Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
31/08/2019 às 11h54min - Atualizada em 31/08/2019 às 11h54min

5 erros de quem está começando na cozinha

Luana Ramos - Editado por Michelle Ariany
Bruno Duarte Leal, subchef do restaurante do hotel Ramada em Recife - PE

Amamos comer, aquele cheirinho de comida no ar é quase palatável. Quando vemos o prato pronto, uma obra... da qual muitas vezes não imaginamos as etapas que antecede aquilo tudo. Nos deliciamos… "ah, como queria fazer igual. Qual o segredo?" pensamos.

Pois bem, se você está lendo este texto provavelmente quer colocar a mão na massa e começar a se aventurar no universo culinário. Mas antes de começar, é preciso estar atento a algumas coisinhas super importantes que fazem toda diferença, tanto no processo como no resultado final.

Listamos os 5 erros mais comuns que principiantes na cozinha cometem. Para reconhecer onde está errando e saber como corrigí-los o subchefe do Hotel Ramada de Recife - PE, Bruno Duarte esclarece essas dúvidas:

1 - Cuidado com a posição dos dedos na hora de cortar

Parece besteira, mas o cuidado na hora de cortar os alimentos pode evitar acidentes sérios, como cortes nos dedos por exemplo. Dessa forma, você terá mais controle e segurança enquanto segura o alimento e efetua o corte. 

Segure o alimento com os dedos levemente flexionados, de modo que a lâmina da faca não corte mas encoste nas falanges mediais. Assim, você conseguirá ministrar aonde deseja efetuar o corte sem perigo de se cortar.

 
 

2 - Deixar queimar folhas na geladeira 

As folhagens que compramos na feira murcham com muita facilidade, em temperatura ambiente e na geladeira. Um bom jeito de evitar desperdícios é congelar os temperinhos num recipiente ou saquinho de porção. Não perde nada em sabor e você sempre vai ter temperinhos frescos para deixar a comida mais saborosa. Dura até 2 meses no congelador, sem risco de contaminação.

3 - Não seguir as medidas exata da receita 

Nos empolgamos muito na cozinha, e isso faz parte... a realidade é que existe muita criatividade, e pouca técnica!

Meu relato pessoal: incontáveis vezes pratos não deram certo por eu gostar muito de um determinado ingrediente e acabava colocando demais achando que não ia interferir no conjunto da obra "só mais um tiquinho" pensava. Pois bem, esse 'tiquinho' pode solar/embatumar um bolo fácilmente.

Este é um ensinamento da minha vó, melhor cozinheira da vida. "Na primeira vez que estiver fazendo uma receita siga ela direitinho, passo a passo. Dando certo, da segunda vez já pode mudar alguma coisa que ache necessário, mas com cautela, principalmente se for doce.˜

4 - Colocar o azeite pra aquecer junto com a panela 

O azeite serve também para aromatizar o prato, se colocarmos ele pra aquecer junto com a panela, tudo evapora e nada fica na comida, vai tudo pro ar. O correto é aquecer a panela e só colocar o azeite na hora em que for refogar com a frigideira/panela quente.

5 - Errar no sal 

"Não sei o quanto de sal colocar", escuto tanto isso. Diz o subchef do hotel Ramada, Bruno Duarte e comenta que pra não correr risco é bom salgar apenas na finalização do prato "a preparação vai reduzindo e absorvendo os temperos, salgar no final é garantia de que a quantidade de sal vai ta no ponto, sem alteração." 









 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »