Lab Dicas Jornalismo Publicidade 728x90
22/01/2024 às 19h02min - Atualizada em 22/01/2024 às 13h29min

O que aconteceu no festival Woodstock?

O lendário Woodstock começou em 15 de agosto de 1969 para durar três dias, mas se tornou um símbolo duradouro de uma geração.

Caroline Dantas - Revisado por Danielle Carvalho
(Foto: Reprodução/Pinterest).
O objetivo do festival era de ser o epicentro da música progressiva, contracultura e propagação da paz. Com isso, no dia 15 de agosto de 1969 iniciava-se o memorável festival Woodstock.

Conduzido no verão de 1969 em uma propriedade dedicada à criação de gado leiteiro em uma pequena cidade no estado de Nova York, recebeu entre 400 mil e 600 mil pessoas, o acontecimento continua a ser tema de intensas discussões quanto ao seu significado na história tanto dos Estados Unidos quanto globalmente. Ninguém, especialmente os jovens organizadores, previa que o Festival de Woodstock se transformaria em um símbolo geracional e do movimento hippie. Sua mensagem idealista de paz e amor buscava contrapor uma década marcada por protestos violentos e assassinatos, com a Guerra do Vietnã como pano de fundo.

O planejamento 
Organizado pelos promotores John Roberts, Joel Rosenman, Michael Lang e Artie Kornfeld, todos na época com 20 anos de idade. Buscavam capitalizar o sucesso de eventos semelhantes que começavam a ganhar destaque nos EUA e na Europa, como o Festival Pop de Monterey, realizado em 1967, que apresentou no palco artistas e bandas renomadas como Simon and Garfunkel, The Who e Jimi Hendrix.

Os organizadores idealizaram o evento para acomodar 200 mil pessoas, e mesmo após a venda de 186 mil ingressos antecipados, comercializados por cerca de US$ 18 cada (equivalente a aproximadamente US$ 120 nos valores atuais), não imaginavam que a participação seria significativamente maior.

Essa expectativa já representava uma ambição muito maior em comparação a eventos anteriores. Por exemplo, o Festival de Monterey teve uma audiência consideravelmente menor, com mil e 10 mil pessoas presentes na arena dos shows.

Surpreendentemente, estima-se que cerca de 500 mil pessoas compareceram à área do Festival de Woodstock, localizado em uma fazenda de laticínios na cidade de Bethel, a 70 quilômetros a sudoeste de Woodstock.

O grande volume de participantes acabou transformando Woodstock, inicialmente concebido como um empreendimento lucrativo, em um evento gratuito. Para se ter uma noção da magnitude dessa multidão, o local do festival temporariamente se tornou a terceira "cidade" mais populosa do Estado de Nova York. Woodstock ficou famoso principalmente devido ao documentário oficial filmado durante o festival.

Michael Wadleigh dirigiu o documentário, editado por uma equipe que incluía Martin Scorsese, que depois se tornaria um grande nome em Hollywood. O filme acabou se tornando um dos cinco maiores sucessos de bilheteria nos cinemas americanos em 1970.


Além disso, ganhou o Oscar de melhor documentário no ano seguinte.

 Atrações

No início, aconteceu um mega congestionamento a caminho da fazenda em Bethel, Nova York, no primeiro dia do evento, o que resultou em alguns atrasos para diversas atrações. Richie Havens deu início ao festival, seguido por Swami Satchidananda e o lendário Ravi Shankar, que representou a riqueza da cultura indiana.

Contudo, Shankar teve que interromper sua apresentação devido a um contratempo adicional: uma tempestade que transformou o local em um imenso lamaçal, quase se tornando um parque de diversões improvisado para a galera. Depois que a situação foi controlada, o segundo dia apresentou mais artistas renomados.

The Who e Creedence Clearwater Revival arrasaram durante a noite, proporcionando shows completos que empolgaram tanto o público quanto os artistas.

Entretanto, dois jovens artistas solo se destacaram: o guitarrista Carlos Santana, com apenas 22 anos, e a incrível cantora Janis Joplin, que, aos 26 anos, protagonizou uma apresentação marcante antes de nos deixar no ano seguinte, vítima de overdose.

No encerramento do terceiro dia, tivemos um espetáculo memorável. Jimi Hendrix subiu ao palco com sua banda, Gypsy Sun and Rainbows, empunhando sua icônica guitarra Stratocaster branca, interpretando o hino nacional americano de maneira psicodélica, encerrando com chave de ouro as 32 performances que ocorreram em um único palco durante o festival.


Movimento Paz e Amor 

Em 1969, os Estados Unidos estavam passando por um momento de divisão, sabe? A galera estava sentindo uma forte insatisfação devido à Guerra do Vietnã e aos problemas raciais que eclodiram em 125 cidades no ano anterior, após a trágica morte de Martin Luther King.

Mesmo com um clima de nervosismo entre os organizadores e as autoridades devido ao espaço de Woodstock estar completamente lotado, o festival manteve uma atmosfera muito tranquila.

Foram registradas três mortes durante o evento - duas por overdose de drogas e uma em que um rapaz, que estava dormindo, foi atropelado por um trator em um campo de feno nas proximidades.


Sequência fracassada

 O Woodstock 99, aguardado nacionalmente e amplamente coberto pela mídia, atraiu uma impressionante multidão de 400 mil pessoas, transmitido pela MTV. No entanto, problemas decorreram de más decisões organizacionais. O festival ocorreu no verão norte-americano em uma base aérea, com altas temperaturas e falta de estrutura. Distâncias enormes entre os palcos principais, escassez de banheiros e preços exorbitantes de alimentos e água contribuíram para o desconforto.

Apesar de uma escalação musical impressionante, incluindo bandas lendárias como Limp Bizkit, Megadeth e Red Hot Chili Peppers, o evento ficou marcado por atos de violência. Relatos de vandalismo, violência sexual e incêndios, especialmente durante apresentações do Limp Bizkit e KoRn, revelaram um ambiente tenso. Durante o show dos Red Hot Chili Peppers, velas distribuídas para criar uma atmosfera de vigília resultaram em incêndios provocados pelo público, destruindo trailers, um ônibus e banheiros.

Em meio aos incidentes, a morte de David DeRosia foi confirmada. Ele passou mal durante o show do Metallica, sendo levado à tenda médica com temperatura corporal extremamente elevada. Apesar dos esforços, DeRosia não resistiu, falecendo de hipertermia associada a problemas cardíacos e obesidade. O Woodstock 99, inicialmente esperado como um marco musical, tornou-se tristemente conhecido pelos eventos violentos e falhas organizacionais que marcaram sua realização.

 

O legado 

Apesar de todos os milhares de problemas envolvendo o festival, Woodstock de 1969 deixou um legado na música, aqueles jovens músicos que ali se apresentaram naquele verão chuvoso se tornaram lendas da música jamais esquecidos até os dias de hoje, sua coragem e talento inspiraram e ainda inspiram artistas do mundo inteiro de diversas gerações e estilos diferentes.




 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »