantas séries estão sendo canceladas? Streamings "enganaram todo mundo". O Tempo, 9 de jun. de 2023. Disponível em: < 
https://www.otempo.com.br/entretenimento/filmes-e-series/por-que-tantas-series-estao-sendo-canceladas-streamings-enganaram-todo-mundo-1.2885617 >. Acesso em: 11 de set. de 2023. 

ADALIAN, Josef; BROWN, Lane. The Binge Purge TV's streaming model is broken. It's also not going away. For Hollywood, figuring that out will be a horror show. Vulture, 6 de jun. de 2023. Disponível em: <
https://www.vulture.com/2023/06/streaming-industry-netflix-max-disney-hulu-apple-tv-prime-video-peacock-paramount.html > . Acesso em: 16 de set. de 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »