Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
10/12/2023 às 12h31min - Atualizada em 10/12/2023 às 12h26min

3 séries brasileiras para assistir ainda em 2023: cativando públicos com narrativas e direções talentosas

Felipe Neves - revidado por Joyce Oliveira
Montagem | Gshow | Adoro Cinema | X.com - Reprodução: TV Globo
O universo das séries brasileiras vivencia uma ascensão notável nos últimos anos, e 2023 não é exceção. Com tramas envolventes e direções talentosas, algumas produções merecem destaque especial, prometendo cativar o público ao longo do ano. Vejam três séries que se destacam não apenas por suas tramas instigantes, mas também pela qualidade de produção que as torna imperdíveis.
 
“A Vida Pela Frente” — A Sensibilidade de Leandra Leal na Criação
 
Iniciamos nossa jornada pelo mundo das séries brasileiras com “A Vida Pela Frente”, uma produção do Globoplay criada pela talentosa Leandra Leal com Rita Toledo e Carol Benjamin. A série, inspirada na adolescência da própria Leal e de suas amigas, mergulha nas complexidades da juventude e nas relações que moldam nossas vidas.


Jaffar Bambirra, Nina Tomsic e Flora Camolese em 'A Vida Pela Frente'

Jaffar Bambirra, Nina Tomsic e Flora Camolese em 'A Vida Pela Frente'

Foto: Globoplay


A trama se desenrola durante a festa de formatura de um grupo de amigos do ensino médio em 1999. A celebração é abruptamente interrompida pela trágica morte de Beta, desencadeando uma série de eventos que afetam profundamente Cadé, Marina, Vicente e JP, alunos de um colégio na zona sul carioca. Além disso, a entrada de Liz, uma jovem tímida e enigmática, adiciona uma reviravolta inesperada às dinâmicas do grupo. O último ano letivo se torna um turbilhão emocional, marcado por mudanças irreversíveis.
 
A narrativa, conforme revelou Leandra em entrevistas recentes, promete tocar o espectador com sua sensibilidade e autenticidade. Ao explorar temas universais, a série se posiciona como uma experiência intimista que conecta o público às próprias jornadas pessoais.
 
“Os Outros” — Surpreendendo e Provocando Reflexões
 
Outra joia da produção nacional que merece atenção é “Os Outros”, uma série original do Globoplay que se revelou uma das maiores surpresas do ano, segundo a opinião popular. Criada e escrita por Lucas Paraizo com colaboração de Fernanda Torres, Flavio Araujo, Pedro Riguetti, Bárbara Duvivier, Thiago Dottori e Bruno Ribeiro, tem sua trama intrigante que explora personagens invisíveis na sociedade, a série tem conquistado espectadores e críticos.


'Os Outros': a família de Cibele, Amâncio e Marcinho

'Os Outros': a família de Cibele, Amâncio e Marcinho

Foto: Paulo Belote/Globo


A série narra o confronto entre os casais vizinhos Wando (Milhem Cortaz) e Mila (Maeve Jinkings), e Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino), desencadeado por uma disputa entre seus filhos, Rogerio (Paulo Mendes) e Marcinho (Antonio Haddad). As consequências surpreendentes desse conflito criam situações absurdas. Enquanto isso, Sérgio (Eduardo Sterblitch), um homem habilidoso em passar despercebido, se infiltra nos grupos sociais com carisma e sedução, aproveitando-se da briga entre os casais vizinhos para obter vantagens, mesmo que sua atenção para com a filha, Lorraine, seja limitada. Com a 1ª temporada disponível no Globoplay, a 2ª temporada foi confirmada no CCXP 2023, e chega ao streaming no segundo semestre de 2024.
 
Em entrevista ao Extra Globo, a equipe de produção destaca como a série consegue atrair e, ao mesmo tempo, inquietar os espectadores. “Os Outros” surge como uma obra que transcende as fronteiras da ficção, oferecendo uma visão impactante da realidade que muitas vezes preferimos ignorar.
 
“Segunda Chamada” — Educação e Realidade Brasileira em Foco
 
Encerramos nossa lista com “Segunda Chamada”, uma série da Globo que se destaca ao abordar a realidade da educação no país. Ambientada em uma escola de jovens e adultos, a trama discute as dificuldades enfrentadas no sistema educacional brasileiro.


Lúcia, personagem de Debora Bloch em 'Segunda Chamada' vai lutar contra o fechamento do EJA da escola

Lúcia, personagem de Debora Bloch em 'Segunda Chamada' vai lutar contra o fechamento do EJA da escola

Foto: Globo / Fábio Rocha


Depois de um período afastada, Lúcia (Debora Bloch) retorna à Escola Estadual Carolina Maria de Jesus para lecionar na turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Encarando o desafio de ajudar alunos com histórias difíceis a se formarem, ela conta com o apoio dos professores Jaci, Marco, Eliete e Sônia.
 
Com duas temporadas no Globoplay, “Segunda Chamada” destaca-se por sua abordagem autêntica e personagens cativantes que refletem as lutas diárias dos educadores e alunos. Ao mergulhar nas complexidades do sistema educacional brasileiro, a série convida o público a refletir sobre as transformações necessárias para construir um futuro mais promissor.
 
Refletindo o Brasil nas Telas: Séries que Vão Além do Entretenimento em 2023
 
Em 2023, o cenário das séries brasileiras continua a surpreender, oferecendo narrativas envolventes que exploram a diversidade e as peculiaridades da sociedade. “A Vida Pela Frente”, “Os Outros” e “Segunda Chamada” destacam-se não apenas por suas tramas cativantes, mas também pela habilidade de suas equipes em trazer à tela histórias que ressoam com o público, consolidando assim a relevância do Brasil no cenário global de produções televisivas. Estas séries não são apenas entretenimento; são reflexões e convites à empatia, elementos essenciais para uma experiência televisiva enriquecedora em 2023.
 
Leia também: Emocionante e harmônica: ‘Vicky e a Musa’ resgata MPB no audiovisual

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »