Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
03/01/2024 às 12h13min - Atualizada em 02/01/2024 às 15h51min

Vasco fecha a compra do zagueiro João Vitor, do Benfica

Jogador é o primeiro reforço do cruzmaltino para 2024

Claudio Salles Jr - labdicasjornalismo.com
Foto: Reprodução/Vasco
O Vasco concluiu a  negociação pela compra do zagueiro João Victor, revelado pelo Corinthians e hoje no Benfica. O defensor, de 25 anos, se configurou como  a primeira contratação do clube carioca para a temporada 2024. Nesse ano, o Cruzmaltino busca mudar os rumos de desempenho em comparação com a temporada passada. O jogador vai assinar contrato de cinco anos com o clube. As cifras giram em torno de aproximadamente oito milhões de euros, o que corresponde a seis milhões (32 milhões na cotação atual) fixos e dois milhões em possíveis metas previstas em cláusulas contratuais. O pagamento será efetuado em três vezes, sendo essas parcelas previamente definidas e divididas de forma igualitária e espalhadas durante todo o período em que durar o vínculo do atleta com o Vasco.

Desde a chegada do diretor de futebol, Alexandre Mattos, famoso por realizar inúmeras contratações pelos clubes onde passa, ao Vasco, o jogador é a primeira negociação concretizada sob a chancela do dirigente. Mattos, que conduziu as conversas com o clube português, em nome do Cruzmaltino, e o diretor-executivo do Benfica, Rui Pedro Braz, em parceria com o agente do jogador, Paulo Pitombeira, chegaram a um acordo de um vínculo definitivo com o passe do jogador que agora é do clube carioca. A magnitude do dinheiro investido na contratação foi vista internamente como uma demonstração de força do Gigante da Colina no mercado para a próxima temporada e para a reestruturação do clube tanto dentro das quatro linhas como administrativamente.
 
João Victor, que também estava na mira do Botafogo, outro clube empresa, que também tentava a contratação do atleta, só que por empréstimo. O Vasco, no entanto, venceu a concorrência mostrando força nas negociações muito por conta da atuação de Alexandre Mattos no mercado, quando entrou no negócio, uma vez que fez a oferta de compra definitiva dos direitos econômicos do atleta junto do gigante do futebol português, que era, desde o início, a intenção dos Encarnados.

Atleta revelado na base do Corinthians, João Victor foi emprestado ao Atlético-GO na temporada de 2020, quando subiu à equipe profissional do Timão, time em que ficou por uma temporada completa, acumulou experiência dentro da primeira divisão do futebol nacional e teve desempenho surpreendente na Série A. 

O bom desempenho chamou atenção do Benfica, de Portugal, que pagou oito milhões de euros (R$ 44 milhões na cotação da época) por 55% dos direitos do defensor que pertenciam ao Timão e, em 2024, o atleta sairá desvalorizado, mas ainda assim, um valor considerado fora da realidade da maioria dos clubes no futebol brasileiro investido pelo clube da Colina. No futebol português, contudo, o atleta pouco teve oportunidades de atuar - foram apenas cinco jogos pelos Encarnados em toda a passagem pela liga de Portugal, além de vários problemas de adaptação ao futebol europeu. Por fim, o atleta tem o perfil ideal que a SAF vascaína, liderada pela 777 partners, busca: jovem, com potencial de revenda e capaz de render esportivamente ao clube com títulos e conquistas dentro dos gramados pelo Vasco da Gama.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »