Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2024 às 00h46min - Atualizada em 21/01/2024 às 23h59min

"Parachutes": primeiro álbum do Coldplay faz história há quase 24 anos

Ana Lya Costa - Revisado por Paola Pedro
Banda Coldplay em início de carreira. (Foto: Divulgação/Warner Music).

Parachutes. Esse é o nome do primeiro álbum da banda britânica Coldplay, que foi lançado em 10 de julho de 2000.

Em busca de autenticidade, o álbum de estreia do grupo musical formado por Chris Martin, Guy Berryman, Will Champion e Jonny Buckland , começou a ser produzido no final de 1999 em uma coprodução entre a banda britânica e o produtor musical Ken Nelson. Com laços de parceria e liberdade criativa, a construção do álbum
“Parachutes” se destacou pela excelente recepção que teve em seu ano de lançamento, ocupando a posição de número 1 no Reino Unido e alcançando a 51° posição na Billboard 200 nos Estados Unidos, mostrando que bons frutos seriam colhidos através dos mais de seis meses de produção.

 

Com sucessos que tocam até hoje e verdadeiros fenômenos musicais como “Shiver” e “Yellow”, o álbum é composto por 10 faixas que unem o peso de letras poéticas e instrumentais que se destacam em suas canções e despertam sentimentos e emoções através de uma perspectiva única e com experiências individuais.
 

Presente no último EP da banda, o “The Blue Room”de 1999, a faixa “Don’t Panic” abre o álbum de estreia do grupo musical. Com vocais mais melancólicos, a música se torna envolvente, além de promover ritmo e gostinho de "quero mais" ao fim da faixa. Sua letra associada ao videoclipe direciona a uma interpretação mais literal de um grande desastre, mas os versos também podem nos levar a compreender que, mesmo em frente às adversidades, ainda vivemos em um mundo bonito, e, apesar de não podermos fugir dos momentos difíceis, conseguimos encontrar apoio para seguir em frente.
 

“Shiver” é o primeiro single do disco e já buscou evidenciar a vibe memorável que se poderia esperar da banda Coldplay. Sucesso desde o lançamento, a canção apresenta uma letra que destaca a angústia de não ter o seu amor correspondido e até mesmo das mudanças que são feitas pela pessoa amada. A música se torna completa através da entrega musical e da beleza dos vocais de Chris Martin são evidenciados ao longo da canção.  


A música “Spies” convida a cada um a construir suas próprias reflexões através de sua letra. Com ponderações acerca das angústias e dos medos que muitas vezes se tornam espiões em nossas vidas e diante deles sempre procuramos um escape, a música nos questiona: “How do you live as a fugitive?” [Como você vive como fugitivo?, em tradução livre]. Já canção “Sparks” traz o amor em um tom de desabafo. Além de incentivar reflexões diversas, a faixa ainda questiona como foram nossos relacionamentos passados, como estão os presentes e como serão os futuros e tudo isso embalado por um instrumental fantástico. 

 

De amor para amor, seguimos para o sucesso mundial e certamente uma das canções mais conhecidas em toda a história da banda, “Yellow”. Com um início inconfundível e um instrumental que nos envolve do início ao fim da música, “Yellow” representa o amor em sua forma mais genuína acompanhada de um tom poético que nitidamente explicam o sucesso da canção. Até mesmo as inspirações que motivaram a criação da música, como a noite estrelada e as páginas amarelas da lista telefônica, transmitem as boas energias contidas no megahit da banda britânica.    


 

Culpa por palavras ditas e ações que deixaram marca, “Trouble”, um dos grandes sucessos da banda, se destaca pelo tom de arrependimento e a perspectiva de ficar preso em meio aos problemas causados. Em “Parachutes”, faixa que tem o mesmo nome do álbum, destaca-se um acústico envolvente e a voz inconfundível de Chris Martin em apenas 47 segundos de promessa e sintonia.   

 

Com uma canção que também pertencia ao EP “The Blue Room” de 1999, “High Speed” se destaca como a oitava faixa do álbum. A música promove reflexões, entre elas, reflexões sobre as bolhas em que vivemos e com isso, pode questionar: "Viver dentro de uma bolha te desafia? Te faz crescer? Ou só te deixa confortável? Confiança em você, é confiança em mim, é confiança em alta velocidade". Em “We never change”, reflexões sobre a vida são apresentadas, perspectivas talvez de uma vida ideal embalados por um ritmo que envolve, algo recorrente nas músicas desse álbum, e ajudam na reflexão proposta pela letra.

 

A última faixa do álbum, intitulada “Everything’s not lost” nos leva novamente ao sentimento de esperança ou até mesmo conversa com a mensagem de "Don’t Panic' já que espera-se e acredita-se que nem tudo esteja perdido. E quase no final, a canção estendida “Life is for living” encanta e encerra com muita beleza o primeiro álbum do Coldplay.

 

Visibilidade a uma banda em início de carreira
Com músicas que se tornaram atemporais e memoráveis,
Coldplay mostrou ao mundo que não seria apenas mais uma banda da época. “Parachutes” iniciou com o pé direito a história da banda destacando personalidade e autenticidade e mostrando, a partir daquele momento, que um novo fenômeno havia surgido e chamava-se Coldplay.      


                                                                                       Álbum Parachutes. (Reprodução: Spotify/Coldplay).

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »