Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
29/09/2023 às 08h16min - Atualizada em 24/09/2023 às 23h51min

Olivia Rodrigo volta com o álbum "GUTS" para dominar as paradas com seu Pop-Rock moderno

O segundo álbum de estúdio da cantora e compositora estadunidense obteve mais de 60 milhões de reproduções nas primeiras 24 horas debutando no topo dos charts

Isabelle de Paula - Revisado por Beatriz Rabelo
Capa do álbum 'GUTS' de Olivia Rodrigo. (Foto: Reprodução/ Olivia Rodrigo)
No dia 8 de setembro, foi o lançamento do segundo álbum de estúdio da cantora, atriz e compositora Olivia Rodrigo, intitulado como GUTS. O álbum de gênero pop-rock é composto por 12 faixas, e retrata sobre alguns acontecimentos da vida de Rodrigo no último ano, enquanto navegava pelos seus dezenove anos nos desafios que surgiram com a idade e as experiências.
 
O primeiro single da nova era foi “Vampire”, que surpreendeu a todos ao expor um possível relacionamento abusivo vivido pela atriz com um homem mais velho que a fez se perseguida pela imprensa. O triunfo foi eminente por seu assunto polêmico e videoclipe melancólico, com referências ao filme de grande sucesso “Twilight” (Crepúsculo).
 
Já o segundo single “Bad Idea Right?”, foi cheio de referências ao pop e a estética YK2, estilo predominante do final dos anos 90. Olivia canta sobre estar tudo bem (ou não) ter uma recaída com um ex-namorado. Os fãs desconfiaram de que a música tenha sido sobre Joshua Bassett, de um possível relacionamento passado e colega de trabalho em High School Musical: A série: O musical, após eles terem se encontrado na premiere da série em 2022.
 


Capa dos singles "Vampire" e "Bad Idea Right?" respectivamente.
 (Reprodução: @oliviarodrigo - Instagram)


 
Outras canções presentes no disco são: “All American Bitch”“Lacy”“Ballad of a Homeschooled Girl”, “Making the Bed”, “Logical”, “Get Him Back", "Love Is Embarrassing”, “The Grudge”, “Pretty Isn't Pretty” e “Teenage Dream. Nas edições de vinil e deluxe, o álbum conta com 4 faixas extras, sendo elas “Obsessed, Scared Of My Guitar , Stranger e Girl I've Always Been”, totalizando 16 músicas da era GUTS.
O disco possui uma produção instrumental impecável e bem variável, mas vale um destaque especial para a voz de Rodrigo, que consegue refletir todos os seus mix de sentimentos, sejam eles de raiva, tristeza ou confusão só pelo tom cantado em cada faixa.


Sucesso de Olivia Rodrigo
 
No lançamento da primeira música de sua carreira solo, Drivers License”, se tornou um hit global e quebrou uma série de recordes, incluindo o recorde de música mais ouvida no Spotify em 24 horas e de artista mais jovem a debutar seu single de estreia na Billboard Hot 100 diretamente no topo em #1, onde se manteve por 8 semanas consecutivas. O seu primeiro disco, “SOUR”, também foi um grande sucesso que alcançou o topo das paradas internacionais do Spotify, Apple Music e Amazon Music em seu lançamento. Foi um dos álbuns mais vendidos do ano em 2021, além de ser considerado uma das maiores obras do pop-rock atual, renovando o gênero musical completamente.
 
Através desse triunfo, a jovem de apenas 19 anos na época entrou para a lista dos grandes nomes vencedores da premiação do Grammy na sua edição de 2022. A queridinha da América, obteve 7 indicações, e ganhou 3 estatuetas pelas categorias de Artista Revelação, Melhor Performance Pop Solo e Melhor Álbum Pop Vocal. Após todo sucesso de “SOUR”, a expectativa para esse novo álbum foi gigantesca. E Rodrigo retornou ao estúdio com o seu amigo e produtor Daniel Nigro para a produção de mais um sucesso.
 
Um ano “cheio de muita confusão, erros, estranheza e a boa e velha angústia adolescente” - declarou Olivia no boletim informativo sobre o álbum. - (Reprodução: @livieshq -Twitter)
 
Ao ser divulgado, “GUTS” se tornou um dos lançamentos mais aguardados do ano pelos fãs e por toda imprensa. Não foi à toa que nas primeiras 24 horas de lançamento, a cantora já conquistou a segunda maior estreia feminina do Spotify em 2023 com 60 milhões de streams filtrados. Além de obter 90 pontos no site de críticas e reviews, Metacritic.
 
Sobre a inspiração criada para essa nova era, o fenômeno da geração Z, Olivia Rodrigo, declarou que seu novo álbum é sobre crescer e descobrir quem você quer ser no mundo - o que se evidencia no trailer do álbum com toda a estética de jovem problemática que precisa de coragem e uma boa terapia.
 
Trailer de divulgação de "GUTS" (Reprodução: Olivia Rodrigo - Youtube)
 
Aclamada por uma legião de fãs e pela mídia, Olivia Rodrigo prometeu tornar o álbum GUTS um dos maiores lançamentos do ano e dominar as paradas.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »