Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
06/11/2023 às 10h19min - Atualizada em 06/11/2023 às 09h21min

Conheça a história e os sucessos da banda britânica Coldplay

Com uma trajetória repleta de sucessos, o grupo musical possui milhares fãs ao redor do mundo

Ana Lya Costa - Revisado por Paola Pedro
Coldplay. (Foto: @coldplay / Instagram)

A história da banda britânica Coldplay começou a dar seus primeiros passos em 1996, na Universidade de Londres, quando os integrantes Chris Martin e Jonny Buckland formaram a ‘boyband’ chamada Pectoralz. Mais tarde, o baixista Guy Berryman que estudava na mesma faculdade se juntou ao grupo. Com a chegada do terceiro componente, o grupo acabou mudando o nome da banda para Starfish.


O time finalmente ficou completo em 1998 quando Will Champion se juntou a banda como baterista e vocalista de apoio, mesmo não tendo experiência com o instrumento. A banda passou a ter o nome atual quando um amigo de Chris, Tim Crompton, sugeriu a banda o antigo nome do seu grupo “Coldplay” já que o achava “excessivamente depressivo”. Assim, em seus primeiros anos , o grupo gravou e lançou três EPs: Safety em 1998, Brothers & Sisters e The Blue Room em 1999.

Curiosidade: O nome Coldplay vem de um livro de Philip Horky, cujo primeiro poema chamava-se “Child 's Play” e o último, “Cold Reflections”.  
 

Dos primeiros passos aos grandes sucessos

Ao longo de 27 anos, a banda Coldplay conseguiu emplacar diversos hits e fazer parte da vida de várias gerações. Com sucessos mundialmente conhecidos e eternizados, como "Yellow" e "Viva La Vida", o grupo britânico segue se reinventando e se firmando, cada vez mais, nas lembranças dos fãs de carteirinha - e também daqueles que ainda não sabem que são fãs. Confira um pouca da história de canções icônicas do Coldplay:
 

                                             

“Yellow” (2000)

O single “Yellow” faz parte do primeiro álbum da banda, “Parachutes”, lançado em 10 de julho de 2000. Composta pela banda e co-produzida pelo produtor britânico Ken Nelson, a canção se tornou um verdadeiro hit, alcançando 4º lugar no UK Singles Chart. Com inspirações desde a frase de Ken Nelson: “Look at the stars!” até a lista telefônica de páginas amarelas, o single retrata uma história de amor não correspondido vivido pelo vocalista, Chris Martin, e também figura a primeira música da banda a ser lançada no mercado estadunidense.
 

Videoclipe oficial de Yellow, Coldplay. (Reprodução: Youtube).

 

“The Scientist” (2002)

Em seu segundo álbum, “A Rush of Blood to the Head”, lançado em agosto de 2002 a banda apresenta ao público “The Scientist”, uma canção que fala sobre dor e arrependimento. Com uma letra poética e harmonias suaves, a voz de Chris Martin tenta compreender e desfazer erros cometidos em um relacionamento. No ano seguinte ao lançamento da canção, o videoclipe foi premiado em três categorias do MTV Video Music Awards -  Melhor Vídeo Grupal, Melhor Direção e Vídeo Inovador - e ainda foi indicado ao Grammy, em 2004.

Videoclipe oficial de The Scientist, Coldplay. (Reprodução: Youtube).

 

“Fix You” (2005)

A canção “Fix You” se destaca como outro grande fenômeno da banda Coldplay fazendo parte do terceiro álbum de estúdio da banda, intitulado “X&Y”, lançado em junho de 2005. Embora composta por todos os integrantes da banda, a letra da canção traduz os esforços do vocalista, Chris Martin, em confortar sua então namorada, Gwyneth Paltrow, após a morte do pai Bruce Paltrow, em 2002. Numa entrevista à rádio Sirius XM, Paltrow confessou que “a música ajudou com que ela e o irmão conseguissem processar o luto e a perda do pai”.

Videoclipe oficial de Fix You, Coldplay. (Reprodução: Youtube)

 

“Viva La Vida” (2008)

O single “Viva La Vida” faz parte do quarto álbum da banda, “Viva la Vida or Death and All His Friends”, lançado em junho de 2008. Com violinos sobrecarregados e uma letra dramática, o single segue como um dos mais aclamados em toda a história da banda, tendo atingido o topo das paradas musicais do Reino Unido e dos Estados Unidos. a canção também venceu a categoria Canção do Ano, no Grammy Awards de 2004.

Videoclipe oficial de Viva La Vida, Coldplay. (Reprodução: Youtube).

 

 

“Paradise” (2011)

Lançado em setembro de 2011, o single “Paradise” fez parte do quinto álbum de estúdio da banda Coldplay, intitulado “Mylo Xyloto”. Com um videoclipe que conta a história de um elefante em busca de seu lugar de origem - ou seu próprio “paraíso” -, a música se tornou um verdadeiro clássico do grupo.

Videoclipe oficial de Paradise, Coldplay. (Reprodução: Youtube).

 

A Sky Full of Stars” (2014)

Em 2014, a banda Coldplay lançou seu sexto álbum chamado “Ghost Stories” e com ele a música “A Sky full of stars” que teve como parceria o DJ Avicii. Com um videoclipe gravado em meio a multidão nas ruas de Sydney, Austrália, o single acabou conquistando e reconquistou diversos fãs da banda.

Videoclipe oficial de A Sky Full Of Stars, Coldplay. (Reprodução: Youtube)

 

“Hymn For The Weekend” (2016)

O single “Hymn For The Weekend” desenvolvido em parceria com a cantora Beyoncé está contido no sétimo álbum da banda Coldplay, intitulado “A Head Full of Dreams”. Em um single que celebra o poder do amor e um videoclipe repleto de cores, a banda Coldplay continua acumulando sucessos ao redor do mundo, tendo alcançado 1º lugar nas paradas da Croácia, Israel, Letônia e Líbano, além de certificações de platina na Itália e Polônia; de ouro na Suíça; e de prata no Reino Unido.

Video oficial de Hymn For The Weekend. (Reprodução: Coldplay - Youtube).

 

“My Universe” (2021)

O single “My Universe”, lançado em setembro de 2021, é uma das faixas que compõe o nono álbum da banda Coldplay, intitulado “Music of The Spheres”. O single é uma parceria entre a banda britânica e o grupo de K-pop sul-coreano BTS. Com um videoclipe que se passa em um futuro distópico e uma música que mescla inglês e coreano, Coldplay continua atualizando sua lista de sucessos.

Videoclipe oficial de My Universe, Coldplay. (Reprodução: Youtube).


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »