Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
17/11/2023 às 00h06min - Atualizada em 16/11/2023 às 23h52min

Luís Diaz marca duas vezes, e Colômbia vence o Brasil pelas Eliminatórias

Equipe de Fernando Diniz chega há três partidas sem vencer e acumula duas derrotas seguidas pela primeira vez no classificatório para Copa

Daniel Godoy - labdicasjornalismo.com
André trava chute de Luís Diaz (Foto; Juan Barreto/AFP)
O Brasil começou bem, mas foi derrotado para a Colômbia por 2x1, em jogo válido pela quinta rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O time Canarinho abriu o placar com Gabriel Martinelli, mas, no segundo tempo, Luís Diaz reverteu a desvantagem para os colombianos. Com este resultado, a Seleção Brasileira cai para a quinta posição, agora com sete pontos. Já a Colômbia está em terceiro, com nove.

A partida foi especial para o atacante Luís Diaz. Além de fazer uma atuação de gala, marcou duas gols e se emocionou na hora de homenagear o pai, que foi libertado de um sequestro.

A Seleção Brasileira até jogou de igual para igual até a primeira metade do segundo tempo, mas depois que o técnico Fernando Diniz tirou Rodrygo, um dos melhores em campo, o time não conseguia mais tocar a bola no sistema defensivo. Dessa forma, os mandantes sufocaram até a virada. Além disso, o Brasil não perdia um jogo de Eliminatórias há oitos anos. Na atual edição, já foi derrotado duas vezes em um mês.

Mesmo envolvido em polêmicas, Neymar ainda é o grande nome da Seleção Brasileira, gostando ou não. Ele foi importante na vitória contra o Peru e no empate contra a Venezuela. Durante a ausência, o Brasil perdeu todos os jogos até aqui. Caso perca para a Argentina, na próxima terça-feira (21), no Marcanã, a crise pode aumentar e clima no estádio ser de protesto ao invés de apoio. Visto que os Hermanos são os atuais campeões do mundo e ainda venceram a Copa América diante da seleção canarinho em 2021. Portanto, os torcedores não querem que o filme seja repetido.

1° TEMPO

Mesmo fora de casa, a Seleção Brasileira tomou a iniciativa no começo do jogo. Logo no primeiro minuto, o lateral Emerson Royal cruzou para Vinícius Júnior cabecear para fora. A postura do Brasil era totalmente diferente dos últimos jogos. Vinícius Júnior recebeu pela esquerda e tocou para o atacante Gabriel Martinelli abrir o placar em Barranchilla. Mesmo como mandante, os colombianos estavam totalmente acuados dentro de campo e não saia da defesa.

Com o placar desfavorável, os donos da casa começaram a entrar no jogo, porém não conseguiam furar a defesa brasileira, pois o atacante Luís Diaz estava muito isolado. O primeiro lance de perigo da Colômbia aconteceu aos 16. Diaz tocou para o volante Uribe e, na finalização, o goleiro Alisson defendeu. Sumido no começo, o craque do Liverpool passou a ser mais perigoso. O atacante bateu cruzado e colocou o arqueiro do Brasil para trabalhar. Aos 25, Vinícius Júnior se lesionou e foi substituído por João Pedro.

Após fazer um começo de primeiro tempo avassalador, a equipe brasileira caiu drasticamente na partida. Os colombianos passaram a dominar o meio de campo. Dessa forma,  o empate parecia questão de tempo e só não aconteceu ainda na primeira etapa porque Alisson estava em uma noite inspirada e os atacantes erravam o alvo.


2° TEMPO

Os cinco primeiros minutos foram totalmente equilibrados, com ambos os times buscando manter a bola no ataque. Qualquer erro técnico seria fatal. Aos oito, Raphinha cortou para o meio, e o goleiro Camilo Vargas defendeu. Após cobrança de escanteio, João Pedro cabeceou para fora. O Brasil chegou novamente aos 22. Rodrygo deu um belo passe para Raphinha, que finalizou para fora.

Colômbia mais uma vez começava a responder. Luís Diaz finalizou na parte de fora da rede. Momentos depois, após cruzamento na área, o craque colombiano deixou tudo igual no placar. Na comemoração homenageou o seu pai, que se libertou de um sequestro. O técnico Fernado Diniz precisava substituições, pois como perdeu o meio de campo, poderia tomar a virada e foi exatamente isso que aconteceu.

Após cruzamento de James Rodríguez, o camisa sete marcou o segundo dele no jogo. Com as mudanças feitas na parte final do segundo tempo, o Brasil tentava pressionar, porém não teve êxito.


PRÓXIMOS JOGOS

O Brasil enfrenta a Argentina na próxima terça-feira (21), às 21h30, no Maracanã. A Colômbia joga no mesmo dia, às 20h (Brasília) contra o Paraguai.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »