Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/12/2023 às 13h38min - Atualizada em 03/12/2023 às 13h38min

Games | O que faz os jogos de terror serem assustadores?

Seja no Halloween ou não, muitas pessoas gostam de jogos de terror mas o que os torna tão atraentes?

Pietra Rennhack - Editado por Letícia Nunes
Fonte: Playstation | Reprodução: Google


Jogos de terror são muito conhecidos por seus ambientes escuros, barulhos assustadores ou monstros enormes. Mas, nem sempre é assim, vários jogos tem como vilão pessoas e não monstros.
 
Esses tipos de jogos, assim como os filmes, tem como objetivo assustar o público com jumpscares ou ambientes assustadores, mas se for comparar, os jogos podem dar mais medo que qualquer filme. Tem vários motivos para isso acontecer, por estarmos na pele do personagem, pelo fato de não podermos pular alguma parte, pelo ambiente ou sons, entre outros. Mas o que faz esses jogos serem tão assustadores? Grande parte deles utiliza truques para assustar os jogadores, tanto que viraram características desse tipo de jogo, aqui são alguns deles:
 
Ambientação
 
O fato de estarmos mais imersos em um jogo do que um filme já deixa as coisas um pouco assustadoras, porque quando a pessoa sente que Jump Scare ou algo do tipo, podemos simplesmente dar um pause ou cobrir os olhos até passar mas nos jogos, nós controlamos os personagens, se ficarmos parados, não acontece nada. Fazer com que o jogador se sinta dentro do jogo, passando por essas experiências ajuda a criar esse sentimento de apreensão, de perigo que não temos em um jogo de aventura. 
 
Os gráficos são importantes, seja dos monstros ou do ambiente em que o jogo acontece, como no caso do Resident Evil 7: Biohazard, que grande parte acontece numa casa escura e extremamente realista, ou dos infectados do jogo The Last Of Us, que possuem uma aparência não tão realista mas os sons deles são mais assustadores.
 
Sons ambiente de passos, respirações mais altas, objetos sendo arrastados ou até gritos, esses são os mais comuns em jogos de sobrevivência, onde os inimigos podem vir de qualquer lugar a qualquer hora. No caso do The Last Of Us, os mais conhecidos e temidos pelos jogadores são os grunhidos dos Estaladores, já que eles geralmente ficam em lugares escuros, o único sinal deles é o seu som.
 
 
Desconhecido
 
Como vários sites e vídeos dizem: "O medo mora na imaginação", por isso que o desconhecido geralmente consegue ser mais assustador que uma horda de zumbis. Como por exemplo, uma cena bem clássica de jogos de terror é o personagem passar por um corredor escuro com várias portas, o som dos passos e talvez alguns barulhos que não conseguimos identificar, como não sabemos quando alguma coisa vai acontecer, nossa imaginação acaba criando os piores cenários possíveis. 
 
Além disso, tem os vilões, onde coisas que não conhecemos ou não existem no nosso mundo acabam nos deixando com mais medo do que se fossem pessoas. Monstros de outras dimensões, zumbis, pessoas que passaram por experimentos, são personagens clássicos desse tipo de jogo porque naturalmente temos medo de coisas que não entendemos.
 
Alguns personagens dos jogos são: Laura (The Evil Within), Nemesis (Resident Evil 3 Remake), Rei dos Ratos (The Last of Us 2), Pyramid Head (Silent Hill 2), Bebê Gigante (Resident Evil Village) e Eveline (Resident Evil 7: Biohazard)
 
Sustos
 
Os famosos Jumpscares podem ser bem feitos ou só colocados para parecer mais assustador, dito isso, não é apenas jogos de terror que utilizam essa tática, como na primeira aparição do Morcego Humano em Batman: Arkham Knight. A ideia é simples, o jogador está distraído com uma missão, ou o jogo fica mais silencioso e, do nada, aparece alguma coisa que te ataca ou só grita na sua cara. Esses sustos são tão usados nesse tipo de conteúdo que muitos não joga pois não gostam de se assustar desse jeito, talvez seja usado demais e tenha uma fama ruim mas ainda é um elemento clássico de jogos ou filmes de terror. Vários jogos gostam de utilizar isso, um exemplo é o Resident Evil Revelations 2, onde tem vários momentos de Jumpscares, principalmente com as personagens Claire e Moira quando estão tentando escapar da prisão. 
 
Mas porque gostamos de jogos de terror?
 
Existem vários psicólogos e especialistas no assunto que tem opiniões diferentes sobre os motivos de gostarmos de sentir medo, seja no cinema ou nos jogos. Por exemplo, Margee Kerr diz que a atração por esse tipo de conteúdo pode ser por uma mistura de emoções como a descarga de adrenalina, enfrentar nossos medos. Outros dizem que é uma distração, que quando nós vemos algo assustador, nosso corpo fica em estado de alerta e nos esquecemos do resto. Vários pontos de vista sobre esse assunto, mas nenhum diz que o medo que sentimos consumindo esse conteúdo é algo ruim, várias pessoas amam ser assustadas mas outros odeiam, é tudo uma questão de gosto.

 
REFERÊNCIAS:
GARCIA, T. O que torna jogos de terror realmente assustadores?. Jovem Nerd, 2023. Disponível em: < https://meups.com.br/especiais/o-que-torna-jogos-de-terror-assustadores/#google_vignette >. Acesso em: 2 dez. 2023.
IZIDRO, B. Dá medo fazer um jogo de terror?. Red Bull, 2017. Disponível em: < https://www.redbull.com/br-pt/da-medo-fazer-um-jogo-de-terror >. Acesso em: 2 dez. 2023.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »