Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/12/2023 às 16h06min - Atualizada em 03/12/2023 às 15h59min

Filmes de Super-Heróis cansaram ?

José Castro - Editado por Marcela Câmara
Nos últimos anos nos acostumamos a ter no cinema várias estreias de filmes sobre super-heróis, às vezes dois filmes com estreia marcada na mesma semana. E com uma média de 10 filmes do gênero por ano, algo que não era comum. Tínhamos um hiato muito grande de uma lançamento para outro, de anos no caso. E toda vez que se tinha o rumor de uma nova produção, havia uma grande manifestação dos fãs.  

O que ajudou a mudar esse cenário foi a assenção da Marvel Studios, que implementou o modelo de mais de um filme por ano, que conectava um ao outro. Com o passar do tempo e o sucesso de bilheterias, e a criação do streming Disney Plus. Começaram também a produzir séries desse universo, ou seja, agora temos cerca de 5 ou 6 produções por ano. Com os filmes da DC Filmes, que também começaram a fazer seus filmes conectados, por que antes só lançava filmes esporadicamente, as produções se totalizaram em 10 ou 12 por ano. 

O que trouxe essa discussão primeiramente foi a queda da empolgação do público, a empolgação e perspectiva do público como falado antes, era grande e com o tempo foi caindo, justamente pela quantidade. Parou de ser um evento, ou algo aguardado, virou como se fosse um filme comum, como filme de comédia ou de romance. E o segundo fator foi a queda brusca na bilheteria dos filmes, que antes era muito alto. Falando especialmente dos lançamentos desse ano, somente a animação “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”, e “Guardiões da Galáxia Vol.3”, bateram uma boa bilheteria. As outras produções foram um fracasso em relação a números. 



Quantumania” terceiro filme do Homem-Formiga, teve a pior bilheteria da trilogia. Com uma bilheteria de $473 milhões de dólares mundialmente, que para os padrões dos filmes do estúdio é um número baixo. E “As Marvels”, mias recente lançamento do MCU, teve $47 milhões de dólares de bilheteria. O que irritou até as atrizes do filme, quando questionadas sobre a recepção do público. Brie Larson (Capitã Marvel), disse ao ser entrevistada, “O que você quer que eu fale da Capitã Marvel?”. E com a insistência do repórter, ela completa “O filme está aí”. E Iman Velani (Miss Marvel), disse, “A bilheteria não tem nada haver comigo. E estou feliz com o produto final, e as pessoas com quem me importo gostaram do filme”, respondeu a jovem atriz.

Isso falando de Marvel, que está há anos com seus projeto e tem vários filmes em seu universo conjunto. Agora quando falamos da DC, que tem grandes sucessos de bilheteria com filmes separados, mas que ainda não conseguiu o êxito esperado com seu universo compartilhado. O cenário é ainda pior, as três produções do estúdio em 2023 foram completos fracassos de bilheteria e crítica. Shazam – A Fúria dos Deuses, The Flash e Besouro Azul. Começando pela sequência de Shazam, o filme arrecadou $113,4 milhões de dólares ao redor do mundo e com isso teve a menor arrecadação do DCEU.
 


Já o filme que teoricamente seria o solo do Flash, mas que conta com duas versões do Batman, e com a Super Girl. Teve $268 milhões , para um investimento de 220 milhões,  e um marketing de $115 milhões de dólares.  E esse ao me ver é o que chama mais atenção, por contar com dois heróis muito famosos como Batman e Flash. E mesmo assim não teve o sucesso esperado. 

E por último Besouro Azul, herói pouco conhecido do público geral, mas que conta com um ator em ascensão, Xolo Mariduenã (Cobra Kai) e com a ilustre atriz brasileira Bruna Marquezine. Nem com esse elenco bastante jovem e conhecido conseguiu salvar o longa de ser mais um fracasso, $129,3 milhões de dólares no mundo. Vale lembrar que quando o filme foi aos cinemas, acontecia a greve dos roteiristas e atores. O que prejudicou a divulgação do filme. Aqui no Brasil o apresentador Luciano Hulk fez um pedido para as pessoas assistirem o filme, em seu programa. Vale lembrar que ainda há um filme da DC que será lançado esse ano Aquaman 2
 


Segundo o youtuber Miguel Lokia, os filmes de heróis estão voltando somente para o público nerd. “Nas HQs também aconteceu isso. No final dos anos 90, quadrinhos virou algo muito popular e todo mundo lia. Mas com o tempo essa onda passou, e voltou a ser conversa só nos grupinhos nerd”. E completa, “O cara ou a mina que assistia o desenho dos X-Men e sonhava em ver isso nas telonas e hoje pode ver, vai continuar assistindo tudo relacionado às heróis. Mas quem só assistia pra falar no Twitter que assistiu vai parar, por como toda moda essa estar passando”. 

Para mim o que pode fazer boas bilheterias e agradar a maioria do público, são filmes esporádicos como os do Homem-Aranha, e do Batman de Robson Partison. E possivelmente os novos filmes do Universo compartilhado da DC, que terão novo comando por James Gunn. Em relação às séries, ao meu ver, as produções que não pertencem nem a DC e nem a Marvel, tendem a fazer mais sucesso, como é o caso de The Boys e Invencível

 

REFERÊNCIAS

VIDAL Felipe ,  "O público cansou de filmes de super-herois ?"  .  Blog Minha Série. - Disponível https://www.tecmundo.com.br/minha-serie/262833-publico-cansou-filmes-super-herois.htm

ZULITA André  ,  "Marvel e DC : O público cansou de filmes de heróis ? "  . UOL.Com - Disponível https://tangerina.uol.com.br/filmes-series/marvel-dc-filmes-herois-analise/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »