Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
07/12/2023 às 20h45min - Atualizada em 04/12/2023 às 13h43min

MPB: Conheça a história e importância da Música Popular Brasileira

Saiba como o gênero se tornou símbolo de luta e resistência no Brasil

Camila Silva - Revisado por Malu Figueiredo
Chico Buarque é um dos principais artistas da MPB. Foto: Reprodução/Blog Linhaça Atômica.

A Música Popular Brasileira, conhecida como MPB, teve seu início na década de 60 e foi responsável por consagrar grandes artistas da música, como Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque e Milton Nascimento. O estilo musical teria sido criado após o enfraquecimento da bossa nova, o ritmo musical, inicialmente chamado de múcia popular moderna - MPM -, que misturava samba, jazz, bossa nova e outros estilos.. O termo foi utilizado para diferenciar as canções populares da bossa nova e destacar a inovação musical.

No entanto, o nome foi alterado para o que conhecemos hoje, devido a várias influencias. Dentre elas, estão as críticas de que o termo não representava adequadamente a música brasileira, sendo considerado algo genérico que poderia se aplicável a qualquer música considerada popular e moderna. Além disso, o grupo MPB4, que surgiu nesse mesmo período, também contribuiu para essa nova denominação. A MPB, na época, ganhou o apelido de "música da universidade" devido ao seu público, majoritariamente composto por intelectuais e estudantes.

O marco inicial desse estilo foi em 1965, com a canção "Arrastão". Escrita por Vinícius De Morais e Edu Lobo, interpretada por Elis Regina, a música consagrou o gênero ao vencer o primeiro festival de música popular brasileira. Posteriormente, surgiram outras músicas do gênero, como "Pedro Pedreiro" e “A banda” de Chico Buarque, além de "Disparada", interpretada por Jair Rodrigues. Essas músicas marcaram o fim da bossa nova e o início da MPB.

 

Elis Regina cantando " arrastão" no primeiro festival de musica popular brasileira. Reprodução: Arquivo Elis Regina/YouTube


O surgimento desse gênero musical coincidiu com o período da ditadura militar, uma fase do Brasil marcada por intensa repressão política e censura. Dentro desse contexto, muitas composições passaram a criticar a falta de liberdade, violência e repressão política, características marcantes desse período. Os festivais de música, especialmente os realizados pela TV Excelsior, foram responsáveis por revelar a MPB ao mundo. Esses concursos ocorreram entre 1965 e 1969 e tiveram um papel fundamental na promoção da liberdade de expressão na época. Contudo, em 1968, o governo promulgou o Ato Institucional Número 5 (AI-5), que estabeleceu a censura a diversas formas de manifestação cultural, incluindo livros, músicas, teatro e cinema. Isso provocou uma série de protestos contra o regime, resultando, infelizmente, no término dos Festivais de Canções. Muitos artistas e músicas deixaram de ser divulgados devido à sua natureza crítica em relação ao regime que estava em vigor.

A censura, imposta após o golpe de 64, teve grande impacto nas expressões artísticas da época, levando os artistas a criticarem o governo de maneira metafórica e velada para evitar de sofrer com perseguições, prisões ou até mesmo o exílio. Músicas como "Apesar de Você”, de Chico Buarque; Cálice", de Milton Nascimento e Chico Buarque; e "Pra Dizer que Não Falei das Flores", de Geraldo Vandré, se destacaram como testemunhos artísticos de resistência. Essas canções transmitiam mensagens de descontentamento e oposição, mesmo que de forma disfarçada, contra a ditadura.


"Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores" é uma crítica à violência e à censura da ditadura. Reprodução: gabrielmendesskate/YouTube.

 
A Música Popular Brasileira teve um papel importante na preservação e na valorização da cultura brasileira. Expandindo a música do país para o mundo, ela trouxe engajamento e resistência social, inspirando outros movimentos e artistas. A influência do gênero se estendeu a diversos movimentos, entre eles, a Jovem Guarda e a Tropicália. A Jovem Guarda, com seu estilo mais voltado para o rock e músicas dançantes, apresentou versões brasileiras de sucessos internacionais. Os principais expoentes desse tipo de música foram Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos.  Já a Tropicália misturava elementos da MPB com música estrangeira, como rock e pop, porém com um estilo mais leve e menos crítico socialmente. Os principais artistas desse estilo foram Caetano Veloso, Gal costa, Gilberto Gil e o grupo Os Mutantes.

A MPB, é uma parte essencial da identidade do Brasil, trazendo diversidade, poesia e crítica social. O estilo, que combina diversos gêneros musicais, expressou, por meio da música, o pensamento de uma geração inteira. As composições refletem a história ao longo do tempo, contribuindo para que as gerações futuras não se distanciem dos acontecimentos e saibam desse período turbulento da história do Brasil. Ela pode servir como fonte de inspiração e educação, incentivando os jovens a manterem consciência do passado e a contribuírem com um posicionamento crítico em relação ao seu país. A MPB não apenas traz representatividade brasileira, mas também carrega consigo uma riqueza cultural, destacando a importância de termos posicionamento e lutarmos por uma sociedade justa.
 
 
 
 
 
 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »